Thaynara Og: como uma snapchater virou youtuber
A advogada maranhense que ficou conhecida no Snapchat tornou-se multimídia atuando no Twitter, Instagram, no GNT, e agora no YouTube em uma parceria com a Globosat
Thaynara Og: como uma snapchater virou youtuber
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Luiz Gustavo Pacete
2 de maio de 2018 - 9h30
Em 2012, a então estudante de advocacia maranhense Thaynara Gomes foi apresentada ao Snapchat, ainda um aplicativo voltado a adolescentes e pouco conhecido. Thaynara começou a usar a ferraenta para falar com amigos e pessoas próximas. Em 2015, decidiu abrir seu perfil para o público e viu que ali existia muito mais que uma rede social de vídeos e fotos rápidas.
Desde então, ela não só passou a ser conhecida como Thaynara Og, como também como uma das primeiras snapchaters do Brasil. Hoje, está no Instagram, no Twitter, na TV, com um programa no GNT e, na semana retrasada, estreou no YouTube, por meio de uma parceria com a Globosat. Além disso, Thaynara virou garota-propaganda de várias marcas. Vanessa Oliveira, diretora de projetos digitais da VIU, núcleo da Globosat que se conecta com influenciadores, comenta o processo de transição de uma influenciadora muito associada a uma plataforma para o YouTube.
Cocriação
O processo de cocriação entre VIU e a Thaynara Og é o resultado natural do mercado em que vivemos hoje. O talento é canal, é produtor de conteúdo e conhece mais sobre o que está fazendo do que qualquer outra pessoa. O desafio de levar a Thaynara OG pra TV foi a adaptação de linguagem. No início ela mesma se filmava, na vertical, sem muita produção. No momento em que ela vai pra TV, onde tem uma grande equipe de produção é preciso pensar na intersecção entre esses universos, porque tem uma diferença de linguagem e de formato.
Desafio
A Thaynara tem um perfil carismático e espontâneo, características já bem conhecidas por quem a acompanha no Snapchat e que fazem dela uma profissional apta a atuar em múltiplas telas. Acreditamos que ela tem um grande potencial para ampliar sua atuação no digital, por isso esse desafio de lançarmos o Canal da Thay em uma plataforma na qual ela nunca esteve, o YouTube.
Adaptação
Ela consegue se adaptar facilmente aos novos desafios, como por exemplo, o “Minha Vida é Kiu”, que está no YouTube do GNT e também em pílulas no linear. Enquanto no programa ela participa de desafios que a tiram da zona de conforto, o Canal da Thay terá algo mais para cima, mais divertido. Hoje em dia o linear e o digital estão muito unidos, um complementa o outro. E a Thaynara tem exatamente esse perfil de transitar nesses dois mundos com desenvoltura.
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Autenticidade
Para manter a autenticidade, é preciso não ter tantos “cuidados”. Se você pensa muito no que vai falar, você deixa uma mensagem muito programada para os seus fãs. É preciso se desapegar sobre errar ou não, o mais importante é ter bom senso para falar sobre temas apropriados para o seu público. O que a Thaynara faz nas suas redes é ser ela mesma. A forma como a Thaynara fala com seu público tem que ser a mais real possível. O grande desafio na questão de ser autêntico é se desapegar de tantas regras e ser aberto ao erro, dentro dos limites que já trabalhamos dentro da casa.
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