Brand Voice
APRESENTA

Como a Machina impulsiona o crescimento da OMEUCHIP

Em meio à alta do dólar e tensões geopolíticas, a consultoria uniu IA, gestão humana e análise de mercado para reduzir custos, ampliar margens e fortalecer a presença digital da empresa

Manter uma relação de longo prazo com clientes depende, sobretudo, da capacidade de gerar resultados consistentes para o negócio. Foi dessa forma que a consultoria de growth e branding Machina construiu, ao longo de quase três anos, uma parceria sólida com a OMEUCHIP, empresa de telecomunicação voltada a viagens internacionais — que já atendeu mais de 70 mil clientes e comercializou mais de 300 mil chips.

Mesmo diante de um cenário desafiador, marcado pela alta do dólar e por tensões geopolíticas globais, a agência reduziu em 50% o custo de aquisição (CPA) dos produtos e ampliou a margem operacional e o faturamento da companhia. O desempenho foi fruto de uma estratégia que combinou inteligência artificial (IA) e gestão humana para elevar a eficiência dos investimentos em mídia.

Da experimentação com IA à diversificação de canais

Os resultados alcançados na parceria entre Machina e OMEUCHIP foram fruto de um processo de experimentação, guiado por dados, e de uma rotina consistente de otimização das campanhas.

A consultoria deu início à estratégia com ações automatizadas, baseadas em IA, cuja performance trouxe aprendizados importantes para a etapa seguinte. Na sequência, testou uma abordagem manual, direcionada a impactar consumidores nos horários e dias mais adequados. A solução definitiva, porém, surgiu da combinação das duas práticas: campanhas menores e sob controle humano para ajustes pontuais, associadas ao uso de tecnologia para garantir escala e consistência de desempenho. “O ideal foi uma mescla dessas duas iniciativas. Conseguimos dobrar a margem operacional do cliente dentro da mesma receita”, explica Gabriel Moraes, coCEO e CMO da Machina.

A partir de 2023, a consultoria ampliou a presença da OMEUCHIP com a diversificação de canais. Antes restrita ao Google, a OMEUCHIP passou a investir em ações no YouTube, Facebook, Instagram e Google Display. Segundo Paulo Leal, CEO e cofundador da OMEUCHIP, a mudança representou um salto qualitativo para a marca. “A atuação da Machina teve grande impacto em nossa presença online. A agência mostrou que não é preciso focar apenas em campanhas de conversão, mas também em iniciativas voltadas ao fortalecimento de marca. Isso tem agregado valor para dentro da empresa”, afirma.

Allan Guedes e Gabriel Moraes, coCEOs da Machina, conduziram a estratégia que diversificou canais e elevou os resultados da OMeuChip

Allan Guedes e Gabriel Moraes, coCEOs da Machina, conduziram a estratégia que diversificou canais e elevou os resultados da OMEUCHIP

Análise de mercado abre caminho para novas oportunidades

Ao aumentar a eficiência das campanhas e reduzir o CPA pela metade, a Machina permitiu que a OMEUCHIP investisse em novas frentes de atuação. Entre elas, o teste de canais voltados ao topo de funil, movimento considerado estratégico para acompanhar toda a jornada do consumidor. “Fizemos uma análise do mercado concorrente e identificamos que seria essencial ter essa presença ao longo de todas as etapas de contato com o público”, explica Moraes.

O trabalho incluiu iniciativas voltadas a agregar valor ao portfólio de produtos da OMEUCHIP. Dessa abordagem nasceu a ideia de comercializar chips já acompanhados de seguro-viagem, sem restrição de idade para o usuário.

A solução foi viabilizada a partir de um acordo com a Zurich, uma das maiores seguradoras do mundo, oferecendo cobertura de até US$ 40 mil. “É um produto com alto valor agregado e já estamos colhendo resultados”, afirma Leal, ao destacar um crescimento de 25% nas vendas na primeira quinzena de setembro, em comparação ao mesmo período de agosto. “Deixamos de atuar apenas no campo da mídia para também pensar em produto. É um atendimento que vai além do operacional e avança para o estratégico”, reforça Allan Guedes, coCEO e CBO da Machina.

Transparência, métricas e aprendizado contínuo

O trabalho da Machina com a OMEUCHIP começou a partir de um mapeamento completo do processo de atuação da empresa, com o objetivo de identificar entraves e encontrar caminhos para aumentar a eficiência do negócio.

O diagnóstico inicial revelou falhas no registro de ações e lacunas de informação ligadas à conversão de vendas — dados fundamentais para a análise de performance. “Eram informações essenciais para otimizar resultados, como o volume obtido por canais pagos, vendas originadas de tráfego orgânico e a participação de cada plataforma”, recorda Guedes.

Segundo o CEO e cofundador da OMEUCHIP, a falta de acesso rápido e detalhado aos resultados era um dos principais desafios, antes da parceria. “Com o painel de controle desenvolvido pela Machina, passamos a ter todas as informações em tempo real. Essa transparência e o conhecimento da equipe geraram benefícios concretos ao negócio e até para a marca, a partir de estudos de mercado que eles realizaram”, afirma.

A partir desse avanço, o próximo passo foi identificar quais campanhas traziam melhor retorno, considerando variáveis como destinos de viagem, períodos de alta temporada em cada região, mercados prioritários, além das datas ideais para promoções. O trabalho envolveu o aprimoramento da operação junto a parceiros e afiliados, ampliando a eficiência da estratégia.

De forma integrada, a consultoria mobilizou quatro frentes principais — mídia e performance; criação; otimização para mecanismos de busca (SEO); e inteligência de negócios (BI) e analytics — com o envolvimento direto de sete profissionais dedicados ao atendimento.

Disponibilidade que supera barreiras geográficas
Com sede nos Estados Unidos e atuação global, a OMEUCHIP encontrou na Machina uma parceira capaz de oferecer agilidade, transparência e processos estruturados

Embora esteja sediada nos Estados Unidos e opere com uma rede de aproximadamente 2.700 profissionais em diferentes países, a OMEUCHIP não encontrou na distância geográfica um obstáculo para a parceria com a Machina. Pelo contrário: os processos implementados pela consultoria tornaram-se um diferencial reconhecido pelo cliente.

Segundo Paulo Leal, CEO e cofundador da OMEUCHIP, a realização de reuniões semanais e a alta disponibilidade da equipe liderada por Gabriel Moraes, coCEO e CMO, e Allan Guedes, coCEO e CBO, compensam a distância entre as empresas.

Na visão dos coCEOs da Machina, a confiança de que o cliente será atendido com agilidade e qualidade em qualquer circunstância é fundamental para a manutenção da relação à distância. Além disso, práticas como relatórios mensais, acompanhamento semanal de desempenho e grupos de trabalho em plataformas digitais garantem eficiência, independentemente da localização.

“É um processo de trabalho que nos permite atender companhias em qualquer parte do mundo. Os resultados com a OMEUCHIP comprovam que a entrega é consistente e qualificada mesmo à distância”, destaca Guedes.“É um processo de trabalho que nos permite atender companhias em qualquer parte do mundo. Os resultados com a OMEUCHIP comprovam que a entrega é consistente e qualificada mesmo à distância”, destaca Guedes.

Parceria estendida: da relação profissional à construção de confiança mútua

Desde o início, o acordo entre Machina e OMEUCHIP foi estruturado para renovação automática a cada seis meses, o que permitiu ampliar o escopo do atendimento conforme novas demandas surgiam. “O principal é entregar exatamente o que o cliente realmente precisa”, afirma Gabriel Moraes, co-CEO e CMO da Machina.

O primeiro contato entre as empresas ocorreu por indicação de um profissional do mercado que conhecia os fundadores. De lá para cá, a relação evoluiu de um vínculo estritamente profissional para um nível de parceria marcado pela proximidade e pela transparência. “Hoje, temos um relacionamento muito sólido e verdadeiro”, diz Paulo Leal, CEO e cofundador da OMEUCHIP.