Assinar

Mercado global faz Guardian mudar URLs

Buscar
Publicidade
Mídia

Mercado global faz Guardian mudar URLs

Grupo vai unificar conteúdo sob o domínio ?.com? tendo em vista leitores de fora do Reino Unido


27 de maio de 2013 - 3h52

O grupo inglês Guardian News & Media anunciou na sexta 24 que vai transferir todo seu conteúdo digital para o endereço www.theguardian.com nos próximos meses. A movimentação inclui dezenas de websites e milhões de páginas produzidas ao longo de 15 anos de atividades.

A estratégia vai unificar a raiz de diretórios diversos que estavam com endereços diferentes sob o domínio “co.uk”, incluindo blogs, o dominical Observer, sites corporativos, conteúdos para plataforma móveis e o próprio Guardian, entre outros. A estratégia, segundo comunicado oficial, visa intensificar a presença internacional da marca.

O grupo lançou uma versão americana de seu portal em 2011 e neste ano fez sua primeira campanha publicitária nos EUA. Até o fim de 2013 ainda pretende lançar uma versão australiana.

O jornal quer reforçar sua plataforma online gratuita como principal diferencial de outros concorrentes em língua inglesa. Num post do blog Inside The Guardian, a diretora da área digital do grupo, Tanya Cordrey, afirma que o tráfego online do grupo atingiu um novo recorde no dia 23, com 81 milhões de visitantes únicos no mês e mais de 470 milhões de page views. “É o terceiro mês seguido que batemos recorde de audiência, o que comprova nossa primeira estratégia digital”, diz a executiva, em contraponto às perdas relacionadas ao investimento em produtos digitais, que chegaram a R$ 140 milhões em 2011. Acrescentou que parte significativa de seu tráfego em internet já não é mais gerada dentro do Reino Unido. “Na verdade, usuários britânicos representam hoje apenas um terço do total de nossa audiência”, afirma Tanya.

O grupo comprou a URL recentemente – adquirida da seguradora americana Guardian Life –, mas não divulgou valores. A transição não tem prazo definido, a expectativa, porém, é concluir até dezembro. O trabalho é realizado pela área de tecnologia do Guardian em conjunto com a empresa de consultoria e arquitetura de informação Yoast.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também