Tecnologia e futuro
MWC 2023 reúne 80 mil profissionais de olho no futuro da tecnologia móvel
MWC 2023 reúne 80 mil profissionais de olho no futuro da tecnologia móvel
23 de fevereiro de 2023 - 10h14
“Speed” é o tema do Mobile World Congress, o maior congresso internacional de tecnologia móvel, que está de volta à sua plenitude na próxima semana depois de ter sido cancelado em 2020 e realizado em formato híbrido em 2021 por conta da pandemia do coronavírus.
A expectativa da GSMA, organizadora do evento, é reunir em Barcelona, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, cerca de 80 mil participantes de todo mundo, gerando um impacto econômico de mais de 350 milhões de euros e mais de 7,4 mil empregos temporários.
A palavra Speed tem o intuito de reforçar que o evento irá congregar todas as indústrias e serviços que usam o mobile para impulsionar a inovação e o progresso; e não somente os players diretamente envolvidos com a tecnologia móvel.
Mais de 40% dos mais dos 1 mil palestrantes confirmados para o evento são oriundos de uma ampla variedade de áreas, incluindo nomes como desde o CEO da gigante marítima Maersk, Vincent Clerc, até a presidente e CEO da empresa sueca de energia Vattenfall, Anna Borg.
E para assegurar diversidade dentro do tema principal da “Velocidade” foram definidas cinco trilhas de temas: Aceleração 5G, Realidade+, Fintech, Openet e Tudo Digital.
A diversidade do evento estará também representada em seus mais de 2 mil expositores, trazendo não apenas as principais empresas de tecnologia móvel do mundo, como também empresas de transporte, finanças e logística.
Além disso, haverá um novo espaço, batizado de “Jornada ao Futuro”, onde os participantes poderão descobrir exemplos imersivos do futuro da tecnologia em áreas como saúde e indústria.
Outra novidade desta edição será a realização do FC Barcelona Sports Tomorrow Congress, que será focado na tecnologia aplicada ao esporte, inclusive a tokenização de clubes.
Para os empreendedores, o 4YFN (Four Years From Now) ocupará um pavilhão com mais de 700 empresas, 300 palestrantes e um programa de investidores com mais de 1 mil participantes internacionais que terão a oportunidade única de fazer contatos com 1.200 startups.
Àqueles preocupados com o “fosso digital” também haverá um espaço dedicado a como reduzi-lo. Em um mundo cada vez mais alavancado pela tecnologia, a redução desse gap é condição “sine qua non” para um futuro de sucesso para as nações.
Embora ainda existam limitações devido ao coronavírus, o MWC espera ver um importante número de participantes chineses, uma vez que as restrições de viagens para este público foram suspensas.
A Huawei aumentou em 50% o tamanho do seu estande, que será o maior da feira. Inclusive, o estande do Brasil IT+, onde as startups brasileiras ficarão hospedadas, é bem ao lado dessa gigante. No mesmo movimento, a coreana Samsung também amplia em 50% seu espaço e terá a maior área em todos os anos em que participou do evento.
O Mobile World Congress 2023 promete ser um evento imperdível para os apaixonados por tecnologia e inovação. Com a diversidade de palestrantes, expositores e temas, há sempre algo interessante para desvendar. Este é o momento de se conectar com as mentes mais brilhantes do setor e estar na vanguarda das tendências tecnológicas.
Nós, da R2U e da Converge, estaremos por lá acompanhando tudo de perto por meio do programa de Internacionalização promovido pela Brasil IT+ e Softex. Seremos 20 empresas, entre aquelas focadas em software, serviços de TI, startups e scale-ups, todas com soluções incríveis e que participarão da feira dentro do espaço da Brasil IT+.
Aceitamos entusiasmados o convite e o desafio do Meio & Mensagem de fazer uma cobertura in loco do evento. Obrigada! Nos acompanhe por aqui para saber tudo que está rolando em Barcelona, as novidades, os grandes destaques, as últimas tecnologias, os painéis mais disputados.
Hasta la vista!
Compartilhe
Veja também