Assinar

Transformação digital já é uma realidade

Buscar

Transformação digital já é uma realidade

Buscar
Publicidade
Opinião

Transformação digital já é uma realidade

Para onde caminha a humanidade e quais são os impactos que a tecnologia vai deixar em nossas vidas?


26 de março de 2019 - 17h55

(Crédito: Pixabay/Pexels)

Vim para Salt Lake City para vivenciar o Domopalloza, evento que reúne profissionais de marketing do mundo todo para discutir o que vem pela frente para a Era 6.0. Para me reciclar e buscar novidades para o mercado brasileiro. Em três dias, encontrei pessoas de diversos lugares do mundo e percebo que todas têm algo em comum e desejam um mundo mais humano, mais justo.

Em tempos de inteligência artificial (IA), fico imaginando para onde caminha a humanidade e quais são os impactos que a tecnologia vai deixar em nossas vidas. Ver o crescimento de profissionais engajados na humanização das coisas me dá esperança de dias melhores. Como os dados podem ajudar um time de futebol? Ou uma gravadora ou até mesmo o supermercado? Já imaginou você pode integrar seu estoque e diminuir o desperdício de alimentos?A tecnologia hoje permite quase tudo. Tudo é passível de ser conectado e é possível conectar todos seus dados em uma plataforma que unifica, cruza, divulga e visualiza os dados de sua empresa com o seu plano de negócio. Seja ele qual for. Desde o tio da quitanda ao cofres de um banco.

O time de basquete Utah Jazz utiliza ferramenta de dados para acompanhar a lotação do estádio em tempo real, dando desde a ocupação até a receita gerada. Fico imaginando o time do Flamengo fazendo a mesma coisa no Maracanã. Ferramentas como essa nos permitem vigiar e diminuir a corrupção. Já imaginou o Palácio do governo integrando dados e disponibilizando em tempo real para a sociedade acompanhar? Esse tipo de plataforma tem sido um dos pontos principais para a transformação digital acontecer com essa velocidade.

Um dos grandes pontos da transformação digital é a infraestrutura na nuvem, pois, dessa forma, todos os dados coletados podem conversar entre si independentemente de onde vêm, trazendo assim muita agilidade e velocidade na consulta dos dados. Ter dados de vendas, marketing, RH, logística, vendas de ingressos, para ter uma visão única dos dados em uma única nuvem, agiliza muito o processo de tomada de decisão nas corporações.

Tarefas que eram feitas por especialistas técnicos como criação de data lakes e processos de extração de dados de sistemas de origem (ETL) são feitos de forma simples sem a necessidade de ter o conhecimento técnico na empresa. Com todos os dados integrados e unificados em um único lugar, é possível programar gatilhos para que o sistema faça ajustes ou dispare avisos aos responsáveis automaticamente.

*Crédito da imagem no topo: Rawpixel.com/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo