Ipsos mapeia hábitos online
Instituto apresenta os primeiros resultados do IGM Online, que traz novos dados sobre o consumo de internet e a utilização de cada tela
Instituto apresenta os primeiros resultados do IGM Online, que traz novos dados sobre o consumo de internet e a utilização de cada tela
Bárbara Sacchitiello
5 de fevereiro de 2014 - 2h49
A fim de levar às agências e aos anunciantes uma visão mais completa acerca do comportamento e perfil de consumo dos usuários de internet e de mídia online do Brasil, a Ipsos Media CT ampliou seu Estudo Geral de Meios (EGM), montando uma outra base para mapear apenas a maneira como os brasileiros consomem tecnologia e de que forma os vários devices são úteis em seu cotidiano.
Chamada de EGM Online, a pesquisa, que foi realizada ao longo do ano passado, teve seus primeiros resultados apresentados nesta quarta-feira, 5, pela diretoria do Ipsos. Ainda considerada um piloto do estudo, essa primeira conclusão já será utilizada pelo Instituto para ampliar a base de dados disponibilizadas aos assinantes. “A ideia é ajudar as agências e veículos a direcionar uma comunicação mais eficiente ao público”, afirma Diego Oliveira, diretor de conta da Ipsos Media CT.
Os resultados iniciais comprovam a massificação do uso da internet no Brasil. O instituto entrevistou cerca de 700 pessoas, com bastante familiaridade com o meio e residentes em todas as regiões do Brasil, e detectou que 87% delas utilizam a web diariamente. O uso simultâneo de devices também chamou a atenção do Ipsos Media: 52% dos entrevistados se conectam à internet por smartphones, 27% por tablets, 31% aproveitam os vídeos games para utilizarem a internet e 24% já fazem uso das TVs conectadas.
Outro assunto explorado pelo EGM Online foi a finalidade dada para a web. Para 92% dos entrevistados, a internet serve primordialmente para se comunicar com as outras pessoas. Quase o mesmo percentual também apontou a informação como uma das funções prioritárias da tecnologia. O Entretenimento (sobretudo o consumo de vídeos e de músicas) foi citado por 87% dos entrevistados.
Ampliação da base
Na mesma apresentação, o Ipsos também informou o mercado sobre a expansão da base de pesquisas para 2014. Os dados coletados pelo Instituto irão abranger 22 mercados do País. Até o ano passado, eram 13 as regiões utilizadas para os estudos de consumo e mercado. Segundo o diretor Diego Oliveira, as diferentes áreas do Estado de São Paulo (litoral, Oeste, Centro-Leste) e algumas capitais nordestinas, como João Pessoa (PB) e Maceió (AL), irão possibilitar uma compreensão mais ampla da diversidade dos hábitos e estilos de consumo no País.
Com a ampliação da base, o Instituto conseguirá mapear um universo de 80 milhões de brasileiros que, por critérios de representatividade, correspondem a 90% do mercado consumidor do Brasil.
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