Credibilidade impulsiona publicidade viral
Sete em cada dez usuários online ativos, no Brasil, seguem ao menos um perfil agenciado pela Banca Digital
O mercado de comunicação e marketing acompanha os hábitos de consumo de seus públicos-alvo. Com o digital, a necessidade de seguir as tendências e imprimir reflexos da sociedade na publicidade ficou ainda mais latente. A Geração Z ganhou poder de compra, bem comoinfluência entre sua comunidade. Esses nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1995 e 2010, mostraram a importância da viralização e de conversas personalizadas e únicas entre marcas e consumidores.
De olho no potencial de redes sociais e em projetos de marketing digital com influenciadores surgiu a Banca Digital. A agência de marketing de influência, projeto do CEO Murilo Henare, integrado à Mynd, é responsável pelo agenciamento publicitário de 37 perfis de entretenimento — distribuídos pelo Instagram e Twitter —, que, juntos, contam com um alcance de mais de 76 milhões de seguidores. Entre o casting da Banca Digital, estão: Sincero Oficial, Miga Sua Loca, Lacerda e OMusoJoão.
A estrutura da agência foi construída com base na expertise de seus diretores: Felipe Filippelli, diretor comercial; Amanda Amorim, diretora corporativa; e Jonathan Balbuena, diretor de operações.
Conheça os serviços oferecidos pela Banca Digital
Cobertura de eventos
Com criatividade e postagens em tempo real, cria-se uma conexão com o público que está no local e em casa.
Lançamento de produto
Conteúdo para marcas que desejam divulgar e converter produtos, por meio de publicidade nos perfis do casting e de parceiros da Banca Digital.
Ativações em tempo real
Para ações, eventos e reality shows, os perfis da Banca Digital divulgam ativações relacionadas ao momento, ou seja, um cross entre o ao vivo e as redes sociais.
Ações de oportunidades
A partir da viralização de algum conteúdo, as marcas têm a possibilidade de usar desse momento para produzir uma publicidade.
Mídia para audiências
A Banca Digital fica à frente da compreensão dos objetivos de cada campanha, a fim de definir, junto ao time de criação, os perfis que podem integrar a ação, os melhores formatos de entrega e qual será o conteúdo. Tudo isso sem interferir editorialmente em nenhuma página.
Focada em construir conversas virais em formatos criativos e potencializar o alcance e frequência de campanhas de marcas e pessoas, a agência é referência em publicidade orgânica: no Brasil, sete em cada dez usuários ativos seguem, pelo menos, um perfil agenciado pela agência.
Esse modelo de negócio possibilita que a empresa entregue resultados que levam seu olhar e conhecimento midiático para diferentes audiências. Por conta disso, a Banca Digital já trabalhou com 40 das marcas mais valiosas do mundo.

Geração Z formenta mercado de influência e mostra importância de conversas personalizadas
Flashmob digital e viralização criativa
A notícia unida ao entretenimento é a fórmula perfeita para gerar interesse e engajar milhares de pessoas. “Por isso, o conteúdo produzido pela Banca Digital é único e possui alto potencial de viralização na internet. São nativos digitais influenciadores que sabem como fazer campanhas se destacarem e gerar uma conexão com o público”, diz Murilo.
Assim que uma marca contrata a Banca Digital, é montada uma estratégia de entrega via perfis que mais se encaixam com a ação, produto ou promocação. O conteúdo viraliza e, para quem segue mais que um perfil da agência, cria-se a sensação de que a web inteira está falando do mesmo assunto — o que a Banca Digital chama de flashmob digital.
Isso possibilita que o produto a ser consumido esteja frequentemente na cabeça do público final. Ou seja, estimula uma necessidade orgânica e aumenta as chances de compra. Além disso, por ter como alicerce a viralização criativa, intensifica a visibilidade e interação com a marca.

Ação para a Skol no perfil do influenciador João no Instagram
Ações orgânicas são mais aceitas
O marketing orgânico leva credibilidade e reputação digital às marcas. “Quando estamos no shopping e passamos perto de um cinema, uma das coisas que nos desperta a vontade de assistir um filme é o cheiro da pipoca. É uma forma de conteúdo orgânico: você é atingido por uma vontade até então inexistente, por algo que não está procurando. Ao realizar um paralelo com a publicidade, isso é muito parecido”, explica.
