Assinar

Xbox Live vira canal de mídia no Brasil

Buscar

Xbox Live vira canal de mídia no Brasil

Buscar
Publicidade
Mídia

Xbox Live vira canal de mídia no Brasil

Microsoft começa nesta quinta,15, a veicular publicidade na tela de entrada dos jogos; Fiat é a primeira cotista e também aproveita experiência do Kinect


15 de dezembro de 2011 - 8h00

Mal começou a ser fabricado no Brasil – a Microsoft iniciou em 5 de outubro sua montagem em planta nacional -, o console de videogames Xbox 360, quando conectado à internet, mostra-se como um novo veículo para a publicidade. O canal, denominado Xbox Live, reúne num mesmo ambiente conteúdos, entretenimento e interatividade. E a partir desta quinta-feira, 15, passa a exibir uma primeira campanha, da Fiat, um dos cotistas iniciais da nova plataforma da Microsoft no Brasil.

Como adicional, o anunciante de estreia do Xbox Live pode aproveitar-se também das possibilidades dadas pelo dispositivo Kinect – o sensor de movimentos que transfere os gestos do jogador a um avatar seu na tela –, que permite um engajamento emocional e também físico do jogador, sem necessidade de controles de mão (ou joysticks).

Marcos Swarowsky, diretor da divisão de Advertising & Online da Microsoft Brasil, conta que das quatro cotas inaugurais da plataforma colocadas à venda, além da Fiat, a Coca-Cola também assegurou a sua. Não por acaso, segundo ele, tratam-se de marcas que estão sempre atentas às inovações no segmento digital. De acordo com o executivo, pesquisas feitas globalmente pela Microsoft indicam que o tempo médio que os usuários do Xbox Live interagem com a publicidade oferecida é de cinco minutos.

Para Swarowsky, o que o console conectado oferece é uma plataforma de entretenimento e isto se traduz em seu poder como veículo. “Na verdade, com esse verdadeiro mídia center, a Microsoft se transforma num player de TV, que é também internet e também marketing digital. Passamos, sim, a brigar com verba de TV”, assinala.

Os valores das cotas não foram divulgados, nem mesmo o alcance da plataforma – a Micrsoft também não informa o número de aparelhos de Xbox já vendidos no País, mas basta uma visita ao comércio para verificar o apelo do produto nas lojas.

O usuário vai de crianças e adolescentes a adultos. De acordo com Swarowisky, os pacotes já negociados com os anunciantes valem para veiculação durante todo o primeiro semestre de 2012, e o dimensionamento do alcance pode ser calculado pelo inventário dos banners e impressões obtidas também nos atuais canais da parte web do MSN relacionado aos games.

Como vantagem ao anunciante, a aferição dos resultados é online – uma realidade no ambiente digital. Karin L. Torii, gerente de projetos de publicidade da Microsoft, diz que o desenvolvimento de experiências nestas plataformas demanda que todos os profissionais envolvidos trabalhem de forma conjunta, com a gigante de TI dando às agências o suporte necessário para que tudo funcione e dentro dos códigos de segurança que todo o sistema exige.

Segundo Swarowsky, são vários os formatos possíveis para os anunciantes, desde o banner até colocação de prêmios para avatares de jogadores que usem as marcas em algum produto na tela, por exemplo.

Novo Palio

A Fiat – anunciante tradicionalmente presente em iniciativas que incluam as palavras digital, inovação e game – aderiu à proposta que lhe foi levada pela Microsoft via AgênciaClick. A agência, então, em aproximadamente 45 dias, desenvolveu uma experiência de passeio pela linha de montagem do novo Palio que será levada à tela do game de acordo com a vontade do jogador.

Guilherme Horácio, diretor de mídia da AgênciaClick, conta que a busca pelos momentos de engajamento maior do consumidor é incessante: “Estávamos querendo aproveitar a experiência do Kinect, e quando a Microsoft apresentou a oportunidade, abraçamos a causa”. No caso da montadora, as datas de lançamento da plataforma e do novo modelo do carro também casaram. Segundo Horácio, a aposta é atingir os usuários de 18 até 50 anos.

Para a compra de mídia, o alcance do website do Xbox Live no Brasil, que é de 600 mil unique visitors, foi um grande indicativo para as estimativas. “Com certeza este tipo de experiência traz um retorno para a marca, e mais esta inovação trará uma associação muito forte para a Fiat”, assinala Horácio.

Microsoft Brasil

Em almoço de final de ano nesta semana, o CEO da Microsoft Brasil, Michel Levy, destacou o bom momento por que passa a empresa no País, e diz que desde que o Xbox passou a ser produzido aqui, as vendas só aumentam – ele porém não dá números. O preço do console está 40% menor do que quando era importado.

“A operação da Microsoft Brasil tem presença muito signifiicativa para a corporação e está entre as dez maiores do mundo”, relata. O CEO destacou como fatos importantes de 2011 a capacitação local, e o lançamento do produto Office 365, que de acordo com ele propicia a qualquer organização, independentemente do tamanho, usufruir da mesma tecnologia de ponta. “Somos cada vez mais uma empresa de serviços e não de software”, apontou. Outro ponto de confiança da Microsoft está no novo sistema operacional Windows Phone 7, além do vindouro Windows 8 – ainda sem data para ser lançado.

Data Center

Em janeiro, a Microsoft inaugura um DataCenter, na região da avenida Berrini, na capital paulista, que vai funcionar como um centro de experimentações para clientes e parceiros da empresa, para testes e simulações. Na América Latina, apenas o México dispõe de central semelhante.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também