24 de julho de 2023 - 0h00
O Brasil produz, anualmente, cerca de 2,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico. E a América Latina recicla somente 3% dos resíduos digitais que consome, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Pilhas e baterias contêm metais tóxicos. Quando descartados de forma incorreta, esse lixo contamina o solo, a água e o ar por milhares de anos, atingindo a flora, a fauna e os seres humanos.
Como líder em inovação em tecnologia móvel, a Samsung vem implementando uma série de iniciativas de logística reversa, parte de sua extensa estratégia ambiental global de combate à crise climática. Uma delas é o programa de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos, presente no País desde 2017 e que em 2023 passou a ser chamado
de Samsung Recicla.
Execution está à frente da comunicação do programa de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos Samsung Recicla
A Samsung utiliza suas tecnologias inovadoras para implementar a sustentabilidade em todo o processo de produção e ciclo de vida do produto. Isso se traduziu em diversos programas e iniciativas que acontecem em toda América Latina, visando a reutilização de materiais reciclados, a redução de plástico no desenvolvimento de seus aparelhos e embalagens e o reaproveitamento de caixas de papelão usadas em embalagens de produtos de grande porte, como televisores. “A ideia foi convidar o consumidor a fazer parte desse movimento com a gente. Explicar como uma bateria jogada fora de maneira errada impacta o ambiente, para que ele participasse da cadeia sustentável.
Também era preciso trazer essas ações para o nosso business”, afirma Toni Oliveira, gerente sênior de customer service da Samsung.
Entrou em cena, então, a Execution, que criou a comunicação do programa de logística reversa da companhia. Lançada no ano passado, a campanha envolveu TV paga, canais digitais, branded content e influenciadores, além de eventos em organizações não governamentais (ONGs) e comunidades, onde a marca fazia coleta e distribuía brindes eco-friendly.
No centro da campanha, estava o filme “Despedida”, que mostra um casal dizendo adeus à geladeira que mantinha há décadas. Com o mote “Seus eletrodomésticos não vão para reciclagem sozinhos”, a peça divulgava o serviço de retirada em casa de produtos de grande porte da empresa. No canal oficial da Samsung Brasil no YouTube, o vídeo já soma quase 8,5 milhões de visualizações.
Execution está à frente da comunicação do programa de reciclagem de eletrônicos e eletrodomésticos Samsung Recicla
Campanha pautou outras ações ambientais
Abordar práticas corporativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) é uma atribuição fundamental para marcas e agências — e a letra “E”, referente ao termo environmental (ambiente, em português) da sigla, representa um desafio por si só. “Falar de responsabilidade ambiental é delicado. Você corre o risco de virar um ‘ecochato’ ou de cair no discurso do medo. O que fizemos foi criar uma forma leve, lúdica, de comunicar a importância que o tema tem”, explica Geraldo Rocha Azevedo, fundador e CEO da Execution.
Para o profissional, uma combinação de fatores fez o case ser apontado como um exemplo de sucesso: entender as iniciativas ESG do cliente e comunicá-las sem adotar uma narrativa desgastada, além da estratégia de distribuição de mídia e a execução criativa bem-sucedidas. “A campanha encontrou o tom correto. As vendas de algumas linhas
da marca, que aumentaram com iniciativas de troca, mostram o acerto”, diz.
A partir do filme “Despedida”, a Samsung divulgou outras ações ligadas à agenda ambiental, como o programa Eco Troca, ativo desde fevereiro para os brasileiros. Para incentivar o descarte sustentável de aparelhos de qualquer marca, a empresa passou a oferecer cupons de desconto válidos em sua loja oficial. No caso das TVs, o valor do voucher pode chegar a R$ 5 mil.
Coleta de resíduos crescem no Brasil
O Programa Samsung Eco Troca incentiva o descarte correto de produtos antigos, usados e quebrados, sendo possível trocar equipamentos como geladeiras, máquinas de lavar, ares-condicionados, TVs, monitores e lava-louças, de qualquer marca e em qualquer condição, por produtos Samsung com desconto. “O Eco Troca virou um exemplo da companhia na América Latina. Fomos pioneiros”, comenta Toni Oliveira. Outro resultado positivo alcançado foi o aumento no número de resíduos eletrônicos coletados no Brasil pelo Programa de Reciclagem. Em 2022, o crescimento chegou a 164%, em comparação com 2021.
Apesar da reciclagem ser cada vez mais abraçada pela sociedade, o descarte correto de lixo eletrônico ainda não é um assunto completamente assimilado, tampouco a logística reversa. Daí a educação ter se tornado um dos pilares da comunicação, acrescenta Toni Oliveira. “A reciclagem e a logística reversa foram um dos nossos alicerces, porque é nossa obrigação legal e moral fomentar essa mudança de comportamento no consumo”, afirma.
O Galaxy For The Planet é uma outra iniciativa que reforça o compromisso da Samsung com o meio ambiente por meio de metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2025. À exemplo, as metas estão relacionadas aos dispositivos móveis e incluem a eliminação dos plásticos utilizados em embalagens e o uso de material reciclado em
produtos.
Brasileiros já associam a marca à sustentabilidade
Muitos benefícios à imagem da marca figuram entre os resultados obtidos pela Samsung no Brasil, após seus movimentos recentes.
Em pesquisa sob encomenda feita pela MindMiners em novembro do ano passado, 53% dos brasileiros ouvidos responderam “Samsung”, quando foram perguntados sobre qual a marca de eletrônicos que lhes vêm à mente quando o assunto é a sustentabilidade. O levantamento apontou que 65% dos consumidores acreditam que as empresas, em geral, estão se tornando mais sustentáveis, porque perceberam que o público está atraído por organizações com esse perfil.
Dando sequência à parceria com a Samsung, a Execution criou, neste ano, a campanha de rebranding para seu programa de reciclagem, o Samsung Recicla. O objetivo da mudança é aumentar o engajamento e a conscientização relacionados às questões ambientais, reforçando a visão de “Everyday Sustainability” da companhia.
As iniciativas no País estão alinhadas ao comportamento do consumidor local. De acordo com a pesquisa da MindMiners, 94% dos entrevistados consideram muito importante ou importante o hábito de reciclar.