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Oioioi de Carminha rendeu no Facebook

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Mídia

Oioioi de Carminha rendeu no Facebook

Último capítulo de Avenida Brasil gerou os 10 principais temas mencionados na rede social


29 de outubro de 2012 - 4h20

Se Carminha causou em Avenida Brasil e fez um país inteiro ficar preso à tela da Rede Globo no último capítulo da novela, no dia 19 de outubro, a vilã loira também dominou o Facebook brasileiro, cujos usuários acabam de chegar a 61 milhões. Desses, conforme estudo da comScore, 40% (quase 25 milhões) assistem TV e navegam na rede social simultaneamente.

No último capítulo da novela, a convergência entre a TV aberta brasileira e o Facebook (e demais redes sociais) ficou comprovada, a exemplo do que tem ocorrido nos EUA. Os 10 principais temas mencionados na rede social durante a mais de 1:30 hora de exibição do capítulo final foram relacionados ao programa mais visto na televisão brasileira neste ano. Pela ordem, os termos mais citados, conforme levantamento inédito feito pelo Facebook do Brasil, foram:

1. Novela
2. Carminha
3. Nina
4. Avenida
5. Max
6. Adalto ou Adauto
7. Chupetinha
8. Divino
9. Pepeta
10. Cadinho

O primetime (ou horário nobre) do Facebook é praticamente o mesmo da TV aberta: o horário preferido para uso da rede e também para os comentários sobre o que está na TV acontece entre 20 horas e 23 horas. “Isso foi um grande insight para nós. Antes, não tínhamos nenhum levantamento, e sim percepção pelas próprias timelines dos usuários. Trabalhamos com engenheiros do Facebook dos EUA para acompanhar esse processo porque não é uma prática nossa acompanhar as palavras mais usadas”, explica a diretora de negócios do Facebook, Adriana Grineberg. Com isso, o Facebook acompanhou minuto a minuto, entre novela e breaks comerciais, o comportamento e volume de postagens (e respectivos temas). “Os comentários cresciam nos intervalos”, observa Adriana.

Campanha inédita

Com esses dados, o Facebook propôs uma ação específica para Seda, da Unilever, especialmente para os últimos capítulos de Avenida Brasil. Isso representou, para a Unilever, um investimento de mais 10% do que a marca já investia no Facebook. E a campanha foi ao ar na sexta-feira, 19, e sábado, 20, simultaneamente à exibição do último capítulo e da reprise. “O resultado gerou quatro vezes mais visualizações da campanha Seda/Unilever do que ocorre normalmente”, diz Adriana. “O volume da audiência do Facebook é compatível com outras mídias como rádio e TV”, afirma. Essa tendência de integração de temas entre a TV aberta e o Facebook já havia sido observada na final da Copa dos Libertadores e nas lutas do UFC. A diferença é que não havia sido comprovada dessa forma como foi feita com Avenida Brasil.

Com a experiência obtida – e o sucesso obtido com Seda -, o Facebook deve intensificar o uso da rede em ocasiões especiais e dar novas possibilidades para as marcas. “Ao contrário da TV, o Facebook não tem queda de audiência no final e início do ano. As pessoas continuam a se relacionar pela rede nessas datas”, afirma Adriana. O Brasil está entre os cinco países com maior crescimento de usuários em todo o mundo.

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