Assinar

Facebook: amizade é o que importa

Buscar
Publicidade
Mídia

Facebook: amizade é o que importa

Ao criar área especial, hashtag e vídeo para ressaltar valor dos amigos, a rede estabelece uma marca para comemorar seu 11º aniversário


4 de fevereiro de 2015 - 5h45

wraps

A amizade foi o tema escolhido pelo Facebook para celebrar seus 11 anos, comemorados nesta quarta-feira, 4. E o tom foi dado por Mark Zuckerberg, o CEO da empresa, que escreveu em seu perfil que o dia não é para celebrar o aniversário e sim a amizade. Para ele, isso pode até soar simples, mas o fato é que não somos ensinados com frequência a valorizar os amigos.

"Nossas amizades fazem o mundo funcionar. Nós rimos, choramos e aprendemos com os amigos. Comemos, fazemos compras e trabalhamos com os amigos. E quando a gente luta por algo em que acreditamos e mudamos o mundo, nós fazemos isso com os amigos também", observou Zuckerberg. O fundador do Facebook destacou ainda que amizade é o que dá sentido à vida. Para a mídia social, isso é mais do que uma ideia legal ou uma mensagem fofa para compartilhar. "Como fazemos nossa parte nessa jornada para conectar o mundo, é importante lembrarmos de celebrar o que está na raiz de tudo: a amizade". Junto com a mensagem foi lançada a hashtag em inglês #friendsday.

Vale salientar que, na era da mídia social, as recomendações de amigos se transformaram em objeto do desejo para diversas marcas. A manutenção e o crescimento dessas relações de amizade são, portanto, um fabuloso motor para o negócio das redes.

O Facebook divulgou ainda dados que ressaltam o peso da amizade para a evolução da plataforma, que atingiu 1,4 bilhão de usuários, segundo seu relatório anual divulgado recentemente (leia aqui mais detalhes sobre o balanço, que revelou também que o lucro da empresa praticamente dobrou em 2014 comparado ao exercício anterior). De acordo com a rede, a distância cumulativa entre cada amigo no Facebook é de 73 trilhões de quilômetros. Isso significa dez mil vezes a distância entre Terra e Plutão. Ou 1,8 milhão de voltas em torno do planeta. 

Outra estratégia adotada pelo Facebook para salientar que amizade é o que importa foi criar um ranking de cidades conectadas que, embora distantes (10 mil quilômetros de separação), têm números de conexões superiores à média global. A “parceria” mais amiga, nesse sentido, é entre Sydney e Londres. Em segundo lugar, Glendale (Califórnia) e Erevan (Armênia). Ao olhar para os usuários, a rede identificou os amigos que estão mais distantes um do outro. São dois colegas de Newcastle upon Tyne (Inglaterra), que moram a mais de 20 mil quilômetros de distância: um em Wanganui, na Nova Zelândia, e outro em Talavera de la Reina, na Espanha.

Além disso, o Facebook desenvolveu um espaço especial, que chamou de Friendship Around The World, com esses dados e algumas histórias, que também podem ser acessadas na página Facebook Stories. Quem quiser compartilhar relatos sobre como estabeleceu certas amizades pode escrever nesses espaços.

Um vídeo também foi feito para celebrar os amigos. Veja abaixo.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também