Xbox Live vira canal de mídia no Brasil
Microsoft começa nesta quinta,15, a veicular publicidade na tela de entrada dos jogos; Fiat é a primeira cotista e também aproveita experiência do Kinect
Microsoft começa nesta quinta,15, a veicular publicidade na tela de entrada dos jogos; Fiat é a primeira cotista e também aproveita experiência do Kinect
Edianez Parente
15 de dezembro de 2011 - 8h00
Mal começou a ser fabricado no Brasil – a Microsoft iniciou em 5 de outubro sua montagem em planta nacional -, o console de videogames Xbox 360, quando conectado à internet, mostra-se como um novo veículo para a publicidade. O canal, denominado Xbox Live, reúne num mesmo ambiente conteúdos, entretenimento e interatividade. E a partir desta quinta-feira, 15, passa a exibir uma primeira campanha, da Fiat, um dos cotistas iniciais da nova plataforma da Microsoft no Brasil.
Como adicional, o anunciante de estreia do Xbox Live pode aproveitar-se também das possibilidades dadas pelo dispositivo Kinect – o sensor de movimentos que transfere os gestos do jogador a um avatar seu na tela –, que permite um engajamento emocional e também físico do jogador, sem necessidade de controles de mão (ou joysticks).
Marcos Swarowsky, diretor da divisão de Advertising & Online da Microsoft Brasil, conta que das quatro cotas inaugurais da plataforma colocadas à venda, além da Fiat, a Coca-Cola também assegurou a sua. Não por acaso, segundo ele, tratam-se de marcas que estão sempre atentas às inovações no segmento digital. De acordo com o executivo, pesquisas feitas globalmente pela Microsoft indicam que o tempo médio que os usuários do Xbox Live interagem com a publicidade oferecida é de cinco minutos.
Para Swarowsky, o que o console conectado oferece é uma plataforma de entretenimento e isto se traduz em seu poder como veículo. “Na verdade, com esse verdadeiro mídia center, a Microsoft se transforma num player de TV, que é também internet e também marketing digital. Passamos, sim, a brigar com verba de TV”, assinala.
Os valores das cotas não foram divulgados, nem mesmo o alcance da plataforma – a Micrsoft também não informa o número de aparelhos de Xbox já vendidos no País, mas basta uma visita ao comércio para verificar o apelo do produto nas lojas.
O usuário vai de crianças e adolescentes a adultos. De acordo com Swarowisky, os pacotes já negociados com os anunciantes valem para veiculação durante todo o primeiro semestre de 2012, e o dimensionamento do alcance pode ser calculado pelo inventário dos banners e impressões obtidas também nos atuais canais da parte web do MSN relacionado aos games.
Como vantagem ao anunciante, a aferição dos resultados é online – uma realidade no ambiente digital. Karin L. Torii, gerente de projetos de publicidade da Microsoft, diz que o desenvolvimento de experiências nestas plataformas demanda que todos os profissionais envolvidos trabalhem de forma conjunta, com a gigante de TI dando às agências o suporte necessário para que tudo funcione e dentro dos códigos de segurança que todo o sistema exige.
Segundo Swarowsky, são vários os formatos possíveis para os anunciantes, desde o banner até colocação de prêmios para avatares de jogadores que usem as marcas em algum produto na tela, por exemplo.
Novo Palio
A Fiat – anunciante tradicionalmente presente em iniciativas que incluam as palavras digital, inovação e game – aderiu à proposta que lhe foi levada pela Microsoft via AgênciaClick. A agência, então, em aproximadamente 45 dias, desenvolveu uma experiência de passeio pela linha de montagem do novo Palio que será levada à tela do game de acordo com a vontade do jogador.
Guilherme Horácio, diretor de mídia da AgênciaClick, conta que a busca pelos momentos de engajamento maior do consumidor é incessante: “Estávamos querendo aproveitar a experiência do Kinect, e quando a Microsoft apresentou a oportunidade, abraçamos a causa”. No caso da montadora, as datas de lançamento da plataforma e do novo modelo do carro também casaram. Segundo Horácio, a aposta é atingir os usuários de 18 até 50 anos.
Para a compra de mídia, o alcance do website do Xbox Live no Brasil, que é de 600 mil unique visitors, foi um grande indicativo para as estimativas. “Com certeza este tipo de experiência traz um retorno para a marca, e mais esta inovação trará uma associação muito forte para a Fiat”, assinala Horácio.
Microsoft Brasil
Em almoço de final de ano nesta semana, o CEO da Microsoft Brasil, Michel Levy, destacou o bom momento por que passa a empresa no País, e diz que desde que o Xbox passou a ser produzido aqui, as vendas só aumentam – ele porém não dá números. O preço do console está 40% menor do que quando era importado.
“A operação da Microsoft Brasil tem presença muito signifiicativa para a corporação e está entre as dez maiores do mundo”, relata. O CEO destacou como fatos importantes de 2011 a capacitação local, e o lançamento do produto Office 365, que de acordo com ele propicia a qualquer organização, independentemente do tamanho, usufruir da mesma tecnologia de ponta. “Somos cada vez mais uma empresa de serviços e não de software”, apontou. Outro ponto de confiança da Microsoft está no novo sistema operacional Windows Phone 7, além do vindouro Windows 8 – ainda sem data para ser lançado.
Data Center
Em janeiro, a Microsoft inaugura um DataCenter, na região da avenida Berrini, na capital paulista, que vai funcionar como um centro de experimentações para clientes e parceiros da empresa, para testes e simulações. Na América Latina, apenas o México dispõe de central semelhante.
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