Quais são os hábitos de audiência do público de TVs conectadas?
Apresentada pela divisão de publicidade da Samsung, a metodologia MPCA identifica o potencial de compra por verticais
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Meio & Mensagem
29 de outubro de 2024 - 6h00
Com o objetivo de traduzir os hábitos dos mais diversos perfis de audiência das mais de 19,4 milhões de Smart TVs Samsung ativas e conectadas no País para agências e anunciantes, a Samsung Ads, divisão de publicidade da companhia, apresenta o “Modelo de Propensão de Consumo das Audiências (MPCA)”.
A metodologia revela a propensão e consumo de audiências por verticais, produtos e serviços. O MPCA permite ainda que a Samsung Ads trace mapas transversais entre o consumo de conteúdo, a receptividade à publicidade e a propensão de compra de produtos e /ou serviços anunciados. Com isso, seu objetivo é entregar um raio X do comportamento da audiência-alvo de cada vertical de marca.
Segundo Ricardo Prado, Head de Analytics e Insights Latam da Samsung Ads, a nova metodologia é um AI Driven, que utiliza dados históricos de sucesso em campanhas, dados de consumo de conteúdo e hardware conectado nas Smart TVs Samsung e dados externos de interesses, afinidades e propensões de consumo do TGI Brasil, da Kantar, para aprimorar as sugestões de segmentação.
De acordo com dados da Samsung Ads, 93% da sua base ativa e conectada, composta por 19,4 milhões de Smart TVs, consome streaming, incluindo Samsung TV Plus, plataforma gratuita da Samsung. Além disso, 69% da base consome TV linear tradicional aberta ou paga e 9% jogam games e 86% delas usa três plataformas por mês.
Dados da companhia revelam ainda que sua audiência consome, em média, cinco gêneros diferentes a cada mês, podendo ser diferentes todos os meses. Apesar disso, os gêneros mais assistidos são: Notícias, Esportes, Novelas, Filmes e Séries. Já quanto aos gamers, os gêneros mais jogados são: Ação e Aventura; Shooter; e Esportes. O PlayStation 4 liderada entre os consoles mais usados, seguido por PlayStation 5 e Xbox One. Para 90% dos jogadores de PlayStation e, 70% dos de Xbox, a Smart TV é o único lugar onde jogam.
Segundo dados do Estudo Consumo CTV, de novembro de 2023, da Comscore, 69% das pessoas lembram das publicidades vistas em Smart TVs, 45% esperam que ela seja relevante aos seus interesses, hobbies e consumos; 37% esperam que a publicidade seja relevante com o que estão assistindo; 36% descobrem novos produtos ou serviços por meio da publicidade em suas Smart TVs; 32% buscam mais informações online sobre o que foi anunciado nas CTVs; e 15% já comprou algo que foi anunciado em sua Smart TV.
Autos e bebidas foram as primeiras verticais mapeadas pelo MPCA. Com relação aos autos, a nova metodologia revela que mais de 37% da audiência, em média, consome games nas Smart TVs e os consumidores da categoria SUV são os que mais jogam.
Outro destaque é que mais de 30%, em média, consomem música em todas as plataformas nas Smart TVs, sendo que os consumidores de SUVs e Picapes são os mais engajados. Além disso, mais de 64% da audiência, em média, consome filmes de ação e aventura, com consumidores de SUVs e Picapes também sendo os mais engajados.
Já em relação ao estudo de verticais de bebidas alcoólicas, o MPCA revela que mais de 40%, em média, consomem games nas Smart TVs e os consumidores de destilados são os que mais jogam.
Além disso, mais de 40%, em média, consome música em todas as plataformas nas Smart TVs e consumidores de destilados são os mais engajados. Outro destaque é que mais de 20% da audiência consome conteúdo de viagens e turismo, sendo que os consumidores de cerveja e destilados também são os mais engajados.
A metodologia também indica que dentro da categoria Filmes, os três gêneros favoritos por todas as categorias de bebidas alcoólicas são: Terror, Ficção Científica e Suspense, respectivamente. Além disso, o consumo de streaming na modalidade AVOD é 20% maior para estas audiências em comparação a outras, principalmente, as que consomem cerveja e destilados.
O objetivo é que o MPCA traga insights para mais duas verticais de alto consumo no Brasil até o final de 2024. Além disso, a ideia é que futuramente toda vertical e subcategoria possam ser cobertas pelo MPCA, e o modelo equacionado com quantas outras vertentes sejam necessárias para o mapeamento, cada vez mais transversal, para identificar quem são os consumidores dentro das audiências das Smart TVs Samsung dentro e fora das telas.
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