
Diageo Awards valoriza criatividade brasileira e profissionais de comunicação do seu ecossistema
Com oito categorias, primeira edição do prêmio reconheceu trabalhos para marcas da Diageo e se consolidou como plataforma de inspiração, impacto cultural e reconhecimento de agências, parceiros e times internos
A Diageo reuniu, na noite da última quarta-feira, 10, no Teatro Santos Augusta, em São Paulo, profissionais de marketing, comunicação e parceiros de agências para a primeira edição do Diageo Awards. Inédito no setor de bebidas premium, o prêmio, realizado em parceria com o Meio & Mensagem, foi criado para valorizar a criatividade e reconhecer os trabalhos desenvolvidos para marcas icônicas como Johnnie Walker, Old Parr, Tanqueray, Smirnoff e White Horse.
A iniciativa destacou o papel estratégico do ecossistema de marketing da companhia e se posicionou como um ambiente de inspiração de ideias, compartilhamento de repertório e geração de conversas. “Vejo o Diageo Awards como o início de um movimento que deve se repetir ano após ano, fortalecendo nossa ambição criativa e o reconhecimento aos talentos que caminham conosco. Mais do que premiar cases, este evento simboliza a forma como queremos atuar: de maneira colaborativa, aberta a ideias de diferentes frentes e comprometida em impulsionar o mercado de comunicação no Brasil.” afirmou Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil.

Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil, na primeira edição do Diageo Awards (crédito: Julia Bandeira)
Quando a criatividade vira prêmio: confira os cases vencedores
Campanhas de Johnnie Walker, Tanqueray e Smirnoff Ice, criadas por AlmapBBDO, Lema, Trine e Score Group, foram premiadas na estreia do Diageo Awards
O Diageo Awards contemplou oito categorias: Campanha 360º, Inovação, Relevância Cultural, Experiência & Performance, Influenciadores & Creators, Marketing Experimentation, Diversidade & Inclusão e Grand Prix – principal prêmio da noite, para destacar o projeto mais criativo da Diageo.
A grande vencedora da noite foi a campanha “Forte são elas”, de Johnnie Walker, assinada por AlmapBBDO e Lema, que levou o Grand Prix e venceu em Relevância Cultural e Diversidade & Inclusão. Protagonizada pela atriz Alice Braga, a ação, que envolveu diferentes frentes de comunicação, homenageou as conquistas femininas e respondeu a declarações machistas, transformando-se em um manifesto sobre igualdade.
O Grand Prix contemplou as agências vencedoras com uma viagem à Escócia, território símbolo da expertise da Diageo em destilados, e premiou o time interno com a oportunidade de participar do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2026, o maior e mais prestigiado evento global da indústria da publicidade e do marketing.

Times de marketing e das agências AlmapBBDO e Lema celebram a conquista do Grand Prix do Diageo Awards com a campanha “Forte são elas”, criada para Johnnie Walker (crédito: Julia Bandeira)
O case “Capa da Vogue com Malu Borges em um editorial de moda e drinks”, da Tanqueray e desenvolvido pela agência Trine, conquistou os prêmios de Inovação e Experiência & Performance. A iniciativa, criada para fortalecer o novo posicionamento da marca, uniu moda e coquetelaria em um projeto inédito na categoria, que incluiu a produção de um editorial especial na revista Vogue, com direito à capa. Na publicação, a influenciadora de moda Malu Borges foi fotografada apresentando clássicos da coquetelaria preparados com Tanqueray.
Além dessas conquistas, a marca de gin recebeu outros dois prêmios: um na categoria Influenciadores & Creators, com o projeto “Collab Tanqueray x Stanley exclusiva no The Bar”, também assinado pela Trine; e outro em Marketing Experimentation, com o case “Ativação espetacular em eventos, com destaque para o Baile da Arara”, desenvolvido pela Score Group.
A collab com a Stanley resultou na criação de uma taça de gin tônica capaz de manter a bebida gelada por até dez horas, unindo funcionalidade e desejo aspiracional. Com uma estratégia de influência para amplificar o lançamento, o item rapidamente viralizou nas redes sociais e esgotou em poucos dias no The-Bar, e-commerce da Diageo. Já a ativação no Baile da Arara apresentou a Cortina de Drinks, experiência lúdica e memorável que permitia ao público experimentar um drink surpresa ao tocar uma campainha.

Equipe da Tanqueray comemora os quatro prêmios conquistados no Diageo Awards, com projetos assinados pela Trine e pela Score Group (crédito: Julia Bandeira)
Na categoria Campanha 360º, a premiação teve um empate. Uma das ações vencedoras foi a “Bruninho/Blondinho”, assinada pela LePub, para Johnnie Walker. Para a turnê de Bruno Mars no ano passado, a marca criou o “Blondinho” – apelido para o drink com Johnnie Walker Blonde –, em alusão à forma como cantor é chamado no Brasil (Bruninho). Com ativações, mídia e redes sociais, a campanha ganhou grande repercussão nacional.

Equipes celebram o prêmio de Campanha 360º no Diageo Awards, com a ação “Bruninho/Blondinho”, criada para Johnnie Walker, pela LePub (crédito: Julia Bandeira)
A outra campanha que levou o troféu foi a “Ice é Smirnoff”, assinada pela AlmapBBDO, para Smirnoff Ice. A marca criou, na Avenida Paulista, o primeiro out-of-home (OOH) congelado do Brasil, transformando o painel do ponto de ônibus em gelo. A ação antecipou o lançamento de dois sabores – à medida que o gelo derretia, pistas eram reveladas sobre quais seriam as novidades.

Times de marketing e da agência recebem o troféu pela ação “Ice é Smirnoff”, da AlmapBBDO, para Smirnoff Ice (crédito: Julia Bandeira)
Diageo Awards provoca reflexão sobre criatividade e consumo responsável
Segundo Guilherme Martins, CMO de Marketing e Inovação da Diageo, o prêmio também tem a missão de provocar reflexão: “Queremos que nossos profissionais de marketing e parceiros sejam reconhecidos, mas também desafiados a irem além. O Diageo Awards não é apenas uma celebração, é um espaço de aprendizado e reflexão sobre o papel da criatividade na transformação do mercado de comunicação e no fortalecimento de nossas marcas. Cada case inscrito e cada troca com o júri, parceiros e colaboradores são oportunidades de inspiração para todos nós.”
O executivo apresentou ainda o corpo de jurados, composto por Alexandre Lemos, editor-chefe do Meio & Mensagem; Ana Gabriela Lopes, vice-presidente de marketing do iFood; Ana Moisés, diretora de marketing solutions Latam do LinkedIn; André Ferraz, country lead da Netflix Ads no Brasil; Cristina Naumovs, consultora de criatividade e inovação e fundadora da Apego Inc; Florence Scappini, vice-presidente de marketing do Grupo OLX; Giovanna Bressane, vice-presidente de marketing da Unilever; José Saad Neto, head de insights da GoAd; Juliana Cury, chief marketing officer (CMO) do Itaú; Luana Génot, CEO do Instituto Identidades do Brasil; Luiz Gustavo Pacete, editor de tecnologia e marketing da Forbes Brasil; Rafaela Lotto, CEO do YouPix; Renata Gomide, chief marketing officer do Grupo Boticário; e Victoria Navarro, gerente de canais e redes sociais do Meio & Mensagem. O grupo de especialistas julgou 26 projetos.
A programação contou com um painel sobre moderação e consumo responsável, com a participação de Giulia Queiroz, diretora de marketing do Burger King Brasil, Cristina Naumovs e Martins, com mediação de Daniela Graicar, coCEO da PROS. “O marketing responsável tem grande capacidade de moldar o comportamento futuro”, destacou Martins, reforçando a importância do diálogo com outras indústrias, como a de alimentos e tecnologia.

Painel sobre moderação e consumo responsável reuniu Giulia Queiroz (Burger King Brasil), Cristina Naumovs (consultora de criatividade e inovação) e Guilherme Martins (Diageo), com mediação de Daniela Graicar (PROS) (crédito: Julia Bandeira)