iG relembra 15 anos de vida na web
Portal prepara vídeos para resgatar suas campanhas e a evolução de sua trajetória na internet brasileira
Portal prepara vídeos para resgatar suas campanhas e a evolução de sua trajetória na internet brasileira
Meio & Mensagem
9 de janeiro de 2015 - 4h13
Há 15 anos, o ator Thiago Lacerda aparecia em um comercial de TV, induzindo os espectadores a responder uma questão: se o acesso à televisão era gratuito, porque, então, as pessoas ainda tinham de pagar para utilizar a internet? Essa foi a abordagem escolhida pelo iG, para se apresentar ao público brasileiro.
O portal, que debuta nesta sexta-feira, 9, vivenciou diferentes fases da evolução da internet no País. No início, tinha como diferencial mostrar-se como um provedor gratuito para os brasileiros. De acordo com o iG, no primeiro mês de seu lançamento, 500 mil pessoas se cadastraram no portal.
Entre os produtos de destaque da trajetória do iG estão o Último Segundo, considerado um dos primeiros canais de notícias em tempo real na web. O portal também investiu na transmissão ao vivo de grandes eventos, como o carnaval de Salvador e os desfiles da São Paulo Fashion Week.
Nos últimos anos, o portal reformulou algumas vezes, sua estrutura de jornalismo. Diversas parcerias com blogs e sites famosos foram, por muito tempo, uma área importante para o portal que, nos últimos anos, passou a apostar mais em conteúdo segmentado, com áreas bem direcionadas para variados públicos.
Em abril de 2012, após ter passado por um período de instabilidades financeiras, o portal foi comprado pelo grupo português Ongoing – que, no Brasil, possui como sócia minoritária a empresa Ejesa. A proposta dos portugueses superou as feitas pelo Yahoo, Grupo RBS e Editora Abril, que também haviam manifestado interesse pelo portal. Após a negociação, houve uma reestruturação dos profissionais e do conteúdo do portal.
Recentemente, o portal também fez inovações nos modelos de comercialização de publicidade. O iG foi um dos primeiros veículos do Brasil a utilizar métricas diferentes para a cobrança de anúncios em seu inventário, considerando o tempo de visualização dos leitores. Desde agosto do ano passado, a área comercial do iG é comandada por Maurício Palermo, que havia trabalhado no portal entre os anos de 2000 e 2003.
O iG preparou um vídeo para celebrar os 15 anos de história, no qual relembra algumas de suas campanhas e recebe os parabéns de algumas personalidades. Veja:
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King