Geração prateada: pessoas 55+ usam redes sociais com frequência
Pesquisa da Toluna aponta que público mais maduro vem adotando hábitos de consumo de conteúdo similares aos de faixas etárias mais jovens
Geração prateada: pessoas 55+ usam redes sociais com frequência
BuscarGeração prateada: pessoas 55+ usam redes sociais com frequência
BuscarPesquisa da Toluna aponta que público mais maduro vem adotando hábitos de consumo de conteúdo similares aos de faixas etárias mais jovens
Meio & Mensagem
18 de maio de 2023 - 6h00
O uso de redes sociais por parte da chamada geração prateada – forma pela qual vendo tratado o público com mais de 55 anos – é similar aos dos mais jovens em termo de frequência e conexão.
Um estudo realizado pela Toluna apontou que 89% dos entrevistados com mais de 55 anos de idade costumam acessar as redes sociais de forma regular, ao menos três vezes por semana. Esse é praticamente o mesmo percentual de uso (88%) apontado pelas pessoas que tem entre 18 e 54 anos.
Esse é um dos insights do estudo que a empresa apresentará durante o Toluna Insights Meeting, que será realizado no próximo dia 23, em São Paulo, para debater as oportunidades de consumo e de conexões com o público mais maduro.
Os dados da pesquisa, antecipados ao Meio & Mensagem, indicam que a chamada “geração prateada”, têm adotado hábitos de consumo e estilo de vida mais modernos.
Do grupo de pessoas entrevistadas, 34% garantem que estão prontas para experimentar algo novo em suas vidas enquanto 29% gostam de acompanhar lançamentos.
Entre as redes sociais preferidas desse grupo, o Facebook lidera, sendo a plataforma citada por 53%. Já 39% disseram que acessam com frequência o Instagram.
Uma parcela importante desse grupo 55+ também declarou que gosta de acompanhar seus ídolos pelas redes sociais: 36% deles seguem pelo menos algum perfil de celebridade, em alguma plataforma digital, par acompanhar seu trabalho. Entre as pessoas com idade inferior a 54 anos, também foram 36% o total de entrevistados que declararam seguir alguma personalidade famosa nas redes sociais.
A população mais madura também vem apresentando novos hábitos de consumo de conteúdo: apenas 7% dos consumidores 55+ leem jornais impressos diariamente e 42% admitiram que preferem acessar notícias pela internet, ao menos uma vez ao dia. Entre esse público mais velho, 35% dizem que nunca leem jornais impressos.
A pesquisa também mapeou o interesse dessas pessoas por temas sociais e ambientais. Entre a geração prateada, 35% se dizem conscientes a respeito do impacto que causam no planeta e 20% disseram que estão dispostos a investir mais em marcas e produtos que sejam mais sustentáveis.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital