Don Draper já teve mais de 80 clientes
De Chevrolet à cidade do Rio de Janeiro, lista de marcas atendidas pela agência de Mad Men tem só oito empresas fictícias
De Chevrolet à cidade do Rio de Janeiro, lista de marcas atendidas pela agência de Mad Men tem só oito empresas fictícias
Meio & Mensagem
29 de abril de 2014 - 12h33
O site FiveThrtyEight, da ESPN, fez um balanço do que aconteceu com todos os clientes da Sterling, Cooper & Partners, a agência fictícia onde se passa o seriado Mad Men. O levantamento aponta quais empresas ainda estão ativas, quais faliram e quais são fruto da ficção, criadas exclusivamente para a história.
No total, em suas seis temporadas – até o início da sétima e última, que a AMC começou a transmitir há duas semanas –, a agência teve 83 clientes. Destes, somente oito são fictícios, como a empresa de cosméticos Belle Jolie ou a fabricante de ração canina Caldecott. O site só não conseguiu detectar ao certo as origens de uma empresa, a seguradora Alpine Real State, que apareceu na terceira temporada.
Ainda estão ativas no mundo real 64 empresas, ou 77% de todos os clientes que apareceram em Mad Men. Faliram, foram compradas ou descontinuadas 12 empresas, contando a Patio Cola, que se tornou a Diet Pepsi, e a campanha presidencial de Richard Nixon em 1960, que ele perdeu para John F. Kennedy.
O autor do estudo, Walt Hickey, explica que só listou as empresas que efetivamente assinaram contrato com Don Draper e seus associados. A Honda, por exemplo, não estão na pesquisa. Em compensação, figuram marcas ainda ativas como Kodak, Heineken, Cadbury, Pampers, Chevrolet, Avon e Sheraton.
Inclui ainda uma campanha turística realizada na terceira temporada cujo cliente é a cidade do Rio de Janeiro, listada no site como “ainda existente”. Ainda bem.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King