Assinar

Don Draper já teve mais de 80 clientes

Buscar

Don Draper já teve mais de 80 clientes

Buscar
Publicidade
Mídia

Don Draper já teve mais de 80 clientes

De Chevrolet à cidade do Rio de Janeiro, lista de marcas atendidas pela agência de Mad Men tem só oito empresas fictícias


29 de abril de 2014 - 12h33

O site FiveThrtyEight, da ESPN, fez um balanço do que aconteceu com todos os clientes da Sterling, Cooper & Partners, a agência fictícia onde se passa o seriado Mad Men. O levantamento aponta quais empresas ainda estão ativas, quais faliram e quais são fruto da ficção, criadas exclusivamente para a história.

No total, em suas seis temporadas – até o início da sétima e última, que a AMC começou a transmitir há duas semanas –, a agência teve 83 clientes. Destes, somente oito são fictícios, como a empresa de cosméticos Belle Jolie ou a fabricante de ração canina Caldecott. O site só não conseguiu detectar ao certo as origens de uma empresa, a seguradora Alpine Real State, que apareceu na terceira temporada.

Ainda estão ativas no mundo real 64 empresas, ou 77% de todos os clientes que apareceram em Mad Men. Faliram, foram compradas ou descontinuadas 12 empresas, contando a Patio Cola, que se tornou a Diet Pepsi, e a campanha presidencial de Richard Nixon em 1960, que ele perdeu para John F. Kennedy.

O autor do estudo, Walt Hickey, explica que só listou as empresas que efetivamente assinaram contrato com Don Draper e seus associados. A Honda, por exemplo, não estão na pesquisa. Em compensação, figuram marcas ainda ativas como Kodak, Heineken, Cadbury, Pampers, Chevrolet, Avon e Sheraton.

Inclui ainda uma campanha turística realizada na terceira temporada cujo cliente é a cidade do Rio de Janeiro, listada no site como “ainda existente”. Ainda bem.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também