Assinar

Planilha dos influenciadores gera críticas a criadores de conteúdo

Buscar

Planilha dos influenciadores gera críticas a criadores de conteúdo

Buscar
Publicidade
Mídia

Planilha dos influenciadores gera críticas a criadores de conteúdo

Documento, com avaliações anônimas a respeito do trabalho, comportamento e das entregas de creators, vem gerando polêmica no marketing de influência


24 de janeiro de 2025 - 16h41

planilha influenciadores

Lista tinha cerca de 400 avaliações até a noite de quinta-feira, 23 (Crédito: Shutterstock)

Na tarde dessa quinta-feira, 23, um link de uma planilha, elaborada no Excel, começou a ganhar popularidade nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. O arquivo, na verdade, já vinha circulando anteriormente entre profissionais do mercado publicitário e trazia uma espécie de avaliação a respeito do trabalho, comportamento e das entregas de influenciadores e criadores de conteúdo.

A lista tinha cerca de 400 avaliações até a noite de quinta-feira, 23, feitas, supostamente, por profissionais de agências de publicidade, marketing de influência ou de anunciantes, que, sem se identificar, colocam suas opiniões sobre a experiência de ter trabalhado com determinado influenciador.

Além de detalhar se aquela pessoa cumpria prazos, como se comportava em relação ao briefing ou a forma como tratava a equipe no momento dos trabalhos, a planilha trazia recomendações, orientando outras empresas a contratar ou não determinada pessoa.

A maior parte nos nomes listados na planilha são de influenciadores digitais, como Malu Borges, Álvaro, Gkay, Victor Coringa, Igão e Mitico (apresentadores do PodPah), Camila Coutinho, além de atrizes, apresentadores e cantores, como Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, Gil do Vigor, Jade Picon, Pedro Scooby, Sabrina Sato e outros.

O ‘vazamento’ da planilha rapidamente gerou polêmicas e comentários nas redes sociais. Na noite de quinta-feira, 23, o acesso ao arquivo já não estava mais aberto. Ao clicar no link, era necessário um pedido de autorização para o acesso.

Até o momento, não foi divulgada a autoria da planilha. Alguns influenciadores, porém, já começaram a usar suas redes para responder a algumas críticas recebidas no documento. Malu Borges e Álvaro Xaro, por exemplo, falaram a seus seguidores a respeito de algumas críticas recebidas.

Na maioria dos casos, os descontentamentos manifestados por quem preencheu a planilha dizia respeito à falta de comprometimento dos influenciadores em seguir o briefing ou atender aos pedidos da marca, além da dificuldade de cumprir com as entregas combinadas no prazo. Valores altos e falta de educação nos bastidores também foram citados na planilha.

O caso abriu, novamente, um debate sobre o marketing de influência e a respeito da profissionalização e regulamentação do setor.

As planilhas de avaliação, no entanto, não são uma novidade para quem trabalha no segmento de comunicação. Há alguns anos, começou a circular no mercado publicitário uma planilha – que já ganhou diversas edições – em que, por meio de comentários anônimos, funcionários e profissionais avaliavam agências de publicidade, produtoras e empresas de comunicação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies