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Diageo Awards valoriza criatividade brasileira e profissionais de comunicação do seu ecossistema

Com oito categorias, primeira edição do prêmio reconheceu trabalhos para marcas da Diageo e se consolidou como plataforma de inspiração, impacto cultural e reconhecimento de agências, parceiros e times internos

A Diageo reuniu, na noite da última quarta-feira, 10, no Teatro Santos Augusta, em São Paulo, profissionais de marketing, comunicação e parceiros de agências para a primeira edição do Diageo Awards. Inédito no setor de bebidas premium, o prêmio, realizado em parceria com o Meio & Mensagem, foi criado para valorizar a criatividade e reconhecer os trabalhos desenvolvidos para marcas icônicas como Johnnie Walker, Old Parr, Tanqueray, Smirnoff e White Horse.

A iniciativa destacou o papel estratégico do ecossistema de marketing da companhia e se posicionou como um ambiente de inspiração de ideias, compartilhamento de repertório e geração de conversas. “Vejo o Diageo Awards como o início de um movimento que deve se repetir ano após ano, fortalecendo nossa ambição criativa e o reconhecimento aos talentos que caminham conosco. Mais do que premiar cases, este evento simboliza a forma como queremos atuar: de maneira colaborativa, aberta a ideias de diferentes frentes e comprometida em impulsionar o mercado de comunicação no Brasil.” afirmou Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil.

Paula Lindemberg, CEO da Diageo Brasil, na primeira edição do Diageo Awards

Paula Lindenberg, CEO da Diageo Brasil, na primeira edição do Diageo Awards (crédito: Julia Bandeira)

Quando a criatividade vira prêmio: confira os cases vencedores

Campanhas de Johnnie Walker, Tanqueray e Smirnoff Ice, criadas por AlmapBBDO, Lema, Trine e Score Group, foram premiadas na estreia do Diageo Awards

O Diageo Awards contemplou oito categorias: Campanha 360º, Inovação, Relevância Cultural, Experiência & Performance, Influenciadores & Creators, Marketing Experimentation, Diversidade & Inclusão e Grand Prix – principal prêmio da noite, para destacar o projeto mais criativo da Diageo.

A grande vencedora da noite foi a campanha “Forte são elas”, de Johnnie Walker, assinada por AlmapBBDO e Lema, que levou o Grand Prix e venceu em Relevância Cultural e Diversidade & Inclusão. Protagonizada pela atriz Alice Braga, a ação, que envolveu diferentes frentes de comunicação, homenageou as conquistas femininas e respondeu a declarações machistas, transformando-se em um manifesto sobre igualdade. 

O Grand Prix contemplou as agências vencedoras com uma viagem à Escócia, território símbolo da expertise da Diageo em destilados, e premiou o time interno com a oportunidade de participar do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2026, o maior e mais prestigiado evento global da indústria da publicidade e do marketing.

Times de marketing e das agências AlmapBBDO e Lema celebram a conquista do Grand Prix do Diageo Awards com a campanha “Forte são elas”, criada para Johnnie Walker

Times de marketing e das agências AlmapBBDO e Lema celebram a conquista do Grand Prix do Diageo Awards com a campanha “Forte são elas”, criada para Johnnie Walker (crédito: Julia Bandeira)

O case “Capa da Vogue com Malu Borges em um editorial de moda e drinks”, da Tanqueray e desenvolvido pela agência Trine, conquistou os prêmios de Inovação e Experiência & Performance. A iniciativa, criada para fortalecer o novo posicionamento da marca, uniu moda e coquetelaria em um projeto inédito na categoria, que incluiu a produção de um editorial especial na revista Vogue, com direito à capa. Na publicação, a influenciadora de moda Malu Borges foi fotografada apresentando clássicos da coquetelaria preparados com Tanqueray.

Além dessas conquistas, a marca de gin recebeu outros dois prêmios: um na categoria Influenciadores & Creators, com o projeto “Collab Tanqueray x Stanley exclusiva no The Bar”, também assinado pela Trine; e outro em Marketing Experimentation, com o case “Ativação espetacular em eventos, com destaque para o Baile da Arara”, desenvolvido pela Score Group.

A collab com a Stanley resultou na criação de uma taça de gin tônica capaz de manter a bebida gelada por até dez horas, unindo funcionalidade e desejo aspiracional. Com uma estratégia de influência para amplificar o lançamento, o item rapidamente viralizou nas redes sociais e esgotou em poucos dias no The-Bar, e-commerce da Diageo. Já a ativação no Baile da Arara apresentou a Cortina de Drinks, experiência lúdica e memorável que permitia ao público experimentar um drink surpresa ao tocar uma campainha.

Equipe da Tanqueray comemora os quatro prêmios conquistados no Diageo Awards, com projetos assinados pela Trine e pela Score Group

Equipe da Tanqueray comemora os quatro prêmios conquistados no Diageo Awards, com projetos assinados pela Trine e pela Score Group (crédito: Julia Bandeira)

Na categoria Campanha 360º, a premiação teve um empate. Uma das ações vencedoras foi a “Bruninho/Blondinho”, assinada pela LePub, para Johnnie Walker. Para a turnê de Bruno Mars no ano passado, a marca criou o “Blondinho” – apelido para o drink com Johnnie Walker Blonde –, em alusão à forma como cantor é chamado no Brasil (Bruninho). Com ativações, mídia e redes sociais, a campanha ganhou grande repercussão nacional.

Equipes celebram o prêmio de Campanha 360º no Diageo Awards, com a ação “Bruninho/Blondinho”, criada para Johnnie Walker, pela LePub

Equipes celebram o prêmio de Campanha 360º no Diageo Awards, com a ação “Bruninho/Blondinho”, criada para Johnnie Walker, pela LePub (crédito: Julia Bandeira)

A outra campanha que levou o troféu foi a “Ice é Smirnoff”, assinada pela AlmapBBDO, para Smirnoff Ice. A marca criou, na Avenida Paulista, o primeiro out-of-home (OOH) congelado do Brasil, transformando o painel do ponto de ônibus em gelo. A ação antecipou o lançamento de dois sabores – à medida que o gelo derretia, pistas eram reveladas sobre quais seriam as novidades.

Times de marketing e da agência recebem o troféu pela ação “Ice é Smirnoff”, da AlmapBBDO, para Smirnoff Ice

Times de marketing e da agência recebem o troféu pela ação “Ice é Smirnoff”, da AlmapBBDO, para Smirnoff Ice (crédito: Julia Bandeira)

Diageo Awards provoca reflexão sobre criatividade e consumo responsável

Segundo Guilherme Martins, CMO de Marketing e Inovação da Diageo, o prêmio também tem a missão de provocar reflexão: “Queremos que nossos profissionais de marketing e parceiros sejam reconhecidos, mas também desafiados a irem além. O Diageo Awards não é apenas uma celebração, é um espaço de aprendizado e reflexão sobre o papel da criatividade na transformação do mercado de comunicação e no fortalecimento de nossas marcas. Cada case inscrito e cada troca com o júri, parceiros e colaboradores são oportunidades de inspiração para todos nós.”

O executivo apresentou ainda o corpo de jurados, composto por Alexandre Lemos, editor-chefe do Meio & Mensagem; Ana Gabriela Lopes, vice-presidente de marketing do iFood; Ana Moisés, diretora de marketing solutions Latam do LinkedIn; André Ferraz, country lead da Netflix Ads no Brasil; Cristina Naumovs, consultora de criatividade e inovação e fundadora da Apego Inc; Florence Scappini, vice-presidente de marketing do Grupo OLX; Giovanna Bressane, vice-presidente de marketing da Unilever; José Saad Neto, head de insights da GoAd; Juliana Cury, chief marketing officer (CMO) do Itaú; Luana Génot, CEO do Instituto Identidades do Brasil; Luiz Gustavo Pacete, editor de tecnologia e marketing da Forbes Brasil; Rafaela Lotto, CEO do YouPix; Renata Gomide, chief marketing officer do Grupo Boticário; e Victoria Navarro, gerente de canais e redes sociais do Meio & Mensagem. O grupo de especialistas julgou 26 projetos.

A programação contou com um painel sobre moderação e consumo responsável, com a participação de Giulia Queiroz, diretora de marketing do Burger King Brasil, Cristina Naumovs e Martins, com mediação de Daniela Graicar, coCEO da PROS. “O marketing responsável tem grande capacidade de moldar o comportamento futuro”, destacou Martins, reforçando a importância do diálogo com outras indústrias, como a de alimentos e tecnologia.

Painel sobre moderação e consumo responsável reuniu Giulia Queiroz (Burger King Brasil), Cristina Naumovs (consultora de criatividade e inovação) e Guilherme Martins (Diageo), com mediação de Daniela Graicar (PROS)

Painel sobre moderação e consumo responsável reuniu Giulia Queiroz (Burger King Brasil), Cristina Naumovs (consultora de criatividade e inovação) e Guilherme Martins (Diageo), com mediação de Daniela Graicar (PROS) (crédito: Julia Bandeira)