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Time Warner reforça aposta em TV paga

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Time Warner reforça aposta em TV paga

Empresa quer que a proporção entre o share de audiência e a participação publicitária seja reduzida


11 de outubro de 2012 - 2h22

De Nova York (*)

“O gap entre o share de audiência e a participação publicitária da TV paga é significante na América Latina e esperamos que isso mude assim como ocorreu nos EUA”, afirmou o vice-presidente sênior de estratégia corporativa e internacional da Time Warner, Michael Del Nin. No ano passado, a TV paga dos EUA, cujas redes de cabo estão plenamente estabelecidas no país, registrou share de audiência de 67% entre os usuários que consomem TV e a TV aberta ficou com um share de apenas 33% dessa audiência. Na divisão do bolo publicitário, a TV a cabo ficou com 40% e a TV aberta com 60% da verba total.

A discrepância entre o mercado norte-americano e latino-americano é grande. No mesmo período, a verba publicitária total da AL, de US$ 27,1 bilhões, teve 63% destinados ao meio TV. Os demais meios – jornais, revistas, rádio e internet – ficaram com os restantes 37%. Assim como ocorre com o Brasil, na AL a TV tem atraído a maior parte da verba: 61% em 2007; 61% em 2008; 62% em 2009; e 64% no ano passado. Ao contrário dos EUA, no entanto, a TV paga ficou com apenas 12% dos US$ 27,1 bilhões, enquanto a TV aberta abocanhou 88% do faturamento publicitário. “Enquanto o share de audiência da TV paga cresce, a participação na verba não acompanha”, diz Del Nin. Na região, o share de audiência da TV paga foi de 22% e o meio captou apenas 12% das receitas publicitárias.

A apresentação de um executivo da Time Warner em um evento da Turner atesta que a empresa controladora fará uma aposta forte na TV paga da América Latina nos próximos anos. A estimativa do vice-presidente da Time Warner é que se chegue aos 53,8 milhões de domicílios com TV paga na AL (dos quais mais de 15 milhões do Brasil, até o final do ano) e, até 2016, aos 74 milhões de residências cobertas. Em média, isso representa um crescimento anual de mais de 40%. A Time Warner, além de controlar a Turner, também tem entre suas empresas os estúdios WB, os canais HBO e a editora Time Inc. A empresa teve uma receita de superior a US$ 29 bilhões no ano passado, dos quais US$ 13 bilhões foram gerados pela TV paga (Turner e HBO), US$ 12 bilhões pelos estúdios WB e US$ 3,7 bilhões pela Times Inc. A Time Warner, em termos de faturamento, está à frente de concorrentes como Disney, Viacom, Fox e Discovery.

(*) O repórter viajou a convite da Turner


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