Assinar

Mulheres donas de si e do seu próprio negócio

Buscar

Mulheres donas de si e do seu próprio negócio

Buscar
Publicidade
Opinião

Mulheres donas de si e do seu próprio negócio

Ainda somos muito cobradas, seja na vida pessoal ou profissional, mas estamos abrindo muitos caminhos para que outras mulheres tenham as suas jornadas de sucesso


18 de novembro de 2022 - 6h00

 (Crédito: Alphavector/Shutterstock)

Coragem para inovar e empreender é o que não falta em nós, mulheres. Mesmo com a vida agitada e tendo que conciliar o trabalho, nossa vida pessoal e a criação dos filhos, muitas de nós decidimos que empreender é o nosso caminho.

Sabemos que este não é um caminho fácil a ser trilhado. Pesquisas realizadas pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) nos mostram o quão difícil é equilibrar a administração dos negócios e as demais funções não remuneradas de cuidado, cenário piorado com a pandemia e que varia muito de acordo com a classe social.

A porcentagem das mulheres que empreendem por necessidade ou por oportunidade são bem semelhantes: ambas representam 46% na pesquisa realizada pelo IRME, e claramente a grande maioria das entrevistadas sabe que é tão capaz ou mais de empreender do que os homens, porém entendem que enfrentam mais dificuldades.

Mas apesar deste panorama social apresentado pela pesquisa, nós que persistimos no sonho de empreender comemoramos o Dia do Empreendedorismo Feminino pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebrado anualmente no dia 19 de novembro. É uma data que atrai a atenção mundial para o impacto econômico e social deste movimento e fortalece o protagonismo feminino nos negócios.

O avanço das mulheres empreendedoras é promissor. A plataforma Crunchbase nos apresenta dados em que as startups criadas por mulheres, nos últimos 10 anos, tiveram 8 vezes mais investimentos e são vistas com bons olhos, porque, de acordo com um estudo desenvolvido pela Boston Consulting Group, são mais rentáveis a longo prazo. Este contexto para nós é muito importante, pois estamos inseridas na era das inovações, startups e hubs de inovação. As organizações estão olhando para o futuro dos negócios, para sistemas que aprimorem processos, serviços e produtos e que juntos se transformem em mais oportunidades de trabalho.

Todos estes dados mostram que o caminho é longo, mas por outro lado existe a certeza de que pode ser muito próspero. No mundo em que vivemos hoje, ainda seremos muito exigidas e cobradas, não importa se na vida pessoal ou profissional, mas apesar de tudo, estamos abrindo caminhos para que outras mulheres tenham as suas jornadas mais leves e de muito sucesso. Nós temos como característica a resiliência e persistência e, consequentemente, carregamos conosco a marca do sucesso. Que possamos sempre impulsionar e ajudar umas às outras para que no futuro estejamos cada vez mais em cargos de liderança e à frente de empresas transformadoras.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Influenciador não é só mídia

    Será que as marcas estão trabalhando marketing de influência da maneira correta?

  • Momento certo, pessoa certa e lugar certo

    Quando se planeja a mídia com base no comportamento real do consumidor, a conexão se torna mais autêntica e eficaz