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Mídia ultrapassa os R$ 20 bi de faturamento

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Mídia ultrapassa os R$ 20 bi de faturamento

Projeto Inter-Meios aponta crescimento de 7% entre janeiro e setembro


5 de dezembro de 2011 - 5h24

Os veículos de comunicação faturaram R$ 20,16 bilhões entre janeiro e setembro de 2011 com venda de espaço publicitário, de acordo com os dados mais recentes do Projeto Inter-Meios. Este valor é 7% superior ao do mesmo período do ano passado. A internet registrou o maior índice de crescimento (21,8%), faturando quase R$ 1 bilhão nos três primeiros trimestres do ano – mais precisamente, R$ 999,4 milhões. Com isso, sua fatia do bolo publicitário chega a 5%, menor apenas que a da TV aberta (63,3%), dos jornais (12,1%) e das revistas (7%).

Mídia que influencia diretamente no resultado geral, a TV aberta apresentou crescimento em linha com o do mercado, da ordem de 7%, tendo arrecadado R$ 12,75 bilhões com publicidade nos nove primeiros meses do ano. O segundo meio com maior arrecadação publicitária foi o jornal (R$ 2,45 bilhões), que no entanto viu o faturamento crescer apenas 2,4% no período. As revistas se saíram um pouco melhor – crescimento de 3,6%, com faturamento total de R$ 1,4 bilhão.

Entre as mídias eletrônicas, além de internet e TV aberta, a TV por assinatura e o rádio também tiveram desempenho positivo: a primeira faturou R$ 821 milhões em nove meses (16,3% a mais que no ano passado) e o segundo, R$ 807,1 milhões (apenas 1,7% superior a 2010). Já o cinema viu seu faturamento publicitário encolher 2,9%, para R$ 60,1 milhões. Também o setor de guias e listas registou decréscimo, da ordem de 2,3%, com R$ 242,5 milhões de faturamento.

A mídia exterior viu o investimento publicitário no meio como um todo crescer 13,8% em relação a janeiro-setembro de 2010, chegando a R$620 milhões. Entre os segmentos que a compõem, o de painéis foi o que apresentou melhor desempenho: 38,5% superior ao de 2010, com R$ 35,7 milhões de faturamento. O segundo segmento com maior índice de crescimento foi a mídia móvel (23,3%), seguida do mobiliário urbano (22,6%) e do digital out of home (19%). Apesar de ter crescido apenas 6,7%, o outdoor responde pela maior fatia da mídia exterior (52,7%) e faturou R$ 326,8 milhões no período.

Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia elaborado pela PricewaterhouseCoopers e coordenado pelo Meio & Mensagem. As informações são passadas pelos veículos diretamente à Price, que consolida os resultados. Informações completas no site www.projetointermeios.com.br. O acesso é livre, basta clicar na opção Relatórios de Investimento.

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