Cães Robôs aquecem primeiro dia do MWC 2023
Cães robôs, fofinhos e interativos, brincando e dançando com os visitantes, também foram uma sensação na área de exposições
Cães robôs, fofinhos e interativos, brincando e dançando com os visitantes, também foram uma sensação na área de exposições
28 de fevereiro de 2023 - 12h26
*Por Valéria Carrete, Chief Revenue Officer da R2U e Chief Metaverse Officer da Converge, e Giovanni Abeni, Head de Tecnologia e Operações da R2U e da Converge
O Mobile World Congress 2023 confirmou todas as expectativas de retomada da grandiosidade do evento, com estandes imensos, comitivas de todo o mundo, pré-eventos e after parties agitando a linda Barcelona.
Mas não foram apenas as festas que aqueceram os visitantes. Cães robôs, fofinhos e interativos, brincando e dançando com os visitantes, também foram uma sensação na área de exposições.
Apesar do frio e da neve cobrindo a cidade, a presença maciça dos participantes mostrou a relevância do MWC 2023. E não é para menos. Os estandes de conectividade, 5G, infraestrutura de rede e as big techs estão dominando o evento, atraindo a curiosidade do público com seus mais recentes produtos e serviços.
O primeiro dia do evento contou com apresentações de importantes empresas de tecnologia e telecomunicações, como a Telefónica, que mostrou como a telepresença holográfica 3D, a captura volumétrica e a aplicação de IoT, inteligência artificial, cloud e blockchain podem trazer inovação e disrupção para diversos setores, desde a agricultura até a telepresença.
Dois importantes keynotes abordaram temas como o metaverso, 5G, inteligência artificial e sustentabilidade. Na sessão inaugural do MWC 2023, o presidente da Telefónica e da GSMA, José María Álvarez-Pallete, apresentou a iniciativa GSMA Open Gateway, que busca unir empresas de telecomunicações, indústria, grandes empresas de tecnologia e desenvolvedores para criarem juntos o futuro digital
No keynote Vision of an Open Future, o diretor geral da GSMA, Mats Granryd, junto com outras lideranças do setor, como o CEO da Telefónica, apresentaram o futuro da tecnologia, com foco no metaverso, 5G, inteligência artificial e sustentabilidade. Granryd afirmou que estamos apenas no começo de uma nova era de exploração, na qual os que se arriscam podem liderar o caminho e descobrir novas oportunidades que levarão a sociedade a um futuro mais próximo e sustentável.
O Brasil marcou presença com uma delegação que incluiu Ruben Delgado, presidente da Softex, que acompanhou a reunião setorial com representantes do Ministério das Comunicações, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, empresas de telecomunicações e empresários do setor. No período da tarde, os parlamentares visitaram o estande Brasil IT+ e conheceram detalhes das soluções das 20 empresas expositoras.
No segundo keynote do dia da abertura, Delivering the Digital Decade, o CEO da Deutsche Telecom, Timotheus Höttges, e o CEO da Ericsson Group, Börje Ekholm, chamaram a atenção da comunidade de mobile para o fato de que hoje quem monetiza a rede 5G e ganha em cima da infraestrutura são as OTT, as empresas de streaming, e quem investe na rede, as operadoras, acaba não tendo retorno, algo que já aconteceu com a Internet e que, na visão dos executivos, não pode se repetir.
O primeiro dia do MWC 2023 foi apenas o começo de uma série de novidades e inovações que estão transformando a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. As novas tecnologias apresentadas prometem revolucionar diversos setores, trazendo um futuro mais próximo e sustentável para a sociedade.
¡Sigue con nosotros para descubrir más avances y sorpresas en los próximos días del Mobile World Congress 2023 en Barcelona!
Compartilhe
Veja também