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Até onde chega o Brand Gamification?

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Por Etermax

Até onde chega o Brand Gamification?

As oportunidades para as marcas no universo dos videogames vão muito além da publicidade tradicional e requerem de um olhar integral ao setor

  • Onde quer que os consumidores estejam, as marcas sempre encontram uma forma de aparecer.

Slideshow


15 de março de 2021 - 15h49

Um meio com alcance

A magnitude da indústria dos videogames e o alcance que têm como meio publicitário já não se questiona. O setor movimentou 174,9 bilhões de dólares em 2020, ano em que o crescimento contínuo do mercado recebeu o impulso adicional dos efeitos da pandemia. Mais de 2,8 bilhões de pessoas jogam videogames no mundo, seja em dispositivos móveis, computador ou console. Perto de 476 milhões estão na América e 76 milhões no Brasil. A esta audiência é acrescentado o GVC (gaming video content) e os eSports, que em 2020 convocaram a 1,2 bilhões de espectadores a nível global.

O que muitas pessoas não sabem é que o público não só é de adolescentes ou crianças, nem só homens como é o mito. É um grupo completamente diverso nas suas caraterísticas demográficas e interesses, porém, com uma valiosa caraterística em comum: a sua atenção.

Uma questão de mentalidade

O estado em que estão os jogadores —concentrados, relaxados, contentes— é um dos benefícios chave da publicidade In-Game, pois é um momento de alta receptividade para as mensagens da marca. A segurança da marca, a possibilidade de segmentação, o potencial criativo e formatos inovadores são outros dos seus atrativos para os anunciantes.

De qualquer maneira, o Gaming não é só um posicionamento interessante para banners e vídeos. Criar experiências nativas, onde o anunciante intervém no jogo mesmo como patrocinador, é uma opção especialmente valiosa para quem procura oferecer momentos memoráveis aos usuários e aprimorar a sua percepção da marca.

Em Perguntados, o título mais famoso da etermax, com frequência são realizadas campanhas publicitárias nativas

Criando potentes conexões

Além de incorporar as marcas aos videogames, podemos incorporar o gaming a outros canais da marca. Desde criar jogos brandeados, uma prática que existe desde a década de 1980, até acrescentar elementos de gamificação a processos de todo tipo (como formações online ou plataformas de compra), passando por o design de ativações lúdicas para eventos físicos ou, mais provavelmente nestes dias, eventos digitais. Por exemplo, uma transmissão ao vivo pode virar mais dinâmica com pausas participativas que desafiem a audiência.

Ainda sem desenvolvimentos ad-hoc, é só percorrer um momento as histórias do Instagram para ver com quanta frequência marcas e influencers propõem jogos aos seus seguidores (sejam jogos de trivias, concursos ou desafios) para entretê-los e fortalecer a sua comunidade virtual.

“Hoje, o maior desafio das marcas é conseguir o engajamento e fidelidade dos consumidores. Para isso, não existe nada mais efetivo que propor uma prática lúdica”, diz Christian Cunha, Brazil Sales Director da etermax Brand Gamification. Dessa maneira, o grande benefício que o jogo, em todas suas formas, oferece às marcas é acrescentar a interação e gerar conexões emocionais profundas com os consumidores.

Sobre todas as coisas é importante lembrar que o universo do Gaming também é um show que movimenta massas. Uma comunidade global de 1,2 bilhões de pessoas seguem jogadores profissionais e amadores nos torneios e streamings. Com o seu próprio sistema de patrocínios, ligas, merchandising e anúncios, a indústria já movimenta mais de um bilhão de dólares a nível global. Se alguma vez foi um ambiente de nicho, com certeza já não.

Uma comunidade global de 1,2 bilhões de pessoas seguem jogadores profissionais e amadores nos torneios e streamings. [Foto: Helena Kristiansson]

Uma nova ponte entre as marcas e o Gaming

Christian Cunha, Brazil Sales director da etermax Brand Gamification

Levando em conta a amplitude desse universo e o potencial que tem para as marcas, a etermax evoluiu na sua oferta de soluções de marketing e publicidade em Gaming. A unidade de negócios conhecida como flame by etermax, pioneira na América Latina em serviços de In-Game Advertising, virou etermax Brand Gamification.

Essa nova proposta reúne um conjunto de soluções integrais para anunciantes que atravessam o Gaming na sua totalidade. “Procuramos oferecer às marcas uma porta de entrada inédita a todo o amplo universo com uma abordagem de 360° para criar experiências memoráveis e comunicar com impacto”, acrescenta Cunha.

Além de In-Game Advertising, através da rede global de mais de 2200 videogames líderes em um ambiente transparente e brand-safe, a etermax Brand Gamification oferece serviços de consultoria em estratégias em videogames, experiências de Gaming desenvolvidas a medida para todas as plataformas e assessoria em eSports para que os anunciantes possam gerar conexões de valor na nova fronteira da indústria.

Com essa evolução, a etermax reforça o seu objetivo de potenciar comunidades conectadas e coloca uma vez mais à disposição do mercado a experiência e as capacidades obtidas em quase 12 anos na cima da indústria do Gaming.

“O nosso DNA é marcado pelo Gaming, a criatividade, a tecnologia e a inteligência de dados. Com a exitosa trajetória dos nossos próprios jogos, continuamos evoluindo a nossa proposta para que ninguém fique fora desse segmento”, encerra Cunha.

 

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