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Leitores de jornais em queda no Reino Unido

Retração entre os dominicais se deve ao fim do News of The World, cujos leitores não foram totalmente absorvidos


24 de fevereiro de 2012 - 1h49

O mercado leitor de jornais no Reino Unido sofreu uma queda da estimativa de leitores entre os anos de 2010 e 2011. Dos jornais diários de circulação nacional, o número de leitores caiu 3,57%. A maior queda, no entanto, ocorreu entre os títulos dominicais: 26,65%, ou seja, mais de um em cada quatro britânicos deixaram de ler jornais aos domingos. Os números são da National Readership Survey (NRS), divulgados ao mercado nesta sexta-feira, dia 24. A NRS trabalha com estimativa de leitores e é um dos indicadores utilizados para verificar o mercado de jornais e revistas no Reino Unido (leia os relatórios detalhados aqui). O fim do News of The World, título da News International, de Rupert Murdoch, sob acusação de escutas ilegais, contribuiu para a queda drástica entre os dominicais. Em 2010, a NRS estimava em 7,53 milhões o total de leitores do polêmico dominical.

Os jornais diários de circulação nacional que mais perderam leitores foram o Financial Times (-12,91%, com 317 mil leitores estimados em 2011) e o The Times (-11,50%, com 1,38 milhão de leitores estimados em 2011). Também caíram o The Sun (-3,13%), o Daily Mail (-6,03%) e o The Daily Telegraph (-7,02%). Mesmo com a redução, o The Sun, também de Murdoch, continua sendo o jornal mais lido entre os diários, com estimativa de 7,48 milhões de leitores em 2011. O The Guardian, apesar da crise financeira que enfrenta, viu aumentar em 1,54% sua base de leitores.

Aos domingos

Entre os títulos dominicais, o primeiro colocado após o fim do The News Of The World (NOW) é o The Mail on Sunday, com 4,84 milhões de leitores, 1,06% a menos que em 2010. Na sequência vem o sensacionalista Sunday Mirror, pelas estimativas da NRS, o que mais recebeu os leitores órfãos do NOW, já que, entre 2010 e 2011, sua base de leitores cresceu 7,07%, alcançando 3,95 milhões. Os tradicionais (e mais respeitáveis) dominicais The Sunday Times e The Independent on Sunday caíram, respectivamente, 10,06% e 10,95% no mesmo período.
O lançamento do The Sun on Sunday, anunciando recentemente por Rupert Murdoch, terá o desafio de absorver os leitores do antigo NOW, já que eles ainda não foram incorporados por outros títulos. Na quinta-feira, 23, Murdoch anunciou o preço de capa do novo jornal (£ 0,50, aproximadamente R$ 1,30, metade do preço médio dos jornais britânicos) e comemorou o desempenho comercial da edição número um, que circula no próximo domingo, dia 26 (leia mais aqui).

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