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Diversidade e Inclusão, muito além da boa intenção


18 de setembro de 2023 - 15h35

Uma empresa séria e comprometida com seu crescimento e de seus funcionários sempre terá em pauta o tema da educação. Uma liderança forte entende que este é um assunto que precisa estar constantemente inserido dentro do ambiente corporativo, afinal, não há crescimento sem conhecimento. Uma equipe bem formada e informada reflete diretamente na qualidade dos negócios e, consequentemente, na receita e nos lucros das empresas.

Como tudo funciona em cadeia, uma empresa que preza pela educação tem mais chances de se manter competitiva no mercado e saudável financeiramente. Isso impacta de forma direta na vida de seus colaboradores, que por sua vez reflete no bem-estar dos núcleos familiares e da sociedade como um todo. Todo um impacto sucessivo a partir da formação de indivíduos técnicos e aptos a entender as necessidades do nosso mundo atual.

A perenidade da educação é fundamental dentro de um contexto de grandes transformações. Não podemos contestar que mudança é o que mais vemos no século XXI. Transformamos a forma como nos relacionamos com os outros, como nos comunicamos; aprendemos novas formas de trabalho e de consumo; diminuímos as distâncias entre locais e pessoas a partir da tecnologia. Enfim, o mundo que vivemos hoje pode ser muito diferente do que vamos viver em um ano e precisamos estar preparados para isso porque esta é a nossa realidade de agora.

Há um termo em alemão muito interessante que é o zeitgeist, que significa espírito da época, do tempo ou sinal dos tempos. Pode ser definido como conjunto intelectual e cultural do mundo, em uma determinada época, ou mesmo como sendo características genéricas de um determinado período. Se formos avaliar o zeitgeist que vivemos, podemos dizer que ele está diretamente ligado a mudanças.

Isso nos faz pensar que cada recorte histórico precisa ser avaliado a partir do zeitgeist de um período, para que possamos entender os valores e significados que representam a ética e moral de um determinado povo e tempo. Mas os tempos mudam. E ainda mais quando tratamos sobre a reflexão acerca do tema de Diversidade, Inclusão e Equidade e a nossa responsabilidade como sujeito cidadão em todos os aspectos das nossas vidas. Hoje, não podemos avaliar a nossa sociedade sem levar em conta a diversidade e todas as mudanças que ocorrem a cada ano que passa.

Dentro do zeitgeist não cabe mais dizer que diversidade é mimimi, que é assunto para militantes e que racismo no Brasil não existe, por exemplo. Estudar sobre esses temas, se manter atualizado e informado é essencial para que a vida em sociedade seja possível. Quando falamos sobre isso não é apenas na vida pessoal, mas na profissional também. Uma empresa que pensa em diversidade, ensina e incentiva o estudo e o conhecimento nesta temática, com certeza está avançando para ser um local mais adequado ao mundo atual.

Sair do lugar comum e avançar em termos de diversidade e inclusão não é assunto para boi dormir. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, de 2022, “empresas comprometidas com a diversidade socioeconômica têm maior probabilidade de desfrutar de uma melhor saúde organizacional e de uma uma melhor gestão de talentos”. Aquelas que são mais diversas possuem um EBIT 1,9 vezes maior do que as que não são consideradas diversas pelos seus colaboradores.

Quando falamos sobre diversidade aqui, estamos falando sobre a inclusão e equidade entre os indivíduos, a luta contra o racismo, os direitos às pessoas LGBTQI+, práticas ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês) que se refere a sustentabilidade ambiental, governança corporativa e projetos sociais. Esses são valores que marcam a nossa época e que já fazem – ou deveriam fazer – parte do nosso dia a dia corporativo. Para aquelas empresas que ainda não avançaram nesse tema, a sugestão é estudar.

Apure o olhar, escute, leia, pesquise, troque ideias. Há tanto o que se fazer para ganhar conhecimento. Quando falamos sobre isso, saímos do escuro e começamos a entender e perceber que, muitas vezes, aquele comentário do colega do trabalho não foi tão legal assim e eu consigo identificar o problema, apontar os erros e argumentar e, de alguma forma colaborar para que essa experiência mude ideias enviesadas e equivocadas.

Num mundo de transformações tão constantes, quanto mais quanto mais vozes, maior é o barulho e maiores as transformações. Com a busca de conhecimento sobre diversidade e inclusão, naturalmente, tudo irá ganhar uma cor diferente, haverá mais clareza sobre como colaborar para ter mais ações que resultam em um ambiente mais inclusivo. Isso não é militância ou uma coisa chata, mas um preparo intelectual e consciente de como podemos e devemos nos preparar para a sociedade em que vivemos e que queremos construir.

Para tanto, há um caminho a ser perseguido para alcançar um ambiente mais diverso e inclusivo. Ele pode ser feito mais facilmente, por exemplo, com a ajuda da Trilha Educacional do IAB para profissionais que buscam letramento em diversidade e inclusão. Essa é uma formação que traz embasamento para que eles possam avançar com mais profundidade no tema, que é repleto de camadas, e atuar de uma maneira empática com base nas boas práticas.

A Trilha de Diversidade e Inclusão para a Publicidade Digital tem uma carga horária de 57 horas, distribuídas em 4 módulos e 13 aulas, com professores de diferentes formações, visões e experiência para que o aluno consiga colaborar com o negócio em que está envolvido. Dessa forma, é possível que ele contribua para que boas práticas sejam replicadas a partir de uma visão mais humana e empática. Para conhecer a trilha completa, acesse o site do IAB Brasil.

IAB Brasil oferece capacitação sobre o tema

IAB Brasil oferece capacitação sobre o tema

Outra dica para quem quer aprofundar os conhecimentos sobre este universo é o Guia para uma contratação diversa, desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão do IAB Brasil, em 2022. Esse material chega para acompanhar o caminho daqueles que querem trazer a diversidade e a inclusão para dentro de suas empresas a partir de contratações propositivas de grupos minorizados. O guia é uma espécie de estímulo a ações de D&I, com um checklist do que fazer antes, durante e depois de um processo de contratação, com foco em bons resultados tanto para as empresas como para os colaboradores. Afinal, todos ganham quando assumimos uma postura mais inclusiva e diversa. Conheça o guia completo e o podcast sobre este conteúdo.

Sobre a autora: Jovanka de Genova, é filósofa com mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, atua há mais 17 anos na área de comunicação organizacional e educação corporativa. Atualmente é Gerente de Educação no IAB Brasil – no LinkedIn: www.linkedin.com/in/jovankadegenova

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