Brand Voice
APRESENTA

Da curadoria de influenciadores à inovação em projetos

Mynd lidera a expansão do setor de marketing de influência, com soluções que integram talentos, tecnologia de dados, licenciamento de produtos e experiências culturais

A edição de 2025 do Festival da Cunhã, parte do portfólio de iniciativas de grande repercussão cultural da Mynd, reuniu mais de 30 mil pessoas

A edição de 2025 do Festival da Cunhã, parte do portfólio de iniciativas de grande repercussão cultural da Mynd, reuniu mais de 30 mil pessoas

O Brasil é líder global em número de influenciadores digitais, com mais de 500 mil perfis que ultrapassam 10 mil seguidores, segundo a Nielsen. Em um mercado altamente competitivo, sobressaem as marcas capazes de mapear as vozes que exercem maiores impactos diretos sobre suas ações, uma vantagem estratégica na comunicação. De olho nisso, a Mynd consolidou sua posição de vanguarda no marketing de influência: além de potencializar conversas nas redes sociais, transforma o segmento por meio de projetos proprietários e soluções inovadoras.

Com 13 anos de atuação, a agência reúne mais de 300 influenciadores. No ano passado, esteve à frente de mais de 3.500 projetos, em parceria com grandes marcas de diferentes setores. O ritmo constante de entregas reflete-se nos resultados: no primeiro semestre de 2025, a receita da companhia cresceu 7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Pautamos as conversas no digital, ouvimos os influenciadores que nasceram na internet e compreendemos o funcionamento de todo o ecossistema”, afirma Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd. Para ela, o verdadeiro diferencial da companhia está em saber reconhecer os criadores que exercem maior influência não apenas sobre seus seguidores, mas também sobre a sociedade como um todo.

O protagonismo da Mynd ocorre em um setor em plena expansão. De acordo com projeções da Statista, o marketing de influência deve movimentar mais de US$ 32 bilhões, globalmente, em 2025 — três vezes o volume registrado há cinco anos. Inserida nesse crescimento acelerado, a Mynd mantém uma trajetória ascendente em faturamento, volume de projetos e número de marcas atendidas. Segundo a empresa, a chave desse desempenho está em uma atuação completa, que vai além da intermediação entre marcas e criadores para entregar campanhas com performance, relevância cultural e impacto real.

Produtos licenciados unem marcas e influenciadores
Mynd cria modelo Marca Sócia, em que a remuneração dos criadores é vinculada às vendas e os lançamentos já chegam ao mercado sob medida para o público-alvo

O profundo conhecimento da dinâmica do marketing de influência permite à Mynd explorar novos formatos de negócio que envolvem marcas e criadores de conteúdo. Entre as principais inovações, está o modelo Marca Sócia, que consiste em desenvolver e licenciar produtos em parceria com influenciadores.

Nesse formato, o criador participa ativamente do processo e tem sua remuneração vinculada a um percentual sobre as vendas. A lógica reduz custos fixos para as empresas, amplia o impacto financeiro das iniciativas e coloca no mercado produtos já moldados às demandas de públicos específicos, com alta chance de adesão.

“Ao desenvolver um produto em conjunto com uma marca, o criador leva consigo um entendimento único sobre os desejos e aspirações dos consumidores. Em resumo, ele sabe o que as pessoas querem”, afirma José Cirilo, CMO da Mynd. A estratégia conta com duas vantagens competitivas: os produtos chegam ao mercado sob medida para atender a um público específico; e já carregam a chancela de credibilidade e desejo por parte dos seguidores.

Diferentemente de licenciamentos tradicionais, esse modelo pressupõe que o influenciador incorpore o produto em sua rotina, criando conteúdo recorrente — planejado ou espontâneo — que reforça a conexão com o consumidor de forma natural e constante. Em projetos recentes, o mínimo previsto para um ano de contrato foi alcançado em apenas três meses e o menor faturamento registrado foi 2,5 vezes superior ao projetado. “Quando há alinhamento estratégico, presença real e engajamento autêntico, a parceria entre influenciadores e marcas ultrapassa as barreiras da comunicação e se transforma em negócios sólidos, sustentáveis e altamente lucrativos”, acrescenta Cirilo.

Outro diferencial do modelo Marca Sócia é o envolvimento do círculo próximo dos criadores de conteúdo. Familiares e amigos passam a integrar o processo criativo e a relação com a marca, seja sugerindo ideias ou participando de ativações. Essa integração se estende aos pontos de venda. Em ações recentes, a cantora Vivi recepcionou consumidores em lojas de Belo Horizonte, Mari Maria participou do lançamento de sua linha em uma unidade do Pão de Açúcar e Camila de Lucas interagiu com clientes em estabelecimentos do Grupo Farma.

Influência, tecnologia, produtos, mídia e projetos originais

Para responder às múltiplas demandas de um mercado em expansão acelerada, a Mynd organiza sua atuação em cinco pilares: influência, tecnologia, produtos, mídia e projetos originais. No coração do negócio, está a área de influência, dedicada à qualidade, diversidade e credibilidade do casting. “Trabalhamos com nomes que transmitem conhecimento, profundidade e credibilidade nas áreas em que atuam, capazes de fortalecer a imagem das marcas e gerar a desejada conversão em vendas”, explica o cofundador e sócio Carlos Scappini.

Carlos Scappini, cofundador e sócio da Mynd: “Trabalhamos com nomes capazes de fortalecer a imagem das marcas”

Carlos Scappini, cofundador e sócio da Mynd: “Trabalhamos com nomes capazes de fortalecer a imagem das marcas”

Em tecnologia, a Mynd opera sob o conceito “high-tech + high-touch”. A empresa investe em soluções de mensuração e análise de mercado, mas trata essas ferramentas como suporte para potencializar o olhar humano e o senso crítico dos profissionais envolvidos. Entre os recursos utilizados, estão o Buzzmonitor e o Influencity, que monitoram 12 milhões de influenciadores, além do Mynd Intelligence, plataforma que compila resultados de todos os projetos já realizados e serve como base para recomendações mais qualificadas. Outro destaque é o Social Hack, serviço que rastreia conversas, tendências e memes relevantes, transformando-os em oportunidades estratégicas para marcas.

Na frente de mídia, a companhia desenvolveu o Buzz, uma ferramenta criada especificamente para o ecossistema das redes sociais. Por sua vez, a área de produtos é marcada pela inovação em licenciamento e desenvolvimento de itens criados a partir de parcerias entre marcas e influenciadores. Já no pilar de projetos originais, a Mynd conta com iniciativas de grande repercussão cultural, como o Festival da Cunhã, comandado pela influenciadora Isabelle Nogueira, em Manaus (Amazonas), e o São João da Thay, em parceria com a B.Lima, que colocou São Luís do Maranhão no circuito das grandes festas juninas do Brasil e do Nordeste.

Time da Pop Creator, liderado por Sintia Tavares, conecta marcas a comunidades engajadas e fortalece o desenvolvimento de novos criadores

Time da Pop Creator, liderado por Sintia Tavares, conecta marcas a comunidades engajadas e fortalece o desenvolvimento de novos criadores

Da influência digital ao palco: os projetos originais da Mynd
Eventos, premiações e produções proprietárias mostram como a empresa transforma relevância nas redes em experiências culturais de grande alcance

=> Prêmio potências:
O evento, que está na quinta edição, homenageia profissionais pretos que brilharam no ano em suas áreas de trabalho.

=> WME Awards:
Na nona edição, a premiação dedicada às mulheres da música no Brasil promete emocionar o público com performance e homenagens.

=> Festival da Cunhã:
Comandado por Isabelle Nogueira e realizado em Manaus, é um esquenta do Festival de Parintins. A última edição reuniu mais de 30 mil pessoas.

Projetos de comercialização exclusiva

=> Divã da Lo:
Em parceria com a Like+, o talk show apresentado pela influenciadora Pequena Lo estreou a primeira temporada em 2025, com convidados especiais.

=> São João da Thay:
Com a B.Lima, o São João da Thay, da Thaynara OG, colocou São Luiz do Maranhão no circuito do São João. A última edição somou 75 mil pessoas.

=> Halloween da Pabllo:
Com a artista Pabblo Vittar, o Halloween da Pabllo chega à sexta edição. A festa acontecerá em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Pop creator conecta marcas a comunidades engajadas

O portfólio de influenciadores da Mynd abrange desde celebridades e grandes nomes da cultura pop e digital até talentos em ascensão. Além dos mais de 300 criadores exclusivos da agência, a empresa mapeia perfis emergentes, com menor expressão em número de seguidores, mas com alto potencial de crescimento e engajamento.

Para estruturar esse trabalho de curadoria, a Mynd criou a Pop Creator, operação independente liderada por Sintia Tavares e dedicada ao agenciamento e desenvolvimento de criadores de conteúdo. A iniciativa funciona como uma espécie de one stop shop, oferecendo soluções completas em influência e monetização — do marketing de afiliados à produção de live shops. “Os influenciadores de base, mesmo com audiências menores, têm uma conexão emocional e segmentada com seus seguidores, o que gera resultados altamente relevantes”, explica Pissarra.

A operação começou com um casting de mais de cem nomes. A expectativa é encerrar o ano com cerca de 200 influenciadores. “Essa curadoria estratégica nos permite oferecer campanhas autênticas, com alto poder de engajamento e alcance real para as marcas”, completa Scappini.

Pilares de ESG com integração da consultoria plano à operação

A Mynd vem ampliando sua atuação nas áreas ambiental, social e de governança (ESG), movimento intensificado com a integração da consultoria Plano, liderada por Vivi Duarte, que agora tem Fátima Pissarra e Carlos Scappini como sócios. A operação desenvolve projetos de diversidade, equidade, inclusão, governança e sustentabilidade, além de atuar em planejamento estratégico e posicionamento de marca. Os serviços também envolvem gestão de crise orientada por propósito.

Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd: “A curadoria estratégica nos permite oferecer campanhas autênticas”

Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd: “A curadoria estratégica nos permite oferecer campanhas autênticas”

Entre os cases, estão a plataforma de aceleração para mulheres artistas criada para a Hershey’s — primeira da América Latina, que elevou em 692% as vendas da marca — e a campanha “Elas na Direção”, feita em parceria com a Chevrolet e protagonizada por Djamila Ribeiro.

Saiba mais sobre a Mynd
Assista à entrevista com Fátima Pissarra, fundadora e CEO da Mynd.