Há vida (e lucros) após Harry Potter
Franquia impulsionou as receitas da Time Warner; após o término, Batman e outros filmes devem ganhar atenção
Franquia impulsionou as receitas da Time Warner; após o término, Batman e outros filmes devem ganhar atenção
Meio & Mensagem
3 de novembro de 2011 - 9h51
A franquia Harry Pottter, realmente, conseguiu fazer mágica dentro da Time Warner. O balanço do terceiro trimestre da companhia comprova que o sucesso do último filme da saga do bruxo conseguiu quebrar novos recordes financeiros e impulsionar ainda mais os ganhos do conglomerado de mídia (que é detentor dos estúdios Warner Bros, da HBO e da Time Inc.).
Nos meses de julho, agosto e setembro, o lucro líquido da Time Warner cresceu 57%, subindo de US$ 522 milhões (registrados no mesmo período do ano passado) para US$ 822 milhões. A receita da companhia também saltou 11%, chegando a US$ 7,07 bilhões. Somente em bilheteria, o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (o último da saga) rendeu US$ 1,330 bilhões, em todo o mundo e se tornou a terceira maior bilheteria de cinema de todos os tempos. Com o filme, a receita total da Warner Bros. no trimestre subiu 19%, somando US$ 3,3 bilhões.
Mas não foi somente a turma de Harry Potter que impulsionou os números da Time Warner. A demanda de publicidade nas redes de TV e os novos acordos de distribuição digital – como o recente acordo firmado com a Netflix – também colaboraram para o faturamento da companhia.
Apesar disso, é inegável o peso que os oito filmes da franquia Harry Potter tiveram no histórico financeiro do conglomerado. Os episódios da saga conseguiram, juntos, obter uma receita de US$ 12,1 bilhões em vendas de DVDs na última década.
De agora em diante, com a história de Harry Potter encerrada, a Time Warner deverá apostar em outras fontes de renda. Franquias como Batman, por exemplo, são vistas dentro da companhia como uma boa oportunidade de ótimo desempenho em bilheterias e em vendas de DVDs.
Os dois primeiros filmes da franquia Batman lançados pela Warner Bros. conseguiram uma receita de 1,380 bilhão nos cinemas. O terceiro filme da saga, cujo título original é Batman – The Dark Knight Rises, está programado para ser lançado nos cinemas de todo o mundo em 20 de julho de 2012.
Com informações do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King