
“Tipografia importa” e cresce no Brasil, afirma Monotype
Líder em acervo e tecnologia tipográfica aposta na expansão das marcas, agências e designers de fontes brasileiros
Monotype, pioneira em tipografia, aposta no crescimento das marcas nacionais e no momento tecnológico. Operação no Brasil conta com equipe de vendas, marketing, atendimento ao cliente e type design.
Gotham, Benguiat, Papyrus, Avant Garde, Macklin, Frutiger, Times New Roman, Helvetica… você pode não conhecer muitas fontes pelos nomes, mas certamente conhece centenas de marcas que usam a tipografia para expressar seus valores, contar suas histórias e se conectar com os clientes em todos os canais.
Com mais de 300.000 fontes no acervo atual (de mais de 100 estúdios brasileiros dentre mais de 5.000 em todo o mundo, desde pequenas fundidoras independentes a estúdios adquiridos pela própria Monotype), a Monotype amplia seu investimento e presença no Brasil, apostando no momento da tecnologia e na maturidade das empresas e marcas locais.
“Somos ‘curadores’ de um acervo tipográfico enorme, mas é um acervo ativo, em rápida expansão com o avanço de novas telas e tecnologias, com a produção de tipografia para atender às novas marcas e necessidades que surgem a cada dia no Brasil e no mundo”, afirma Luis Machado, head da operação da Monotype na América Latina.
A jornada tipográfica e a maturidade das marcas locais

Do físico ao digital, tipografia em todo o lugar. Nos apps, sites, redes sociais, plataformas de design, paineis out-of-home físicos e digitais, TVs e telas, produtos, rótulos e embalagens, documentos, jornais e revistas, e mais.
Com a expansão e internacionalização das grandes marcas e empresas brasileiras, além da diversificação de canais, produtos, serviços, emerge a necessidade de usar tipografia de forma estratégica. “Fontes estão em todo o espectro da experiência do cliente, desde o contato emocional com a marca até os pontos de comunicação diária com cada cliente, nos meios físicos e digitais. Usar qualquer fonte, ou usar várias fontes de qualquer jeito, é um grande risco e um enorme desperdício de valor para uma organização”, afirma Luis.
Nesse sentido, a Monotype tem levado sua jornada de maturidade tipográfica a clientes e parceiros estratégicos locais, capacitando CMOs, líderes de branding e design a avançar no conhecimento e no uso da tipografia de acordo com cada negócio e a cada estágio.
Como comenta Luis, “a tipografia ocupa um papel de destaque no universo do branding, e assim como no branding, demanda uma construção contínua e progressiva. Marcas fortes não surgem do dia para a noite em lances pontuais ou ‘balas de prata’; elas amadurecem gradativamente, evoluem um pouco a cada dia, e essa evolução passa pela tipografia.”

Monotype Fonts, assinatura de fontes como serviço, agora em português.
Da prateleira do MyFonts à curadoria do Studio, fontes são para todas as empresas
A tipografia está em todo o lugar, e virtualmente todos os negócios usam fontes das mais diversas formas. Isso baseia a oferta diversificada de serviços da Monotype, que oferece desde a compra avulsa de fontes de varejo (pela conhecida plataforma MyFonts.com), à assinatura da plataforma Monotype Fonts (no modelo SaaS, ou “fontes-como-serviço”), aos serviços de design customizado realizados pela equipe especializada do Monotype Studio, responsável por criações de fontes originais ou adaptadas para marcas globais como Santander, Duolingo, M&M’s, Toyota e outras.

Fonte customizada para o aplicativo Duolingo.
Artigo: https://www.monotype.com/pt/studio/portfolio/duolingo
De um lado, eficiência e criatividade; do outro, segurança e confiabilidade
Além da expressão de marca, a Monotype também aposta na busca por maior eficiência operacional das equipes criativas (incluindo agências e times internos de marketing) e no tema emergente de prevenção à fraude, proteção de dados e segurança cibernética.
Com a recente aquisição da Extensis (empresa de soluções tecnológicas para o fluxo de trabalho criativo, gerenciamento de fontes e ativos de marketing), a Monotype expande a sua oferta para além do acervo tipográfico. “Independente da estratégia de marca e das escolhas de fontes, as empresas precisam controlar seus ativos e protegê-los do uso indevido, não só pelos motivos de brand compliance, mas também pela emergência de segurança e proteção a fraudes”, afirma Luis Machado.
Programas específicos para pequenas empresas, agências e estúdios de design
A empresa também aposta no crescimento do ecossistema de parceiros criativos locais através do Programa de Fundidoras, com muito espaço para crescer. “Queremos elevar o Brasil a um dos 5 maiores centros de criação de tipografia do mundo, e isso significa uma grande oportunidade de geração de receita para as empresas criativas do nosso setor. O Brasil e o brasileiro são referência mundial de design, e isso reflete na criação tipográfica para equipar marcas e produtos aqui e lá fora”, destaca Luis.
Para agências, a recém-atualizada Agency Platform facilita o fluxo de trabalho de criação e gestão de tipografia para múltiplos clientes dentro de um processo integrado. “Quanto mais investimos em fluxos de trabalho eficientes e na abrangência dos programas de parceria, mais valor criamos para todos – marcas, agências e designers”, conclui Luis.