Spotify apresenta recursos para seu plano com anúncios
Plataforma lança novos recursos para tornar a experiência dos usuários do plano com anúncios melhor

(Crédito: Vladeep/Shutterstock)
Visando tornar a experiência de seus usuários do plano suportado por anúncios melhor e mais fácil, de modo que desfrutem e compartilhem suas músicas favoritas livremente, o Spotify está lançando, nesta segunda-feira, 15, uma série de novos recursos.
A primeira novidade é que, agora, usuários do plano gratuito e suportado por anúncios do Spotify poderão escolher e ouvir qualquer faixa que e quando quiserem.
“Ao contrário de antes, onde os usuários podiam ver apenas algumas das músicas incluídas nessa playlist e só podiam clicar para reprodução aleatória dentro dessa playlist, agora eles têm muito mais acesso, visibilidade e controle”, enfatizou Issra Omer, diretora de produto do Spotify, em coletiva virtual realizada na última sexta-feira, 12.
O segundo novo recurso permitirá que os usuários desse plano digitem uma música na busca do aplicativo e ouçam na hora, diferentemente do que acontecia anteriormente. Já o terceiro novo recurso é o “compartilhar e tocar”, no qual os usuários poderão dar play em músicas compartilhadas imediatamente, sem o atrito que tinham antes.
“Isso é particularmente notável porque sabemos que o compartilhamento é uma parte tão importante da experiência de ouvir música”, comentou Issra, ressaltando a importância desse compartilhamento para os artistas também. “Compartilhar links de músicas nas redes sociais é uma parte fundamental da atividade de marketing de qualquer artista e agora eles podem compartilhar links do Spotify e saber que todo fã, seja ele gratuito ou premium, pode apertar o play imediatamente”.
Quando se trata da parte social, os usuários do plano suportado por anúncios do Spotify agora também podem utilizar recursos, como o Blend, que une automaticamente os gostos musicais de duas ou mais pessoas em uma única playlist, ou as próprias playlists colaborativas.
Com relação à personalização, os usuários do plano com anúncios, que usarem a Daylist, playlist que se adapta dinamicamente ao longo do dia e da semana, obterão recomendações ainda melhores e mais específicas. “As letras são outro exemplo que agora funcionam ainda melhor, pois os usuários podem pesquisar facilmente uma letra específica e tocar essa música imediatamente”, revelou a diretora.
As novas funcionalidades já estão disponíveis em todos os 184 países no qual o Spotify atua, incluindo o Brasil, num primeiro momento somente para a experiência mobile, nos sistemas operacionais Android e iOS.
Resultados claros
Na coletiva virtual, Ben Bullock, diretor de negócios da América do Norte do Spotify, explicou que esse lançamento acontece após uma série de testes feitos em alguns mercados selecionados, dentre eles Brasil, Indonésia e África do Sul.
“Testamos essa experiência gratuita aprimorada em mercados selecionados, e os resultados são claros: engajamento mais forte, mais tempo de escuta e maior conversão para premium. Agora estamos confiantes o suficiente para levá-la para todo o mundo”, comentou o executivo.
Durante a coletiva, Bullock reiterou, por diversas vezes, que melhorar a experiência dos usuários gratuitos leva a uma maior conversão para os planos premium da plataforma. “Nosso plano gratuito não é apenas uma amostra, é um motor de crescimento. Mais de 60% dos assinantes premium começaram como usuários suportados por anúncios”, completou.
Além disso, o Bullock também destacou que à medida que o Spotify aumenta o número de ouvintes suportados por anúncios, abre o crescimento para o seu negócio de publicidade, uma vez que experiência gratuita aprimorada oferece aos anunciantes mais oportunidades de se conectar com essas audiências. “Acreditamos que esta é uma oportunidade poderosa para as marcas e, como serão aprimoramentos na experiência para nossos usuários, uma ótima experiência para eles também”, concluiu.