Yahoo adota métrica de viewability
Portal anuncia que passará a cobrar de seus anunciantes pela visualização efetiva das peças publicitárias em sua página
Portal anuncia que passará a cobrar de seus anunciantes pela visualização efetiva das peças publicitárias em sua página
Meio & Mensagem
25 de junho de 2014 - 10h34
Em uma tentativa de valorizar o meio Internet e mostrar aos anunciantes que as verbas direcionadas à web podem ter um valor maior, o Yahoo anunciou que passará a cobrar apenas pelos anúncios que forem efetivamente visualizados pelos leitores.
Chamado de Prime View, a ferramenta de viewability do Yahoo é um passo significativo para a indústria digital, uma vez que a companhia é um dos maiores negociadores de publicidade online do mundo. A adoção da ferramenta seria uma maneira de contrariar a ideia de que grande parte dos anúncios online passam despercebidos pelos usuários. Apesar da inovação, o Prime View possui alguns recursos limitados em comparação com algumas ferramentas já oferecidas no mercado, como a do Google.
O termo viewability tem sido frequente entre os debates do universo digital, uma vez que os anunciantes conservam a impressão de que muitos de seus anúncios ficam “invisíveis” nas telas. No ano passado, a ComScore avaliou que 54% dos anúncios online podem nunca ser vistos pelos usuários da web.
Entidades do mercado, como o Interactive Advertising Bureau (IAB) vem tentando organizar esforços para resolver essa questão da visibilidade nos anúncios online. Neste ano, o Media Rating Council, especializado na definição de padrões do setor da mídia, estabeleceu um conceito para a discussão: se pelo menos 50% de uma peça publicitária ficar diante do usuário, na tela, por um segundo, ela já é considerada “visível”. A nova ferramenta do Yahoo, credenciada pelo Media Rating Council, adota esse padrão.
Apenas os anunciantes que compram mídia diretamente do time de vendas do Yahoo, nos Estados Unidos, terão o direito de utilizar a métrica do Prime View, de acordo com Eric Lange, VP de produtos publicitários do Yahoo. E esses serão limitados aos anúncios previstos no inventário do portal que contemplam essa tecnologia de visibilidade.
Por enquanto, a nova tecnologia aplica-se somente aos sites do Yahho visualizados em computadores e notebooks, não valendo para as versões mobile. Sites de terceiros que utilizam a tecnologia do Yahoo para vender anúncios publicitários também não podem fazer uso da métrica.
Com informações do Advertising Age.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King