Assinar

O meio é a mensagem: o legado de Marshall McLuhan

Buscar

O meio é a mensagem: o legado de Marshall McLuhan

Buscar
Publicidade
Mídia

O meio é a mensagem: o legado de Marshall McLuhan

O nome de M&M é inspirado na expressão criada pelo pensador canadense; Andrew McLuhan, fundador do Instituto McLuhan e neto de McLuhan, esteve recentemente na redação


16 de outubro de 2024 - 16h07

O nome de M&M é inspirado na expressão criada pelo pensador canadense; Andrew McLuhan, fundador do Instituto McLuhan e neto de McLuhan, esteve recentemente na redação (Crédito: Rafael Barreto)

O nome de M&M é inspirado na expressão criada pelo pensador canadense; Andrew McLuhan, fundador do Instituto McLuhan e neto de McLuhan, esteve recentemente na redação (Crédito: Rafael Barreto)

McLuhan e Meio & Mensagem, uma relação de longa data.

De fato, em 2011, na edição de 18 de julho, Meio & Mensagem publicou o “Centenário de McLuhan”, reportagem especial de sete páginas para comemorar os cem anos de nascimento de Marshal McLuhan.

McLuhan: legado para comunicação e publicidade

O pensador canadense deixou um grande legado que tem muito a ver com comunicação e publicidade.

Assim, ficou conhecido pela criação de aforismos, entre os quais “o meio é a mensagem”, que foi a inspiração para o nome de Meio & Mensagem.

McLuhan cunhou, ainda, frases e elaborações como: “Toda publicidade anuncia publicidade”, “um meio de comunicação modifica outro, assim com um idioma é alterado por seu contato com outro”, “o negócio do mundo dos negócios é criar novos negócios” e “Nosso tempo é um mundo novo em folha do tudo ao mesmo tempo agora. O tempo cessou, o espaço desapareceu. Vivemos agora em uma aldeia global.”

De fato, McLuhan está mais atual do que nunca como se percebe por seus enunciados. Notadamente, para a indústria de comunicação, marketing e mídia.

Ainda, seu legado e sobrenome continuam a ser disseminados. Andrew McLuhan, especializado em estudos de comunicação e mídia, é fundador do Instituto McLuhan e neto de Marshall McLuhan.

Que, a propósito, nasceu no mesmo ano do lançamento de Meio & Mensagem, com a diferença de poucos meses.

Relação com Meio & Mensagem

Ambos, McLuhan e Meio & Mensagem, tiveram a oportunidade de se encontrar recentemente.

Assim, McLuhan esteve no Brasil para a turnê de lançamento do livro Brand Publishing na Prática, organizado por Paulo Henrique Ferreira, o PH, que é diretor-executivo da Barões Brand Publishing, que reúne a expertise de 18 profissionais das áreas de comunicação e gestão de grandes marcas.

Andrew McLuhan escreveu o prefácio do livro Brand Publishing na Prática, organizado por Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo da Barões Brand Publishing (Crédito: Rafael Barreto)

Andrew McLuhan escreveu o prefácio do livro Brand Publishing na Prática, organizado por Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo da Barões Brand Publishing (Crédito: Rafael Barreto)

De fato, a obra, da editora Robecca & Co, tem prefácio escrito por Andrew McLuhan. “O livro oferece modelos práticos de como transformar marcas em legítimas publicadoras de conteúdo relevante, que fortalecem sua presença no mercado e ampliam seu impacto na sociedade”, afirma PH.

Dessa forma, para o lançamento, PH e McLuhan passaram por Belo Horizonte (3/10), Rio de Janeiro (8/10) e São Paulo (10/10), com debate entre os coautores.

Andrew McLuhan no M&M

Na visita a Meio & Mensagem, McLuhan concedeu a entrevista a seguir:

Meio & Mensagem – Quais são os objetivos do Instituto McLuhan e qual é o seu papel na liderança da instituição?

