Mídia

Globo prepara sucessão de Amauri Soares à frente da TV

Executivo indicou que Leonora Bardini, promovida recentemente a diretora-executiva do Canal TV Globo, deve assumir a operação da TV Aberta

i 16 de julho de 2025 - 17h34

Amauri Soares Globo

Amauri Soares indicou que prepara Leonora Bardini para sucedê-lo na diretoria da TV Globo (Crédito: Manoela Mello/Globo)

Diretor da TV Globo e também diretor-geral dos Estúdios Globo, o executivo Amauri Soares vem se preparando para, em algum tempo, permanecer à frente somente dos Estúdios Globo, que responde pela geração de conteúdo que abastece todo o conglomerado de mídia.

Em comunicado enviado à reportagem, a Comunicação da Globo declarou que, em reunião realizada com as equipes dos Estúdios Globo na manhã desta quarta-feira, 16, Amauri Soares falou sobre o processo de sucessão que está estruturado na empresa.

Segundo o texto divulgado pela Globo, Soares, durante a reunião, lembrou que sempre encarou como provisória a dupla função (como diretor da TV Globo e dos Estúdios Globo) e sinalizou que o caminho para sua sucessão à frente da operação da TV aberta já está desenhado.

O diretor deve passar o bastão da diretoria da TV Globo a Leonora Bardini, que em março deste ano foi promovida ao inédito cargo de diretora-executiva do Canal TV Globo, respondendo diretamente a Soares.

Às equipes dos Estúdios Globo, Amauri teria chamado a atenção para a recente promoção da executiva, destacando sua “carreira sólida, consistente, natural e transparente”, para, em algum momento, sucedê-lo na diretoria da TV Globo.

Leonora tem uma trajetória de mais uma década da TV Globo, tendo passado por diferentes funções. Ingressou em 2014, como trainee e, ao longo desses anos, foi supervisora de programação, gerente sênior de curadoria, diretora de curadoria e gestão de direitos, diretora de programação da rede e diretora de programação e marketing.

A Globo não informou, contudo, quando a sucessão deverá acontecer.

Amauri Soares assumiu o comando da TV Globo em 2020, após ter trilhado uma longa trajetória na casa, tendo liderado o Jornalismo e, posteriormente, a programação.

Há dois anos, acumulou a direção dos Estúdios Globo, respondendo por toda a produção e estratégia de conteúdo que abastece a TV aberta, canais pagos e Globoplay.

Em entrevista concedida ao Meio & Mensagem em abril, no mês de comemoração dos 60 anos da TV Globo, Soares comentou sobre o desafio de atuação multiplataforma da Globo. Na visão de Amauri, o fato de ter diversas janelas para abastecer (TV aberta, canais pagos e streaming), representa mais oportunidades.

“É uma tremenda oportunidade porque, ao mesmo tempo em que possibilita levar o conteúdo para outras pessoas, em outros momentos, também cria a oportunidade de produção de conteúdo específico. O Globoplay, eventualmente, encomenda dos Estúdios Globo um tipo de série diferente da que será feita para a TV Globo e isso enriquece muito as possibilidades dos criadores”, comentou.

O executivo também falou sobre a missão de falar com a sociedade de forma ampla. “Não trabalhamos para segmentos, para grupos específicos. Criamos conteúdo que mobilize e seja relevante ao conjunto da sociedade e, para seguir fazendo isso, é importante que a gente aperfeiçoe e aprofunde a nossa conexão com a sociedade, para entender o que nos une e não o que nos separa”, pontuou.