União aumenta compra de mídia no Facebook
Governo destinou R$ 24 milhões em investimento publicitário na rede social em 2014, alta de 118% em relação ao ano anterior
Governo destinou R$ 24 milhões em investimento publicitário na rede social em 2014, alta de 118% em relação ao ano anterior
Meio & Mensagem
1 de julho de 2015 - 10h40
O Facebook superou alguns veículos de mídia tradicional como destino de investimentos em publicidade por parte do Governo Federal. De acordo com matéria publicada pelo jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, com base em um levantamento do Instituto para Acompanhamento da Publicidade (IAP), a rede social recebeu R$ 24 milhões em 2014, alta de 118% em relação a 2013. No mesmo ano, o jornal O Globo recebeu R$ 21 milhões, enquanto à revista Veja foram destinados R$ 19 milhões. A rede superou até mesmo o portal UOL que recebeu R$ 14 milhões.
O governo faz propaganda no Facebook desde 2010, sendo o Banco do Brasil o primeiro a investir na plataforma. Já o Google e o Youtube não acompanharam o mesmo crescimento, pelo contrário, o investimento do governo nas duas plataformas foi reduzido em 76% no ano passado, para R$ 782 mil. O Twitter não recebeu nada do governo.
Mídia tradicional
O levantamento do IAP também mostra que, entre 2000 e 2014, foram desembolsados cerca de R$ 23 bilhões nas categorias TV aberta, jornais, jornal digital, revistas e portais pelo governo. O montante investido abrange três anos do governo de Fernando Henrique, oito anos de gestão de Lula e um mandato inteiro de Dilma.
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