IAB: 71% das empresas aumentarão investimento em DOOH
Pesquisa conduzida pelo IAB Brasil com Galaxies revela que o digital out-of-home representa até 10% do orçamento em mídia
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Meio & Mensagem
26 de maio de 2025 - 6h00
O IAB Brasil, em parceria com a startup de tecnologia em pesquisas Galaxies, mapeou os usos que as empresas fazem da mídia digital out-of-home (DOOH). A pesquisa indica que 34% das empresas destinam menos de 5% da sua verba de mídia para o DOOH. Outras 31% investem mais, entre 5 e 10% do orçamento. Em 19% das empresas, DOOH representa mais de 20% da verba. Cerca de 17% investem de 10 a 20%.
Maioria das empresas investe em DOOH para aumentar visibilidade das marcas (Crédito: Miha Creative/Shutterstock)
O share da mídia deve aumentar nos próximos meses: 71% dos entrevistados afirmaram que irão aumentar seus investimentos em DOOH. Cerca de 28% querem manter o volume investido atualmente e 2% irão reduzir o montante destinado ao meio.
A maioria das empresas (53%) prefere comprar mídia via programática garantida, por conta da previsibilidade, melhor retorno sobre o investimento e capacidade de mensuração. As demais empresas preferem leilão aberto (27%) por valorizar inovação tecnológica e flexibilidade e programática não garantida (20%) por conta do tempo de execução e da verba destinada ao DOOH. Para esses últimos modelos, os entrevistados acreditam que é necessário uma maior capacidade técnica.
A capacidade técnica é um dos desafios citados pelos profissionais em relação ao DOOH. Cerca de 91% deles acreditam que é necessário capacitar profissionais para mensuração de resultado, integração de canais e planejamento estratégico.
Outros desafios envolvem a falta de métricas padronizadas (43%), integração limitada com outros canais (31%), custos elevados (30%), inventário restrito (28%) e plataformas programáticas pouco intuitivas.
O levantamento mapeou os principais usos do DOOH. O principal deles é aumentar visibilidade das marcas, resposta dada por 68% das empresas. Outra motivação relevante é a promoção de produtos e serviços (39%). Por fim, 14% das empresas apostam no DOOH para gerar conversão direta.
Apenas 7% das empresas usam o DOOH como canal exclusivo para sua comunicação. A grande maioria (70%), faz uso do meio de forma integrada a mídias digitais e 41% o faz em conjunto com mídia tradicional.
O IAB Brasil e a Galaxies entrevistaram 133 pessoas de mídia, planejamento, marketing, comunicação e criação. As empresas usaram inteligência artificial para criar personas sintéticas para representar os diferentes participantes.
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