Assinar

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Buscar

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Buscar
Publicidade
Mídia

Eletromidia compra ativos da Clear Channel no Brasil por R$ 80 milhões

Maior empresa de mídia OOH do País, controlada pela Globo, adquire operação brasileira da companhia norte-americana e antecipa atuação no mobiliário urbano do Rio de Janeiro


7 de maio de 2025 - 7h37

Eletromidia diz que aquisição da Clear Channel é complementar à sua atuação nas áreas de peças em ruas e mobiliário urbano

A Eletromidia, maior empresa de mídia out of home (OOH) do País, controlada pela Globo, comprou os ativos da Clear Channel no Brasil por aproximadamente R$ 80 milhões (US$ 14 milhões).

Segundo a empresa, a aquisição é complementar à sua atuação nas áreas de peças em ruas e mobiliário urbano, como abrigos de ônibus e relógios eletrônicos. “Vemos essa aquisição como um movimento estratégico que complementa nossa atuação pelo Brasil. A operação da Clear Channel se soma de forma coerente ao nosso ecossistema e reforça nosso propósito de transformar as cidades por meio de soluções que geram impacto real na vida das pessoas”, diz, em comunicado, o CEO da Eletromidia, Alexandre Guerrero.

Esse deve ser o último grande negócio realizado pela Eletromidia ainda seguindo as regras de empresas de capital aberto. Após leilão realizado no dia 28 de abril, a Globo passou a deter mais de 99% do capital da Eletromidia, que, assim, irá se retirar do pregão da B3.

Até a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Eletromidia e Clear Channel manterão atuações independentes.

Aquisição antecipa entrada no mobiliário do Rio

Atualmente, entre os ativos administrados pela Clear Channel está o mobiliário urbano do Rio de Janeiro, que divide com a JCDecaux. Entretanto, a empresa perdeu essa posição justamente para a Eletromidia, principal vencedora da licitação realizada no ano passado, cujos contratos passam a vigorar em 2027, com vigência de 20 anos. Ou seja, agora, com a aquisição da operação brasileira da Clear Channel, a Eletromidia antecipa sua entrada no mobiliário do Rio.

A Clear Channel atua no mercado brasileiro há mais de 25 anos e está presente também em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Campinas e, no ano passado, ampliou sua presença para Brasília, Fernando de Noronha, Vitória, Vila Velha e Caxias do Sul.

Clear Channel deixa a América Latina e a Europa

“Este acordo para vender nossos negócios no Brasil é mais um marco em nossa meta de otimizar nosso portfólio e focar no crescimento dos segmentos América e Aeroportos”, disse Scott Wells, CEO da Clear Channel Outdoor Holdings, Inc. “Após a conclusão desta transação, teremos alienado todos os nossos negócios na América Latina”, acrescentou.

Como parte desse movimento de desinvestimento, a Clear Channel também vendeu, no início do ano, sua operação no nortre da Europa, para a empresa alemã Bauer Media, por US$ 625 milhões. O negócio inclui ativos em 12 países, sendo o Reino Unido o principal mercado. Em 2023, a empresa já havia vendido duas operações na França para a Equinox Industries. Atualmente, negocia, ainda, sua saída da Espanha.

Inicialmente, a empresa colocou à venda toda a sua operação na América Latina, que incluía ativos no Brasil, México, Chile e Peru. Entretanto, não conseguiu vender todas as operações em um pacote único.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Viva se torna Globoplay Novelas, com programação 100% dedicada ao gênero

    Viva se torna Globoplay Novelas, com programação 100% dedicada ao gênero

    Canal terá mais quatro faixas com produções originais e clássicos da Globo e internautas poderão escolher parte da programação

  • Caras entra na área do fast channel em parceria com a Samsung

    Caras entra na área do fast channel em parceria com a Samsung

    Lançamento acontece em parceria com a AD Digital e acontecerá primeiro nos televisores da marca