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Webedia lança espanhol Xataka no Brasil, voltado à tecnologia

Vertical entra no ar com ecossistema que reúne especialistas, criadores de conteúdo e entregas como vídeos, textos, posts e canal de WhatsApp


26 de novembro de 2024 - 6h03

Marina Croce, CEO da Webedia, e o ator e apresentador Luciano Amaral, que será o embaixador do Xataka no Brasil (Crédito: Divulgação)

Marina Croce, CEO da Webedia, e o ator e apresentador Luciano Amaral, que será o embaixador do Xataka no Brasil (Crédito: Divulgação)

A Webedia retoma os investimentos em verticais e lança nesta terça-feira, 26, a vertical Xataka no País.

O publisher de tecnologia foi criado na Espanha há 20 anos e é referência nos principais eventos da indústria. Luciano Amaral, ator e apresentador, será o embaixador oficial da vertical, que estreia no Brasil depois de chegar ao México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

“Nesse início, chegamos com uma estratégia de criação de conteúdo exclusivo e imersivo para as marcas endêmicas, com a parceria dos nossos influenciadores nas redes sociais para entrega completa”, afirma a CEO da Webedia Brasil, Marina Croce.

Para o lançamento no Brasil, Webedia aproveita sua rede, que tem audiência qualificada e engajada no universo da tecnologia, e conteúdo adaptado e pensado para o público brasileiro. IGN Brasil, AdoroCinema e TudoGostoso são algumas das marcas da rede cujas audiências têm interesse por assuntos como inovações tecnológicas, ciência, smartphones, computadores, aplicativos e gadgets.

Comunicação e publicidade do Xataka

Marina dá mais detalhes sobre a vertical.

Meio & Mensagem – Como a Webedia fará a comunicação e publicidade da nova vertical?

Marina Croce – Para esse lançamento, contaremos com o poder da rede Webedia, que já possui uma audiência altamente qualificada e engajada no universo da tecnologia.

De fato, identificamos que 18 milhões de pessoas com interesse em tecnologia já acessam nossos verticais todos os meses.

Além da rede Webedia, trouxemos para o time o embaixador Luciano Amaral e um squad de influenciadores do tema, que será anunciado em breve, para amplificar a divulgação.

M&M – Há equipe própria para a vertical ou será a mesma das demais verticais?

Marina – Já temos redatores dedicados ao vertical, que começaram alguns meses antes para preparar todo o conteúdo que entra junto com o lançamento.

Ainda, temos um time inicial que será ampliado ao longo do próximo ano com contratação de mais redatores e um publisher.

Além disso, o time do IGN Brasil é um grande parceiro desde o início, principalmente pelos temas em comum entre os verticais.

M&M – Em geral, como será a abordagem da Xataka? Lançamentos (como os da Apple e Samsung), análise sobre as big techs no mundo, os desdobramentos da IA?

Marina – Nossa proposta é de um novo olhar sobre o universo tech.

Além das editorias já comuns nesse segmento – como lançamentos, reviews de produtos, listas, ofertas e guias de compras – Xataka vai trazer a tecnologia em conjunto com temas como ciência, informática, engenharia, telefonia, segurança de dados, cidades e até alimentos.

Inovação e curadoria

A inovação será um tema forte também, com uma curadoria do que a gente acredita que vai ser tendência e o olhar dos nossos influenciadores, em que cada um tem uma expertise diferente no tema.

Vamos traduzir e adaptar para o público local o que já funciona bem nos outros países em que Xataka atua, além de conteúdos exclusivos pensados especialmente para os brasileiros.

Ainda, outro ponto forte será a cobertura de grandes eventos, lançamentos e feiras, com o time próprio ou com o squad de influenciadores.

Audiência e concorrência

M&M – Os principais portais brasileiros têm verticais similares. Como se destacar ante a audiência e a concorrência?

Marina – A partir deste público potencial de 18 milhões na nossa rede com interesse no tema, identificamos que existe uma lacuna no mercado por um player que abranja de forma completa o universo tech.

Somos especialistas em comunidades, criação de conteúdo e audiência, com alto poder de distribuição.

Ainda, temos publishers que já são líderes em suas categorias, como AdoroCinema, TudoGostoso e IGN Brasil.

Vamos aplicar essa expertise para impulsionar Xataka ao top 10 de notícias de tecnologia da Comscore, incluindo um time dedicado a levar tráfego para o site.

De fato, Xataka já é uma marca consolidada e reconhecida na Espanha e América Latina, com mais de 45 milhões de usuários únicos por mês.

Dessa forma, estamos em contato direto com essas equipes para trazer boas práticas e insights que podem ser aplicados por aqui.

Estamos, de fato, criando um ecossistema completo no Brasil, reunindo especialistas, criadores de conteúdo e entregas nas mais diversas formas de consumo.

Desafios para 2025

M&M – Sobre a Webedia, quais são os desafios e resultados deste ano e as perspectivas para 2025?

Marina – O lançamento de Xataka marca o começo de um novo ciclo para a Webedia Brasil depois de um movimento que se iniciou há alguns anos de olhar para dentro, reorganizar nossas marcas e rever prioridades.

Assim, é a primeira vertical que trazemos em muitos anos, depois de algumas aquisições.

E chega em um momento em que muitas empresas diminuem recursos e encerram operações.

Portanto, 2024 está sendo um ano muito especial para nós.

Assim, alcançamos a liderança do Brasil em usuários impactados nas redes sociais e somos a 6ª maior propriedade digital do País, conforme a Comscore.

Ainda, tivemos desafios de adaptação às mudanças do Google, Discover e novos interesses das audiências, mas nossos times reagiram de maneira rápida e assertiva para corrigir a rota e os resultados apareceram.

Mas, nossas marcas se firmaram na liderança de seus segmentos (conteúdo de games, food e movies) e fizemos recordes de audiência em quase todos os meses do ano.

Eventos proprietários

Além disso, em 2024 buscamos retomar e reforçar nosso relacionamento com o mercado (B2B) por meio dos nossos eventos proprietários (Conexão Webedia e Festa do IGN) e eventos externos de parceiros, após um período mais voltado para a reorganização interna.

De fato, para 2025, nosso foco é continuar quebrando recordes de audiência, inclusive com Xataka, e investir com força na creator economy.

Assim, estamos com  agenda de lançamento de IPs, projetos inéditos em parceria com creators já consolidados no mercado.

Dessa forma, vamos juntar a força das nossas comunidades, estrutura e expertises de produção com o desejo desses creators de criar algo único e personalizado.

 

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