O que esperar do maior evento de conectividade do mundo?
A tecnologia e todo o ecossistema envolvido vão ocupar grande parte das palestras e debates
A tecnologia e todo o ecossistema envolvido vão ocupar grande parte das palestras e debates
27 de fevereiro de 2023 - 9h25
Novamente o tema 5G será o centro das atenções no Mobile World Congress (MWC) deste ano. A tecnologia e todo o ecossistema envolvido vão ocupar grande parte das palestras e debates. Mas o 5G não foi o centro das atenções no último ano? Foi! Porém vamos iniciar este evento com um cenário muito diferente.
Nos últimos 12 meses, a ativação de redes 5G e o lançamento de dispositivos acelerou a massificação da tecnologia em alguns países e o amadurecimento em outros.
O evento desse ano vem para consolidar o tema 5G e não apenas posicioná-lo, como foi em 2022. Segundo a GSA (Global Mobile Suppliers Association), iniciamos fevereiro de 2023 com 519 operadoras em 156 países, investindo em redes 5G, seja em fase de testes, planejamento, implantação ou já em operação comercial. O número de dispositivos com suporte a 5G disponíveis comercialmente cresceu 49% nos últimos 12 meses. E iniciamos o mês de fevereiro de 2023 com um ecossistema composto por 1.477 dispositivos 5G que incluem smartphones, laptops, tablets, FWA CPEs etc.
Esse efeito no mercado brasileiro é bem evidente. Antes de iniciar a edição do evento em 2022, o país contava com 1,6 milhões de acessos 5G (todos NSA) e, hoje, já contamos com 5,7 milhões de acessos, incluindo a ativação do standalone, um crescimento de 238% em 12 meses. Naquele ano, o país contava com 27 cidades liberadas para usar o 5G, agora vamos iniciar o evento de 2023 com 487 cidades liberadas pela ANATEL. Vale também comparar a quantidade de celulares com suporte à 5G homologados pela Anatel. Hoje, contamos com 109 dispositivos em fevereiro de 2022; o número antes era de apenas 16 dispositivos, o que representa um crescimento de 581%.
Outro ponto interessante a observar é que agora temos um novo público-alvo. A cada ano, o evento deixa de ser focado exclusivamente em operadoras de rede móvel, fabricantes de dispositivos ou provedores de tecnologia. O mercado empresarial, como um todo, ocupa cada vez mais espaço. E podemos explicar esse fenômeno quando observamos que empresas, principalmente dos setores da indústria, varejo, financeiro e saúde, possuem mais conexão com a aplicação do 5G e com a chegada de tecnologias emergentes, já que apostam no avanço da transformação industrial, sociedades avançadas e a nova era de experiências e imersão.
Uma coisa é certa: Sociedades Avançadas (Saneamento Inteligente, Segurança Pública Inteligente, Redes Elétricas inteligentes, Prevenção de desastres naturais etc.), Conectividade Sustentável, Monetização do 5G, Metaverso, Mobilidade Inteligente e a revolução na indústria vão ocupar a agenda do evento de uma forma mais presente.
Ah, e tem também assunto novo chegando para a discussão: o 6G que ainda não é a estrela do show, mas já ocupa um papel importante como coadjuvante. Então, agora é acompanhar de perto as novidades que vão aparecer no evento e compartilhar por aqui. Até breve!
Compartilhe
Veja também