Smart TV recupera audiência do meio
Opinião é de emissoras e fabricantes, que preveem que as vendas de TVs conectadas no Brasil, até o final deste ano, cheguem a 17% do total de aparelhos
Opinião é de emissoras e fabricantes, que preveem que as vendas de TVs conectadas no Brasil, até o final deste ano, cheguem a 17% do total de aparelhos
Padrão do site
23 de novembro de 2011 - 12h24
(*) Do Rio de Janeiro
O Brasil deve encerrar o ano com a venda de TVs conectadas em alta: 17% do total das vendas de aparelhos serão das smart TVs, ou as TVs inteligentes com conexão pela internet. Até 2015, as estimativas indicam que 75% dos aparelhos vendidos terão acesso à internet. No mundo, este ano, do total das vendas, 25% serão de smart TVs e, até 2015, calcula-se que 47% das pessoas terão TVs conectadas. O parque mundial de smart TVs atualmente é de 500 milhões de aparelhos.
As emissoras de TV abertas (como o SBT, Band e MTV no Brasil), que têm aplicativos (apps) embarcados em algumas marcas de aparelhos, apostam que, com a integração das apps com as redes sociais (Facebook, Twitter), o público jovem, na faixa entre 14-17 anos, que vinha, nos últimos anos, se afastando da TV (há registros em países como a Inglaterra pelos quais 70% da geração Y tinha o hábito de nunca assistir TV), voltou ao veículo por conta da conectividade com a internet.
Segundo o diretor técnico e de operações do SBT, Raimundo Lima, o público brasileiro, em geral (todas as faixas), consome 3,5 horas de TV por dia e 59% dos internautas do País preferem consumir notícia na TV.
Com a integração entre TV e internet, a indústria da televisão brasileira e mundial prevê um retorno da audiência ao meio. Outra pesquisa divulgada pelo diretor do SBT, feita pela Deloitte, aponta que apenas 37% dos telespectadores não faz outra atividade simultânea enquanto assiste TV.
Os dados foram divulgados durante o 9º. Encontro Internacional de Televisão, evento que integrou o Festival Internacional de Televisão 2011, promovido pela Oi Futuro, que aconteceu durante os dias 16 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
(*) O repórter viajou a convite da Oi Futuro
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King