APRESENTA
A jornada do monge na transformação das marcas
Monks reinventa-se como uma plataforma full service, que une criatividade, tecnologia e diversidade, para criar campanhas que conectam e engajam
A dedicação atenta ao trabalho e a consistência na execução de uma tarefa são duas das principais características que se esperam de um monge — uma expectativa que se aplica também à indústria criativa. O ofício, quando realizado de maneira meticulosa, é o que garante a diferenciação de uma campanha, em um universo marcado pela disputa pela atenção. É com essa premissa em mente quea Monks constrói suas estratégias e ações, sempre priorizando a precisão e a eficácia em cada projeto.

A liderança da Monks (da esq. para a dir.): Paulo Yanaguizawa, Quentin Mahé, Marina Tunes, Fernando Ruocco (em pé), Marina Pires, Carlos Lopes e Caroline Bitar
A agência alcançou sua composição atual após a unificação das operações adquiridas pelo Grupo S4 Capital, liderado globalmente por Sir Martin Sorrell.No Brasil, onde conta com mais de mil colaboradores, Marina Pires lidera a operação da Monks como managing director. Sob sua responsabilidade, há um ano, a empresa passou por um rebranding, retirando o prefixo “Media” do nome. O objetivo foi reforçar a ampliação de seu escopo, que, antes, era centrado na compra de mídia de performance de alta complexidade, conteúdo para mídias sociais e produção. Agora, a abordagem é full service, capaz de atender marcas que são nativas digitais ou que estão passando por mudanças internas, em um contexto mais desafiador.
“A Monks transformou-se na parceira de soluções de marketing das marcas que querem viver o futuro agora.
Nosso nome surgiu do ditado holandês (país onde a empresa nasceu): ‘se quiser fazer bem feito, faça como um monge’. Esse é o mantra que guia nosso crescimento, de forma intencional, consistente e sustentável”, afirma Pires.
Estratégia integrada para Leroy Merlin: foco em criatividade e tecnologia
As campanhas lideradas pela Monks refletem a intencionalidade presente em cada etapa do processo. A agência atende marcas como Leroy Merlin, Pringles, Hotmart, Nubank e Icatu Seguros, que integram um portfólio de mais de 160 clientes, com forte presença estratégica e foco em performance.
Para a Leroy Merlin, a Monks desenvolveu uma campanha nacional que combinou criatividade e agilidade de produção para traduzir o posicionamento acessível e democrático da marca. O resultado foi o “Festival pra Toda Casa”, que apresentou o conceito “Leroy Merlin no Precinho”, de maneira leve e envolvente. Em pouco tempo, a agência coordenou uma entrega full service que levou a mensagem para TV aberta, out-of-home (OOH), digital, rádio e impresso — com a familiaridade de quem atende a marca há oito anos. Protagonista da ação, Emily de Lima, colaboradora da Leroy Merlin, voltou a brilhar nos filmes, reforçando o vínculo genuíno com o público.
“A Leroy Merlin vem apostando em uma estratégia digital centrada na experiência real do consumidor, combinando tecnologia, conteúdo e presença multiplataforma para simplificar e aproximar a jornada de compra e reforma. Tudo pensado para garantir fluidez, conveniência e confiança. Em parceria com a Monks, essa estratégia ganha força ao ser traduzida em narrativas que falam a linguagem do público, equilibrando criatividade com eficiência”, afirma Flavia Barros, CMO da Leroy Merlin.

Sede da Monks está na Vila Madalena, em um prédio com arquitetura marcante que reúne as lideranças em São Paulo e funciona como ponto de encontro estratégico para clientes
Pringles e Natura: inovações em mídia e social commerce
Além disso, a Monks é a agência responsável por toda a comunicação da Pingles no Brasil. Entre os trabalhos recentes, destaca-se a entrada da marca em novos mercados do Nordeste, por meio de ações de São João, que incluíram a produção de conteúdo nativo e a presença do cantor Nattan.
Outra parceria foi entre o TikTok e a Natura, que resultou na integração do Private Pool de creators no TikTok One. O projeto teve como objetivo transformar as consultoras em criadoras de conteúdo, unindo vendas e influência digital. As consultoras são
monetizadas pela produção de vídeos e recebem treinamento prático do TikTok, o que eleva a presença da companhia no universo do social commerce e empodera suas consultoras no ambiente digital.
Conexões culturais: transformando comportamentos em estratégias
Com base no estudo Era dos Fandoms, a Monks cria experiências personalizadas que conectam marcas aos comportamentos de consumo emergentes
A Monks desenvolveu um modelo inovador para integrar a cultura nas iniciativas estratégicas, chamado Real-time Brands. O objetivo é acompanhar a velocidade da cultura, aproveitando o potencial de cada canal, formato e conversa para criar experiências hiperpersonalizadas e adaptáveis a cada interação.
Parte dessa iniciativa é a pesquisa A Era dos Fandoms, que revela como as comunidades de fãs moldam comportamentos, impulsionam consumo e transformam a relação entre marcas e pessoas. O estudo identificou cinco pilares essenciais dessa nova lógica de conexão: identidade, paixão, comunidade, conteúdo e consumo. Para aplicar esses insights de forma ágil, a Monks criou o Faísca, um sprint criativo projetado para resolver desafios complexos de comunicação e marketing, oferecendo soluções práticas e eficientes.
“As marcas buscam crescer em um cenário de atenção fragmentada e orçamentos enxutos, o que exige novas formas de trabalhar — mais ágeis, com capacidade de aprender e ajustar rapidamente. É fundamental criar para múltiplos formatos, a partir de um conhecimento de comunidades, nichos e cultura. Por isso, contamos com um time dedicado a insights culturais e pesquisa”, afirma Marina Pires, managing director da Monks no Brasil.