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Opinião

Modelo publicitário precisa mudar

Medir resultados na publicidade sempre foi de extrema importância; a diferença é que agora isso precisa acontecer de forma transparente para todos, do consumidor ao anunciante


10 de maio de 2019 - 9h00

(Crédito: Rawpixel/Pexels)

O setor de mídia está atravessando em todo o mundo, e também no Brasil, um período de intensa transformação. Os modelos de negócios atuais estão sob pressão, muitas organizações têm dificuldades para se adaptarem e inovarem na mesma velocidade e, principalmente, protagonizarem uma mudança realmente exitosa.

Cada vez mais é importante que agências, veículos e anunciantes discutam estratégias conjuntas e experiências bem-sucedidas. Somente assim será possível repensarem estruturas de gestão e direcionarem formatos operacionais mais próximos aos consumidores para enfrentarem os desafios que estão reinventando a comunicação e forçando ações mais assertivas e rentáveis.

Hoje, a análise de dados é um grande determinante do sucesso de campanhas publicitárias ao extrair informações sobre os públicos, localizar potenciais clientes, personalizar ofertas e engajar pessoas. Ainda assim, é imprescindível determinar o que fazer com as novas informações para que forneçam as percepções corretas e embasem estratégias disruptivas.

Por essas razões, agências, anunciantes e mídias precisam operar como um ecossistema, demandando uma atuação mais transparente. A exigência por integridade é ainda maior quando essas agências fazem parte de grupos globais. Na prática, quanto mais transparência, mais credibilidade nesse setor em que credibilidade é determinante ao sucesso.

Além da transparência, que deve estar presente em todas as etapas da publicidade, como contratação, produção, remuneração e veiculação, o compliance também passou a ser estratégico para as agências e compreendido como um importante diferencial que os grandes anunciantes procuram.

Embora o cenário seja complexo, pode oferecer uma oportunidade de reinvenção, com readequação de modelos e processos. Cada ação deve ser conduzida para mitigar riscos e resgatar a essência do negócio. É por isso que os anunciantes querem ter clareza sobre o retorno de investimentos em publicidade, especialmente nas mídias digitais.

Medir resultados na publicidade sempre foi de extrema importância, a diferença é que hoje, com todos os dados e as tecnologias disponíveis, isso precisa acontecer de forma transparente e íntegra para todos envolvidos, do consumidor ao anunciante.

O setor de mídia não é o único que precisa de transformação. Vários segmentos estão sendo desafiados pela necessidade de impor negócios inovadores, rentáveis e transparentes. O processo é muito rápido e, quanto mais tradicional e maior uma empresa é, provavelmente mais dores ela terá para fazer a transição. Esse movimento envolve uma demanda de aculturamento e renovação de processos com o risco inerente de que negar isso e não se alinhar às tendências pode comprometer o futuro das empresas.

*Crédito da imagem no topo: Rawpixel/iStock

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