O Astro do Twitter e do Ibope
Estreia da nova faixa de novelas dominou os assuntos das redes sociais e garantiu bons índices de audiência para o horário
Estreia da nova faixa de novelas dominou os assuntos das redes sociais e garantiu bons índices de audiência para o horário
Bárbara Sacchitiello
14 de julho de 2011 - 11h48
Que a programação televisiva pauta os assuntos das redes sociais não é novidade. E a estreia da novela O Astro essa semana comprovou ainda mais que o hábito de assistir TV ganhou mesmo a companhia de computadores, notebooks, smartphones ou outro dispositivo de acesso à internet que permite que os espectadores interajam em tempo real sobre tudo o que acontece na telinha.
A nova trama das 23h da Globo conseguiu não somente uma boa audiência em sua estreia, como também roubou a cena no Twitter, Facebook e na maioria das redes sociais. A estreia da novela, baseada na obra homônima de Janete Clair, que foi ao ar originalmente no final da década de 70, cativou os internautas e dominou o Trending Topics nacional – a lista dos termos mais postados pelos usuários do Twitter.
No dia da estreia de O Astro, 12 de julho, foram contabilizadas 6.695 posts relacionados à trama (seja citando o nome da obra, dos personagens ou dos atores que compõem a novela), de acordo com estudo feito pela consultoria E.life. A maior parte dessas mensagens, entretanto, concentrou-se no exato momento em que a trama foi ao ar. Enquanto o primeiro capítulo de O Astro era exibido, os internautas postaram mais de 4.200 mensagens.
Entre os termos mais postados pelos internautas estavam os nomes dos atores (como Regina Duarte, Alinne Morais e Guilhermina Guinle), dos personagens (como Herculano Quintanilha e Raj – os dois interpretados pelo ator Rodrigo Lombardi mas, curiosamente, só o primeiro faz parte de O Astro. O segundo é o nome do indiano interpretado pelo ator em seu primeiro papel de destaque na TV). O ator Thiago Fragoso – que apareceu em uma clássica cena inteiramente nu, no final do capítulo – também ganhou um grande destaque no Twitter, mantendo seu nome dos Trending Topics até o dia seguinte. No segundo capítulo, o sucesso de comentários no microblog se repetiu.
Além da repercussão da web, a tradicional ferramenta de mensuração da audiência – o Ibope – também comprovou o sucesso inicial de O Astro. Na estreia, a novela conseguiu uma média de 28 pontos na Grande São Paulo. Vale lembrar que cada ponto equivale a 58 mil domicílios na região. Todas as outras emissoras de TV abertas, juntas, somaram uma audiência de 22 pontos no mesmo período.
No segundo capítulo os números caíram um pouco (a Globo marcou uma média de 25,5 pontos). Apesar do declínio, o desempenho da trama é considerado positivo, uma vez que nessa quarta-feira, 13 de julho, a novela O Astro foi exibida ainda mais tarde, por conta da transmissão da partida entre a seleção brasileira e o Equador, pela Copa América, e teve somente 15 minutos de duração.
Segundo a Globo, O Astro terá um total de 60 capítulos, sempre com exibições mais curtas do que uma novela convencional (em torno de 30 a 40 minutos). Nessa semana, a Globo exibiu os capítulos na íntegra, sem nenhum intervalo comercial. Apesar disso, o desempenho comercial de O Astro já era um sucesso antes da estreia. A trama estreou com as duas cotas de patrocínio máster vendidas e com as quatro primeiras ações de merchandising garantidas (leia mais sobre isso aqui).
Compartilhe
Veja também
Na Meta, IA será encarregada da avaliação de conteúdo de risco
De acordo com a NPR, documentos vazados da big tech indica que até 90% das avaliações serão automatizadas, substituindo necessidade de checagem por colaboradores
Antonio Tabet: esporte, entretenimento e humor
Ator, publicitário, roteirista, humorista e sócio da holding Ola Sports, Tabet fala sobre a pulverização dos direitos esportivos e o processo de criação multiplataforma