Assinar

FICI: 10 anos de cinema infantil

Buscar
Publicidade
Mídia

FICI: 10 anos de cinema infantil

Festival começa nesta sexta-feira, 24, no Rio, com 100 filmes de 24 países; Oi patrocina o evento que depois irá a outras capitais do país


24 de agosto de 2012 - 10h32

De um começo tímido, com 15 filmes de nove países, o Festival Internacional do Cinema Infantil – FICI – firmou-se como um grande evento audiovisual voltado para as crianças. A décima edição começa nesta sexta-feira, 24, no Rio de Janeiro e Niterói, com a exibição de 100 filmes de 24 países ao longo dos dois próximos finais de semana. O evento conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, BNDES, Petrobras, Cinemark, Riofilme e Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Até novembro, ele percorrerá algumas das principais capitais do país.

“O sucesso do festival é a prova de que o cinema infantojuvenil é economicamente viável e tem um enorme potencial para crescer ainda mais. Temos um público gigantesco de 20 milhões de crianças e somente 20% deste total vão ao cinema. É importante este trabalho de formação de plateia para aumentar esta base. Todos os anos fazemos parcerias com escolas públicas e projetos sociais para levar crianças ao cinema, a maioria pela primeira vez”, explica Carla Camurati, que dirige o evento ao lado de Carla Esmeralda.

Em uma década de realização, o festival acumula a exibição de 450 filmes, alcançando um público total superior a 1,2 milhão de espectadores. A edição deste ano conta com produções nacionais e de países como India, Alemanha, Dinamarca e Croácia, entre outros. Serão exibidos curtas, médias e longa-metragens nos cinemas da rede Cinemark. O evento inclui ainda mostras especiais, oficinas e debates.

Um dos destaques do festival será o 4º Fórum Pensar a Infância, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Oi Futuro em Ipanema, no Rio. O painel de abertura abordará as políticas públicas para o audiovisual infanto-juvenil. Entre os debatedores estarão o presidente da Riofilme Sérgio Sá Leitão, o diretor da Ancine Glauber Piva e o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente.

Este ano, o Fórum promove ainda o Workshop Brasil Holanda, em parceria com o Centro de Cultura Brasil & Holanda e o Dutch Film Fund. Profissionais do cinema holandês darão consultoria a realizadores brasileiros que tiveram projetos pré-selecionados para o evento.

Durante o FICI também será realizado o Prêmio Brasil do Cinema Infantil, que está em sua quinta edição e este ano terá 137 filmes competindo. “É surpreendente a quantidade de filmes. Este é um indicador incontestável do desenvolvimento real do gênero e do surgimento de uma nova geração de cineastas, provando que é possível fazer cinema para crianças no Brasil, ao contrário do que se falava há alguns anos”, diz Carla Esmeralda. O prêmio, que tem como objetivo estimular a produção de filmes nacionais, exibirá curtas-metragens voltados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas e premiará os melhores curtas de ficção e animação.

Após a passagem pelo Rio e Niterói, o evento será realizado em São Paulo, Campinas e Santos, entre os dias 21 a 30 de setembro. Chega a Natal, entre 5 e 14 de outubro, seguindo no mesmo mês para Aracaju e Salvador. O FICI termina em novembro, com exibições em Brasília e Belo Horizonte.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também