Brand Voice
APRESENTA

Creators reescrevem as regras da construção de marca

A partir de dados estruturados pela BrandLovers, marketing de influência evolui, entrega ROI sustentado e transforma influenciadores em um vetor estratégico de brand lift

O marketing de influência tornou-se uma das engrenagens centrais da economia digital. É uma das frentes mais eficazes de brand lift, impulsionada pela capacidade dos creators de gerar atenção orgânica, continuidade narrativa e vínculos de confiança com a audiência.

A era dos “posts em troca de recebidos” ficou para trás: influenciadores passaram a operar como veículos de mídia profissionais, com padrões de entrega, métricas de eficiência e impacto real nas preferências e percepções de marca. A maioria dos criadores (92%) preferem pagamento fixo por publicação ou campanha e 64% priorizam parcerias contínuascom benefícios, de acordo com o levantamento Creator POV 2025, realizado pela BrandLovers, plataforma especializada em campanhas programáticas com influenciadores.

Segundo o estudo Beyond Engagement, campanhas com creators geram um efeito que se estende para métricas como alcance, lembrança e engajamento. Para cada ganho registrado no curto prazo, o efeito total ao longo dos meses é 3,35 vezes maior — indicador que supera o da TV (3,27 vezes) e o das transmissões ao vivo (2,56 vezes). Sob o aspecto de performance, o retorno imediato é semelhante ao da televisão tradicional, reforçando a maturidade da influência para entregar resultados rápidos e, ao mesmo tempo, construir marca no longo prazo.

Parte desse desempenho se explica pelo share de atenção orgânica que os creators concentram no ambiente digital. São eles que definem dinâmicas culturais, testam formatos, moldam conversas e conectam marcas a comunidades de maneira contínua, algo difícil de replicar nos canais tradicionais.

Apesar desse cenário, dados da BrandLovers mostram como o setor ainda é subaproveitado. A plataforma identificou que 85% das ativações ainda seguem restritas à lógica de performance. Até dois terços do orçamento podem ser desperdiçados por erros de seleção de perfis, precificação inadequada e segmentações pouco precisas.

“O grande desafio ainda é a mudança de mentalidade. O mercado enxerga os criadores como uma ferramenta tática e de curto prazo, quando, na verdade, são uma peça estrutural da construção de marca moderna. Os consumidores confiam muito mais na recomendação e na palavra de outras pessoas”, afirma Rapha Avellar, CEO da BrandLovers.

Criatividade redefine a relação entre marcas, creators e resultados

BrandLovers estrutura uma força criativa apoiada em tecnologia e dados, capaz de transformar campanhas em resultados financeiros mensuráveis

A força da criatividade no marketing de influência nasce da relação singular entre creators e suas comunidades, uma dinâmica baseada em interação contínua e na capacidade de testar formatos que realmente capturam atenção, em um ambiente marcado pela hiperfragmentação da mídia. É desse contexto que surge a excelência criativa, cada vez mais como um motor de resultado.

Para as marcas, participar desse ambiente não significa apenas ampliar visibilidade: significa acessar um vetor concreto de crescimento. A pesquisa The Creative Dividend mostra que a qualidade criativa influencia o lucro 12 vezes mais do que a definição do público-alvo. O estudo também aponta que campanhas com forte apelo emocional geram até 57% mais resultados de negócio e um retorno sob investimento (ROI) médio três vezes maior do que peças neutras — evidência de que criatividade é um ativo financeiro.

Esse entendimento já orienta estratégias de grandes anunciantes que investem, junto à BrandLovers, em compra de mídia com creators em escala, como pilar de construção de marca. L’Oréal, Mercado Livre e Coca- Cola estão entre as empresas que utilizam essa abordagem de forma contínua. “O poder da influência, não só de grandes nomes, mas de micro e nanos influenciadores, é o antigo boca a boca de uma maneira digital e verdadeira” disse Giovanna Miranda, head de media na Pepsico.

A arquitetura da nova mídia de influência

A tecnologia da BrandLovers corrige as principais ineficiências do setor, ao usar inteligência artificial (IA) para mapear audiência, contexto e eficiência de custo por visualização, permitindo que marcas gerenciem milhares de parcerias simultâneas dentro de uma única plataforma: a Creator Ads. A ferramenta reúne toda a operação em um fluxo integrado, trazendo padronização, previsibilidade e métricas comparáveis às de outras mídias digitais.

Rapha Avellar, CEO daBrandLovers: “Trabalhar com creators é uma frente always on do mix de mídia”

Rapha Avellar, CEO da BrandLovers: “Trabalhar com creators é uma frente always on do mix de mídia”

“O que estamos construindo é uma nova categoria de mídia, que é tão estratégica e mensurável quanto qualquer outro canal de comunicação. O desafio é educar o mercado para compreender isso. Trabalhar com creators não é uma ação pontual ou sazonal, é uma frente always on do mix de mídia, que deve estar presente o ano inteiro para impulsionar construção de marca, consideração e vendas de forma contínua”, afirma Avellar.