A agência percebeu que, quando a Geração Z sente a publicidade muito engessada, os nativos digitais acabam descartando ou ignorando o conteúdo. Por conta disso, a Banca Digital reforça a naturalidade em seu DNA, apresentando para o mercado perfis fortes em publicidade orgânica.
Banca Digital leva expertise ao Buzzfeed
Em 2022, Murilo Henare, CEO da Banca Digital, tornou-se sócio do Buzzfeed Brasil e alguns talentos da agência conquistaram um lugar especial no site.Entenda mais sobre a parceria:
Qual o papel do casting da Banca Digital no Buzzfeed Brasil?
Murilo Henare – Uma das principais responsabilidades do casting da Banca Digital é produzir materiais para as colunas proprietárias dentro do Buzzfeed Brasil, bem como testes e conteúdo dinâmicos. Tudo isso para levar um pouco da identidade das redes sociais para o veículo, por meio de diferentes formatos. Através dessa parceria, buscamos um espaço em que fosse possível ampliar nossa forma de produzir conteúdo e de atingir os diferentes públicos-alvo.
Como isso ajudará no conteúdo publicitário?
Murilo – O Buzzfeed torna-se mais uma mídia onde será possível trabalhar as campanhas. Poderemos realizar um cross entre as redes sociais, ao criar conteúdo no Instagram e para as colunas do site. Assim, entregaremos diferentes formatos para cada ação, evento ou produto. O veículo possui um grande alcance e relevância. Nosso papel com a amplificação dessas criações será essencial para abrir novas oportunidades de negócios, dentro da plataforma e para o casting.
O influencer certo para a ação certa
Neste caso, os formatos de entrega de conteúdo que mais se destacam são com perfis meméticos, que trabalham essencialmente os memes e possuem alto engajamento do público, além de retorno com trends virais; e com perfis que possuem personas que divulgam as notícias mais quentes, contadas a partir das características e do jeito único de cada um deles de se comunicar com seus seguidores, como Gina Indelicada, Nana Rude e Rainha Matos.
O próximo passo para o sucesso da campanha é encontrar o influencer que mais combine com a ação. De acordo com Murilo, essa etapa é sobre identificar alguém que esteja familiarizado com o tema e que possa se tornar o rosto do produto. “A garota propaganda das redes sociais é aquela que, ao olhar, exala conhecimento sobre o que está falando. Não é simplesmente um texto decorado e câmeras na posição certa. A marca que compreende isso entende o que são as redes sociais e como gerar valor com elas”, diz. Em campanhas para marcas de alcance nacional, a soma de saves e encaminhamentos pode chegar a 600 mil, número bem expressivo para ações publicitárias.
Entre os inúmeros cases de sucesso, a ação da Ame, que divulgou uma promoção de vodca, teve como resultado a conversão do produto no item mais vendido e estoque zerado no Shoptime. Esse cenário é potencializado quando se leva em consideração que os seguidores dos perfis da Banca Digital equivalem a 76 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 75% da base total de users do Instagram Brasil.
Jornalismo aliado à influência
As mudanças que as redes sociais e os nativos digitais trouxeram para o consumo de conteúdo afetaram diretamente o jornalismo. De olho nisso, a Banca Digital montou um Comitê de Ética e Jornalismo, que proporciona ao casting da agência conteúdo e orientações focadas em temas importantes e factuais.
A agência proporciona desenvolvimento, treinamento e monitoramento de influenciadores, a fim de que sigam as regulamentações, códigos de ética, normas e leis brasileiras vigentes no que tange a comunicação jornalística, informativa e publicitária. “A área jornalística tem sido essencial para que os perfis tenham um conteúdo apurado e pautado na veracidade dos fatos”, explica Murilo Henare, CEO da Banca Digital.
Cada perfil possui identidade e comunicação própria, pautadas pelo interesse do influenciador e da audiência. A Banca Digital não interfere editorialmente no posicionamento dos perfis. É possível encontrar cobertura de eventos, notícias sobre os reality shows, acontecimentosno mundo da cultura, pautas sociais e memes.
De criador de conteúdo a empresário
Linha do tempo: como a Banca Digital se transformou em uma das principais agências de marketing de influência do Brasil