Agora, imagina na Copa!
O que pode esperar (ou não) quem vai consumir o mundial in loco, no Catar
O que pode esperar (ou não) quem vai consumir o mundial in loco, no Catar
Desde que voltei do Catar, as pessoas não param de me perguntar sobre esse país que em pouco tempo os olhos do mundo inteiro estarão voltados para ele. Sim! Eu fui visitar o país sede da Copa do Mundo de 2022, mais precisamente entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro.
As curiosidades sobre o Catar são muitas e independente da minha resposta todas as pessoas param e imaginam: como será durante a Copa?
Então, decidi escrever esse artigo para falar um pouco sobre essa incrível viagem que fiz, resumir as perguntas mais frequentes e, lógico, tentar imaginar como será durante a Copa do Mundo.
Vamos lá…
Começar do início. Sim, tem voo direto de São Paulo para Doha. A viagem é um pouco cansativa, pois são mais de 14 horas de trajeto.
Agora, imagina na Copa! Ninguém vai ligar de ficar tanto tempo dentro do avião, afinal estarão a caminho da Copa do Mundo.
E o clima? É muito quente?
Muuuuuito. E sempre que respondo, as pessoas logo relativizam: nós somos brasileiros, estamos acostumados com o calor do Rio, Salvador, Recife e etc.
Meus amigxs, sinto informar, mas o calor de lá é muito pior do que eu imaginava antes de ir. Temperaturas que chegam a 40º, mas com sensação térmica de 50º ou mais. Realmente uma grande sauna com sol na cabeça.
Agora, imagina na Copa! Por uma sábia decisão, a Copa do Mundo acontecerá durante os meses de novembro e dezembro. E aí as temperaturas são bem mais amenas, até mesmo fazendo frio durante a noite.
E os estádios? Estão prontos?
Visitei três deles: o Al Bayt, Lusail e o Al Thumama. Todos com uma superestrutura, logicamente faltando alguns detalhes e pequenas reformas, mas com certeza todos suntuosos, como quase tudo no Catar. E preparados para receber a Copa.
Agora, imagina na Copa! Não acredito que os estádios serão um problema para a Copa, estarão todos finalizados e prontos para receber os melhores jogadores do mundo. O que mais me preocupa é o trânsito de veículos para chegar aos estádios, mesmo com um transporte público de qualidade, com faixas exclusivas durante o evento, o número de visitantes será estrondoso para o tamanho do Catar.
Dá para beber no Catar? Aliás, essa é a pergunta que mais me fazem!
Siiiiiiimmmmmm. Podem acalmar os corações, é possível sim beber no Catar. Todos os hotéis considerados internacionais podem vender bebida alcoólica. Logicamente, apenas dentro das áreas destinadas para esse consumo (bares). Nos outros locais do hotel e em todo o Catar, apenas bebidas sem álcool.
Agora, imagina na Copa! Então, tudo indica que na Copa será ainda melhor! A área em West Bay, que estará fechada para o evento, parece que terá autorização para vender bebida alcoólica. Como tudo no Catar, as coisas podem mudar de uma hora para a outra, mas acredito que nessa área realmente será possível o consumo de álcool.
As mulheres precisam usar véu nas ruas?
Quando comparado aos seus vizinhos Arábia Saudita e Irã, o Catar é realmente mais flexível em relação às turistas que visitam o país. Por se tratar de um governo absolutista, onde o Islã não é só maioria, mas também o modo de vida, a população local segue um código de vestimenta rígido, baseado na tradição islâmica.
As turistas que vi durante a minha visita estavam em sua maioria com roupas que cobriam as pernas e os ombros. Vi também turistas com os ombros e pernas de fora, mas preciso assumir que não era algo comum.
O véu não é necessário, exceto se o objetivo for visitar uma mesquita.
Agora, imagina na Copa! Essa é uma resposta difícil de dar, pois durante a Copa a população no Catar vai dobrar de tamanho. Teremos turistas do mundo inteiro e acredito que eles serão ainda mais flexíveis durante esse período. Isso é apenas uma crença, difícil de cravar.
E os torcedores LGBTQIAP+? Serão bem-vindos?
A verdade é que o Qatar tem leis arcaicas e considera a homossexualidade ilegal e punível com até sete anos de prisão. Porém, as autoridades locais vêm afirmando que pessoas de todas as orientações sexuais serão bem-vindas para o Mundial.
A FIFA disse estar “confiante de que todas as medidas necessárias estarão em vigor para os torcedores LGBTQIAP+, para que eles, como todos os outros, possam se sentir bem-vindos e seguros durante o campeonato”.
A entidade máxima do futebol também ressaltou que qualquer forma de discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero é “estritamente proibida”. Então, vamos torcer para que essa promessa seja efetivamente cumprida.
Mas, e aí? A Copa vai ser legal no Catar?
Sim!! Apesar das diferenças culturais, que acreditem, são muitas, ao final da Copa teremos realizado algo histórico para a região. Levar um evento desse porte para um país ambicioso como o Catar, que busca como próximo feito realizar uma Olimpíadas, aproximará mundos que muitas vezes parecem tão distantes através de uma conexão verdadeira: o esporte!
No final das contas, vivenciar durante alguns dias a atmosfera que vai receber o maior evento do futebol mundial foi uma grande oportunidade para mim, para a DM9 e a para a Claro Brasil. São essas experiências que aguçam nosso olhar sobre diferentes contextos e nos preparam para atuar em algo dessa magnitude.
E que venha o hexa!
Compartilhe
Veja também