7 de maio de 2024 - 0h00
No encontro Meta Marketing Summit 2024, realizado no final de abril em São Paulo, a Meta, à frente de tecnologias que ajudam diariamente 3,2 bilhões de pessoas a se conectar com amigos e familiares, comunidades e negócios, reforçou, para o mercado publicitário, a potencialidade de suas plataformas.
O evento abordou o impacto que o alcance massivo de suas soluções, grande parte embasadas em inteligência artificial (IA), produz em eficiência e repertório para as marcas, e enfatizou a importância da inovação e da criatividade, oferecidas por ferramentas como Reels e parcerias com criadores de conteúdo, na conexão com diferentes audiências, especialmente a geração Z.
Meta Marketing Summit 2024 destacou o potencial de Facebook, Instagram e WhatsApp nas estratégias das marcas
Brasil e Meta: oportunidade para marcas
De acordo com dado de um estudo encomendado pela Meta à Nielsen, no Brasil, a companhia conta com o maior multiplicador de ROAS (sigla em inglês para retorno do investimento sobre anúncio) de longo prazo em todo o mix de mídia de agências e anunciantes, com índice de 2,46x. “Temos uma combinação única de alcance, inovação e tecnologia, que cria a oportunidade de uma eficiência sem precedentes na comunicação”, afirmou Conrado Leister, VP e diretor geral da Meta no Brasil.
As soluções baseadas em IA da companhia têm como objetivo maximizar a performance dos anunciantes, ajudando as marcas a alcançarem o público com assertividade e mais precisão, e ganhar eficiência por meio da automatização na criação de campanhas. Leister destaca este diferencial, uma vez que as pessoas estão acostumadas a abordagens personalizadas, úteis e ágeis, o que eleva ainda mais a exigência do consumidor na hora de captar a sua atenção.
“O nosso trabalho no marketing tem de ser cada vez mais científico e tecnológico para que estejamos liberados para usar a nossa criatividade”, destacou Bernardo Marotta, diretor de marketing da Cogna, que apresentou sua experiência de parceria com a Meta no evento, ao lado de empresas como P&G, Netshoes e Unilever.
Histórias contadas pela lente do consumidor
O consumo de mídia mudou, assim como o entretenimento. Com a produção de conteúdo mais acessível e diversificada, há uma explosão de criatividade e variedade de formatos.
Neste cenário de transformação, é preciso que as histórias das marcas levem em conta a maneira como os consumidores, especialmente da geração Z, criam e consomem conteúdo. Um estudo da GWI aponta que 62% dos jovens compradores usam as tecnologias da Meta como fonte de inspiração e descoberta de produtos e 76% deste público utilizam o Instagram diariamente.
Além disso, a comunicação de qualidade alinhada aos valores de marca inspira e engaja de forma mais profunda e duradoura. A P&G, por exemplo, adota a comunicação qualitativa como um vetor estratégico para atender as necessidades do consumidor. “Uma comunicação superior é fundamental para deixarmos de falar apenas de suficiência de entrega de mídia e focar em efetividade, ou seja, no quanto essa mídia quebra padrões, possibilita construir marca no médio e no longo prazo e como gera receita”, afirmou Pedro Velloso, gerente de marketing e growth da P&G.
Campanhas nos reels e parcerias com criadores de conteúdo
Para a Meta, a força motriz deste momento da comunicação passa pelos Reels, o formato de vídeos curtos da empresa, e pela parceria entre marcas e criadores de conteúdo, especialmente quando o público é a geração Z.
O levantamento da GWI indica que 87% dos entrevistados da geração Z já compraram algo depois de assistir a um Reels de uma marca que seguem. Segundo os resultados divulgados do primeiro trimestre de 2024 pela Meta, especialmente no Instagram, os Reels e os vídeos continuam a ser impulsionadores significativos do engajamento, com os Reels representando aproximadamente 50% do tempo gasto no aplicativo. “Os Reels admitem muitas possibilidades criativas para atrair a atenção do público, envolvê-los e trazê-los para perto das mensagens da marca”, disse Laura Chiavone, diretora de agências da Meta no Brasil.
Em seus projetos com a Meta, a Netshoes utiliza o formato Reels atrelado à parceria com criadores de conteúdo para se conectar com seus consumidores, que une diferentes gerações, incluindo a Z. “Essa troca é muito genuína, porque junta o potencial criativo do criador, do nosso time e da Meta, pensando em um único desafio. A ideia é que nosso conteúdo seja aderente a esse amplo público que buscamos atingir”, comentou Fabio Bronco, diretor de criação e branding no Grupo Netshoes.
Expandir o alcance por meio de associações com criadores de conteúdo é uma das tendências em ascensão no mundo. Um estudo da eMarketer aponta que os gastos com marketing de criadores devem crescer mais rápido do que os investimentos com publicidade em mídia social até 2025. Atualmente, 64% dos consumidores brasileiros seguem e consomem conteúdo de criadores nas plataformas da Meta, segundo dados da Offerwise.
Com atributos como autenticidade, criatividade e empatia, os creators são parte da estratégia das marcas de beleza da Unilever. “Trata-se de uma maneira de nos aproximarmos de conteúdo nativo e de nos destacarmos na multidão. As soluções estão disponíveis. Há, por exemplo, os Reels para construir diferenciação e os Stories para cobertura em real time. Cabe a nós como marca trabalharmos em parceria com o criador e a plataforma”, afirmou Paula Paiva, diretora de branding e mídia da área de beleza da Unilever.
Meta simplifica a conexão entre anunciantes e criadores
Marketplace de Criadores de Conteúdo, baseado em inteligência artificial, facilita a conexão entre anunciantes e criadores
Criadores produzem novos conteúdos nas plataformas da Meta constantemente. Em um cenário no qual, globalmente, cerca de 80% das marcas executam campanhas com esse tipo de interlocutor, segundo a Crowd DNA, a escolha do profissional é crucial para obter os melhores resultados na estratégia de comunicação.
Com o objetivo de simplificar esse processo, a Meta apresentou o Marketplace de Criadores de Conteúdo, uma plataforma embasada em inteligência artificial (IA) que conecta os produtores de conteúdo e anunciantes no Instagram, permitindo matchmaking, colaboração, curadoria e criação de conteúdo. As empresas terão acesso à solução pelo Meta Business Suite, e os criadores, por meio de um painel profissional no aplicativo do Instagram.
No ambiente, é possível fazer pesquisa por profissionais, filtrando-os por características e público e acessando uma lista de criadores por assunto e interesse. A plataforma possibilita que o contato seja feito diretamente pelo anunciante, que pode também criar e enviar um projeto a vários profissionais simultaneamente. Com o acordo firmado, a marca ainda consegue impulsionar o conteúdo orgânico como anúncios em conjunto, incluindo publicações com a tag de parceria paga, ou criar diretamente no Gerenciador de Anúncios.