Brand Voice
APRESENTA

Beleza além da estética: hábitos moldam culturas

Com estudos e criações locais, Grupo L’Oréal investe na diversidade brasileira para impulsionar inovação e crescimento no setor

O modo como o autocuidado é incorporado ao cotidiano reflete hábitos culturais e sociais que atravessam gerações e fronteiras. Mais do que uma preocupação estética, esse comportamento movimenta um setor em crescimento, impulsionado pela valorização de temas como bem-estar e saúde. No Brasil, quarto maior mercado global de beleza e responsável por 40% do faturamento do segmento na América Latina — segundo estudo realizado pelo Grupo L’Oréal e a consultoria Asterès —, os rituais de cuidado pessoal fazem parte da rotina da população e se conectam a questões de identidade, autoestima e pertencimento social.

Esse movimento se traduz em resultados financeiros. As operações da L’Oréal, no País, geram mais de R$ 19,5 bilhões, por ano, em vendas diretas e indiretas. O valor considera a produção de mais de 400 milhões de itens, realizada na fábrica em São Paulo — uma das quatro unidades de negócio da companhia no Brasil. Em 2023, as atividades da empresa foram responsáveis por mais de 43 mil empregos — cerca de três mil vagas são diretas.

“Com 38 marcas diversas e complementares, somos líderes mundiais de beleza. Por meio da nossa expertise em cosméticos e um profundo conhecimento dos consumidores em diferentes culturas, temos a missão de criar beleza para todas as pessoas. Uma beleza diversa, inclusiva, responsável, ética e pautada em tecnologia”, afirma Patrick Sabatier, diretor de relações corporativas e engajamento do Grupo L’Oréal no Brasil.

Pesquisa e tecnologia a serviço da beleza brasileira: L’Oréal desenvolve soluções específicas para o País, com foco em tons de pele e tipos de cabelo

Pesquisa e tecnologia a serviço da beleza brasileira: L’Oréal desenvolve soluções específicas para o País, com foco em tons de pele e tipos de cabelo

Inovação e diversidade no centro da estratégia local

Presente no Brasil desde 1959, o Grupo L’Oréal construiu uma trajetória que combina seu modelo global de negócios com a valorização da inovação e da diversidade local. Ao longo das décadas, o grupo tem buscado ampliar a conexão com os consumidores, respeitando as particularidades do País.

Em um cenário marcado pela pluralidade — mais da metade da população brasileira é negra —, a representatividade tornou-se um dos pilares das estratégias da companhia. “Beleza é saúde, bem-estar e autocuidado. No Brasil, país com ampla diversidade, a beleza é ainda mais única. É sinônimo de felicidade, conexão social e representatividade”, afirma Sabatier.

Essa abordagem abrange o desenvolvimento de produtos, campanhas de comunicação e projetos sociais que têm como foco promover a inclusão e refletir a diversidade brasileira. Para aprofundar esse compromisso, a L’Oréal mantém um centro de pesquisa e inovação no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. O laboratório atua no desenvolvimento de tecnologias e soluções específicas para o mercado brasileiro, com foco em características como tons de pele e tipos de cabelo.

À exemplo, um mapeamento realizado pela empresa identificou, no Brasil, 55 dos 66 tons de pele catalogados no mundo. Entre os projetos desenvolvidos no laboratório, está a ampliação da oferta de fórmulas com cor na categoria de proteção solar, que passou de 37 para 71 opções. A iniciativa também incluiu uma nova nomenclatura antirracista, adotada pela marca La Roche-Posay, que resultou no lançamento do primeiro protetor solar do grupo no País com performance de maquiagem e alta proteção.

Criadores de conteúdo impulsionam conexão com o público

Esse olhar se reflete na forma como as marcas da companhia dialogam com o público, especialmente por meio de parcerias com criadores de conteúdo — como no projeto Beleza Mais Diversa, lançado no último ano em parceria com TikTok, YouPix e MOVER, com foco na aceleração profissional de influenciadores negros.

A iniciativa oferece capacitação via mentorias e suporte técnico, além de investimento em mídia para ampliar o alcance do conteúdo. Os resultados foram expressivos: os participantes somaram mais de um milhão de novos seguidores, ultrapassaram 200 milhões de visualizações e registraram um engajamento até cinco vezes maior, em comparação ao período anterior ao programa. Mais de 70% firmaram contratos com marcas do Grupo L’Oréal.

Durante a Segunda Guerra, o batom vermelho simbolizou coragem e resistência. Lancôme integra o portfólio de luxo da L’Oréal com clássicos tons vibrantes

Durante a Segunda Guerra, o batom vermelho simbolizou coragem e resistência. Lancôme integra o portfólio de luxo da L’Oréal com clássicos tons vibrantes

Beleza: um reflexo da história humana
Ao longo dos séculos, rituais de autocuidado acompanharam transformações sociais, culturais e econômicas

Homo Erectus
Uso de pigmentos de ocre em rituais de proteção e força.

Egito Antigo
Cuidado com o corpo como expressão espiritual e símbolo de status.

1909
Fundação do Grupo L’Oréal, marcando o início da indústria moderna de cosméticos.

Grande Depressão (1929)
O “Efeito Batom” reforça o consumo de cosméticos como símbolo de resiliência, durante crises econômicas.

Segunda Guerra Mundial
Helena Rubinstein, do Grupo L’Oréal, distribui batons vermelhos Regimental Red às mulheres no front como gesto de coragem e moral.

Década de 2020
Inteligência artificial redefine a experiência de beleza, personalizando produtos e recomendações para cada consumidor.