APRESENTA
Retail media transforma o consumo em relevância
Com dados first-party e leitura contextual de comportamento, Impulso transforma o varejo farmacêutico em uma plataforma de conexão entre marcas e consumidores
A visita a uma farmácia dificilmente se resume a um único objetivo. Pode ser motivada por uma prescrição médica, rotina de autocuidado ou procura de itens para uma viagem — e, na maioria das vezes, o consumidor sai com mais de um produto no carrinho. Entender essa dinâmica é essencial para identificar quais itens se complementam para o cliente e, a partir daí, construir estratégias de comunicação capazes de ampliar o tíquete médio e fortalecer a fidelização entre marca e consumidor.
A Impulso, operação de retail media da RD Saúde — que reúne as marcas Raia e Drogasil —, conecta dados e contexto de consumo para apoiar decisões de mídia e tornar a comunicação da indústria mais relevante. A plataforma utiliza padrões de comportamento para transformar o ponto de venda (PDV) em um ambiente de recomendação inteligente, que reflete as necessidades da jornada de compra.

Impulso integra a jornada de compra em um ecossistema omnicanal, por meio de mais de 10 mil telas e atuação no app, site e lojas
“Quando olhamos para as ocasiões de compra, passamos a compreender o contexto de consumo”, explica Fabiana Manfredi, CEO da Impulso. “A jornada não é linear e, mais do que oferecer um produto, a marca reforça sua capacidade de conexão, quando se apresenta como solução para as necessidades do consumidor”, adiciona.
A Impulso trabalha com modelos de recomendação baseados em dados first-party anonimizados, gerados a partir das interações entre consumidores e as farmácias da RD Saúde. Os insights sustentam uma comunicação contextualizada, que reconhece o momento e a motivação de compra, transformando relevância em conversão.
Insights de consumo viram estratégia de marca
Adotar a estratégia de ocasiões de compra para estruturar gôndolas digitais amplia as possibilidades de comunicação e potencializa o impacto nos objetivos de negócio das marcas. A partir de análises de jornada e da leitura de tendências, essa abordagem conecta marcas a audiências com interesses convergentes, estimulando novas vendas, combinações de produtos e a experimentação de lançamentos.
Os resultados aparecem na expansão de audiência e alcance, aumento de escala das campanhas e geração de insights sobre consumo, favorecendo uma leitura mais precisa sobre as preferências da audiência. A experiência da Impulso com a indústria mostra que esse modelo tem alta propensão de conversão e índices de retorno de investimento em publicidade (ROAS) de referência no setor.
Além disso, o ecossistema omnicanal da RD Saúde permite compreender a jornada da audiência em cada ambiente, aplicativo, site ou loja física, garantindo integração e consistência entre os pontos de contato.
A força das bandeiras do grupo se reflete também no ambiente digital: nos últimos 12 meses, as buscas por marcas da RD Saúde foram 2,5 vezes mais frequentes no Google Trends do que as do segundo maior player do mercado.
“Somos a maior rede de farmácias do Brasil em participação de mercado e temos mais de um quarto da população como clientes ativos. Esses números mostram o quanto o consumidor reconhece e confia nas nossas marcas. O papel da Impulso é transformar essa escala e relevância em resultados estratégicos para os anunciantes parceiros. O que realmente nos diferencia é a capacidade de traduzir essa presença em impacto”, afirma Manfredi.

Com dados first-party anonimizados, Impulso traduz esse conhecimento em inteligência de mídia
Do verão à conversão: a força da consistência omnicanal
Impulso combina insights, contexto e gôndolas digitais para transformar presença de marca em experiências conectadas e significativas
Com a chegada do verão, abrem-se novas possibilidades de comunicação e eficiência comercial. No último ano, consumidores de proteção solar gastaram 40% mais com marcas que investiram em mídia pela Impulso, em comparação com aquelas que não ativaram campanhas. O resultado reforça como a integração omnicanal permite que as marcas se destaquem em momentos de alta concorrência, convertendo consistência de comunicação em desempenho real de negócio.
Gôndolas digitais aumentam percepção de valor
A formação de gôndolas digitais parte do princípio de que produtos complementares aumentam a percepção de valor e a conveniência da experiência de compra. A lógica é: quem leva um hidratante, muitas vezes adiciona um protetor solar. Quando essa sugestão é feita de forma contextual e responsável, o cliente sente que está sendo compreendido e a marca, por sua vez, amplia o tíquete médio e a fidelização.
Entre as combinações clássicas observadas pela Impulso estão pares como itens de higiene bucal e produtos de autocuidado com a pele. Há, porém, correlações menos óbvias que emergem da leitura aprofundada dos dados: clientes que compram vitaminas de imunidade costumam se interessar também por itens voltados ao sono e à disposição.
Essa leitura refinada sustenta narrativas integradas, ampliando a gôndola digital e transformando o ponto de venda (PDV) em um ambiente de descoberta. “É essa inteligência de dados que nos permite desenhar estratégias mais assertivas e personalizadas, aumentando a relevância para o consumidor e os resultados para as marcas”, afirma Mônica Sayuri Fukumoto, gerente sênior de dados e insights da Impulso.