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Waze: Brasil é prioridade

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Waze: Brasil é prioridade

VP de business development explica que o aplicativo quer parceria com anunciantes locais


17 de outubro de 2013 - 10h16

Por Arthur Quezada, do ProXXIma

Com 5 milhões de usuários no Brasil e mais de 50 milhões no mundo, o Waze – aplicativo que utiliza a colaboração dos próprios usuários para apontar a melhor rota de trânsito aos motoristas – aponta o País como uma das prioridades para os próximos anos. Em entrevista exclusiva à ProXXIma, o israelense Samuel Keret, vice-presidente de business development do Waze, revelou quais são as estratégias da plataforma no mercado da América Latina. A empresa firmou acordo com a IMS Corporation para buscar parceiras com anunciantes e agências no Brasil.

Keret falou sobre diversos temas, como relacionamento com o Google, formatos de anúncios e rentabilização da plataforma. No Brasil, a empresa já realiza trabalhos com 15 marcas, e com algumas das principais agências, como Pereira & O´Dell e AgênciaClick Isobar.

Dentre os anunciantes, a Fiat – primeira montadora a se associar ao Waze – foi destacada por Keret. A empresa apostou em uma campanha de conteúdo exclusivo para os usuários da plataforma que dava dicas de lugares onde os motoristas poderiam relaxar para escapar do estresse do trânsito. Como resultado, a companhia conquistou mais de 14 mil impressões, 30 mil cliques na funcionalidade e três mil usuários que seguiram as sugestões. “A parceria com a Fiat, assim como outras feitas aqui, revela exatamente o que o Waze está buscando no país. Estamos procurando de parceiros e novos negócios, com boas ideias”, decretou Keret.

Confira abaixo uma parte da entrevista exclusiva com o vice-presidente de business development do Waze.

Brasil e Waze
“Nós estamos aqui porque o Brasil é um País de suma importância para o mercado global de aplicativos. E, principalmente, para nós. Toda América Latina chama atenção, mas o Brasil é um mercado que cresceu muito rápido nos últimos dois anos. Nós chegamos aqui um pouco tarde, e ainda assim estamos crescendo muito rápido. Com isso, o País pode ser considerado o lugar que o Waze mais cresceu de maneira mais rápida e consistente. Depois dos EUA, o Brasil é hoje nossa maior prioridade. Nós queremos trabalhar com as agências de publicidade e queremos conquistar os anunciantes. Estamos abertos para negócios. Nós não vamos abrir um escritório do Brasil, mas o País é estrategicamente importante para nós.”

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“Eu não era familiarizado com o mercado publicitário no Brasil, mas fiquei impressionado com a adoção do conceito de inovação pelos anunciantes daqui. Nós sabemos que as campanhas brasileiras e as agências ganham vários prêmios pelo mundo e vemos uma grande oportunidade de trabalhar em conjunto com esse tipo de criatividade. Precisamos ter um entendimento que o Waze é um produto novo e, desta forma, as empresas precisam ser pacientes conosco para caminharmos juntos, encontrando formatos publicitários ideais. Aqui no Brasil, nós estamos encontrando grandes parceiros.”

Diferenças com outros mercados
“Comparando com a Europa, vejo as agências do Brasil mais proativas. Elas não esperam nós fazermos o primeiro contato. O Brasil não é tão conservador, principalmente nesta parte publicitária. A maioria das ideias para campanhas vem de agências, enquanto na Europa ou em outros mercados poucas ideias surgem dos criativos. E nós queremos firmar parcerias estratégias com as agências. Esse comportamento é fantástico porque nossos anúncios precisam ser criativos e bem pensados. No Brasil, encontramos isso.”

Confira a íntegra da entrevista.

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