Andrew McLuhan – O instituto é, principalmente, familiar, criado para preservar o trabalho do meu avô, Marshal McLuhan, e do meu pai, Eric McLuhan. Herdei a filosofia, a teoria, mas também os objetos físicos, arquivos, obras de arte e escritos e livros. Meu objetivo específico é usar o trabalho que eles fizeram para nos ajudar a entender a tecnologia e o que faz conosco hoje em dia. Meu pai era o filho mais velho de Marshall McLuhan e trabalhou com ele de 1965 a 1980 (quando Marshall faleceu) e continuou até sua própria morte em 2018.

M&M – Qual é o principal legado deixado pelo seu avô Marshall McLuhan?

McLuhan – O principal legado pode ser colocado nessa frase: “O meio é a mensagem”. A ideia de que as pessoas e a sociedades são modificadas mais pela forma e estrutura da tecnologia do que pelo conteúdo. E sobre as novas tecnologias como inteligência artificial (IA) e machine learning.

Machine learning e IA

M&M – E qual é a abordagem do instituto em relação à machine learning e IA?

McLuhan – É a mesma abordagem que Marshall e meu pai Eric usaram, que é olhar para a natureza da tecnologia. E seguir sua estrutura para entender o efeito nas pessoas, que tipo de mundo criará e qual será seu impacto no mundo que temos hoje. Essas são as duas principais preocupações. Toda nova tecnologia, não importa o que seja, tem certas coisas em comum e, quando sabemos disso, nos dá um lugar para começar a entender quais serão seus efeitos.

M&M – Há conceitos, ideias e expressões que foram criados por Marshall como “aldeia global” e “o meio é a mensagem”. Como você avalia a aldeia global e o meio como mensagem na perspectiva do mundo digital atual?

Aldeia global

McLuhan – A aldeia global foi um termo que surgiu com a introdução da eletricidade no século 19. Era uma maneira de descrever o efeito do telégrafo e do telefone em encolher o mundo nos termos de uma aldeia. É muito fácil se comunicar com alguém no Brasil quanto com alguém do outro lado da rua por meio da eletricidade. Quanto mais você avança no desenvolvimento de tecnologias elétricas, eletrônicas e digitais, mais as coisas se aproximam. Portanto, agora, a aldeia encolheu até ficar do tamanho de uma sala.

M&M – Você pode falar sobre o livro Brand Publishing na Prática no qual você é autor do prefácio?

McLuhan – O livro é uma resposta às mudanças no mundo, na comunicação, nas pessoas e empresas. E a maneira como as empresas tradicionalmente se comunicam com as pessoas por meio de publicidade é muito unidirecional e limitado. A Brand Publishing oferece uma maneira de comunicação mais bidirecional e significativa. Não apenas pela publicidade e vendas, mas por informação confiável. E essa é uma grande mudança.

Meio e a mensagem para todos

M&M – Você tem planos de intensificar o papel do Instituto McLuhan no Brasil?

McLuhan – Foi realmente incrível a forma como fui recebido no Brasil. As pessoas estão muito interessadas. Elas se lembram de quem foi Marshall McLuhan. Meu objetivo é levar o meio e a mensagem para o mundo. Porque acho que estamos em um momento em que a mudança acontece tão rápido, quando novas tecnologias são tão poderosas, que precisamos entender o que estão fazendo conosco. Mas ainda não tivemos conversas sobre expansão no Brasil, não ainda. É um passo de cada vez.

M&M – E como tudo isso se relaciona à publicidade e às agências?

McLuhan – Todas as coisas humanas podem ser mídia. É por onde começam as mensagens. Procure a mensagem na luz elétrica. A mensagem é o que ela torna possível, certo? A mensagem da luz elétrica são cidades 24 horas que produzem, que são capazes de permitir que as pessoas leiam à noite. Mas não é uma mensagem a menos que você a use para soletrar com uma mensagem, como por meio do neon ou algo assim. É sempre mais fácil ajudar as pessoas a entenderem o significado da frase quando você usa uma tecnologia inesperada como luz, roupa ou ar-condicionado. Com o ar-condicionado, você pode ficar confortável no Rio de Janeiro no meio do verão quando está 45 graus lá fora. É por isso que é mídia. Essa é a mensagem.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies