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IA potencializa temporada de compras de final de ano
Evolução da inteligência artificial trará resultados positivos para as marcas e os consumidores
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Evolução da inteligência artificial trará resultados positivos para as marcas e os consumidores
Um componente extra irá potencializar as estratégias de marketing digital nos próximos meses do ano, que contemplam a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro: a evolução da inteligência artificial (IA). Do lado das marcas, a tecnologia promete contribuir para o refinamento da comunicação, eficiência das campanhas e assertividade da segmentação de público, resultando em mais retorno nos investimentos. Já para os consumidores, a IA auxilia na descoberta de novos produtos e na personalização.
A Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, está otimista com o período, porque, pela primeira vez, reúne uma grande quantidade de ferramentas baseadas em IA para o mercado publicitário e que pode ser usada de forma integrada em suas plataformas. “Os anunciantes contam com soluções que criam uma experiência de compra ainda mais qualificada, seja para segmentação e posicionamento de marca, aprimoramento de criativos de anúncios ou para alcançar novos públicos. Estamos investindo em IA a longo prazo e com grande foco em traduzir o valor dessas tecnologias em resultados de negócio para as marcas de todos os portes”, afirma o vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister.
Quase todos os anunciantes globais estão usando, pelo menos, um dos produtos da empresa respaldado por IA no conjunto de soluções Meta Advantage, o qual congrega as ferramentas de automação de anúncios alimentadas por inteligência artificial.
As Campanhas de Compra Advantage+, por exemplo, fazem parte desse grupo e automatizam a segmentação, lance e posicionamento da peça para encontrar um novo cliente para as marcas. Em testes realizados no último ano com 31 anunciantes, as Campanhas de Compra Advantage+ registraram um custo médio por aquisição 17% menor e um aumento médio de 32% no retorno sobre os gastos com anúncios (ROAs).
Meta Advantage: conjunto de soluções inteligentes
Embora já adote a inteligência artificial há alguns anos, a Meta deu um passo importante no ano passado, ao reunir todas as ferramentas de automação de anúncios alimentadas por inteligência artificial (IA) em um conjunto de soluções chamado Meta Advantage. As Campanhas de Compra Advantage+, um dos principais produtos na área, automatizam segmentação, lance e posicionamento de peças para encontrar um novo cliente para os anunciantes.
Há ainda opções para diversificar o criativo das campanhas. “Costumamos dizer que o criativo é a nova segmentação, uma vez que fazer anúncios com mensagens específicas, propostas de valor e temas para públicos distintos é mais importante do que tentar segmentar públicos de forma granular, pois a IA já lida com isso”, explica o vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister.
Outras soluções auxiliam no processo de mensuração de resultados, como o Conversion Lift, Geolift, API de Conversões, Robyn e Marketing Mix Modeling. Atuam como um ecossistema de mensuração 360º para apoiar as marcas em decisões mais estratégicas sobre gerenciamento eficiente de seus orçamentos de marketing.
As soluções da Meta oferecem personalização e entrega de valor aos consumidores, que seguem aumentando seu nível de exigência. “A IA permite aprimorar a experiência do cliente e até conectar as marcas com novos públicos que sequer estavam no radar”, diz Leister.
Um estudo encomendado pela companhia à YouGov, no final de 2022, constatou que 81% dos compradores de fim de ano que realizaram descobertas nas tecnologias da Meta as fizeram por meio de conteúdo patrocinado. A mesma pesquisa indicou que 82% dos consumidores se importam com ofertas de descontos ao tomar decisões e menos de um terço espera até dezembro para planejar as compras de fim de ano.
De acordo com Leister, as plataformas da Meta entregam um processo completo de compra. “Desde o momento de descoberta de um produto ou marca, passando por ver um anúncio ou um Reels no Facebook ou no Instagram com imagens reais do produto ou serviço a ser adquirido, até a interação direta com a empresa, por meio de uma conversa no WhatsApp”, diz o executivo.
Um dos principais modelos usados pelas marcas envolve o chamado Click-to-Message. São anúncios no Facebook e Instagram, que englobam diferentes formatos, incluindo o Reels, que levam, com um clique, para uma conversa do WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger. Mais de 40% dos anunciantes no Brasil utilizam essa forma de publicidade, com destaque para direcionamento ao WhatsApp.
O Grupo L’Oréal é um deles. No ano passado, as vendas por meio do aplicativo tiveram participação de duplo dígito no total de e-commerce da L’Oréal Brasil e, em 2023, o valor já está três vezes maior. A marca também aumentou em 20% o tráfego para o seu site, por meio de catálogo digitalizado no WhatsApp.
Com a solução Campanhas de Compra Advantage+, a Nespresso triplicou as vendas da marca no aplicativo de mensagens na Black Friday do ano passado em relação à anterior, além de alcançar um custo de aquisição 30% menor; e 80% de aumento no retorno sobre o investimento em anúncios.
Cerca de um bilhão de pessoas se comunicam, por semana, com uma conta comercial ou de serviço no WhatsApp, Messenger e Instagram globalmente. “O Brasil, como um país conversacional, com um aspecto cultural de proximidade forte, está liderando o caminho quando o assunto é mensageria de negócios”, aponta Leister. Uma pesquisa da Meta feita com a Kantar indica que 80% dos brasileiros entrevistados concordam que as mensagens são sua forma preferida de falar com uma empresa.
O Reels também registra crescimento positivo entre os formatos de anúncios. A Meta observou que as pessoas passam mais da metade do tempo no Facebook e Instagram assistindo aos vídeos e interagindo com os conteúdos. Os vídeos curtos ajudam as marcas a construírem relacionamentos mais profundos com seu público e oferecem oportunidades para apresentar tendências.
De acordo com Leister, é preciso desmistificar o pensamento de que performance e posicionamento de marca não podem coexistir no digital: “A relação das pessoas com as marcas está muito mais dinâmica. Por meio de um único anúncio é possível passar por todas as etapas do funil de marketing”.
As novas investidas da Meta incluem IA generativa
A Meta vem desenvolvendo tecnologias de inteligência artificial (IA) há alguns anos – desde que o Feed do Facebook foi implementado – e anunciou, recentemente, novas investidas em IA generativa.
Três novas ferramentas alimentadas por IA generativa para criativos de anúncios começaram a ser disponibilizadas para as empresas globalmente: a geração de plano de fundo, que cria vários planos de fundo para complementar as imagens de produtos do anunciante; a expansão de imagem, para ajustar perfeitamente os criativos para se adaptarem a diferentes proporções em diversos formatos; e a variação de texto, que gera diversas versões de textos de anúncios com base no conteúdo original do anunciante. Os novos recursos proporcionarão às empresas uma nova era de criatividade que maximiza a produtividade, a personalização e o desempenho.
Já para anúncios no Reels, a Meta também disponibilizou novos recursos, como otimizações de texto, template e música, além de melhores práticas de criação para aperfeiçoar o desempenho do criativo do anúncio.
“Vídeos e fotos gerados por inteligência artificial mudarão a forma como as pessoas interagem com as plataformas digitais e criam conteúdos”, afirma o vice-presidente e diretor geral da Meta no Brasil, Conrado Leister. Atualmente, 3,8 bilhões de pessoas no mundo usam uma das plataformas da Meta todos os meses.