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OPL Digital oferece solução programática de DOOH

Tecnologia une impacto físico das telas à precisão dos dados, potencializando a eficiência das campanhas no ambiente out-of-home


10 de junho de 2025 - 0h00

A OPL Digital oferece uma solução programática de digital-out-of-home (DOOH), que promove a integração entre a mídia exterior e a base de dados da empresa, sustentada por data management platform (DMP) e demand side platform (DSP) próprias. A estrutura amplia as possibilidades para as marcas, ao permitir segmentação comportamental e geolocalização estratégica, a partir de inteligência artificial (IA), que personaliza e otimiza campanhas publicitárias. A solução permite movimentações dinâmicas no mundo físico, como anúncios em que possuem alguns segundos ou minutos de tela, e personalizações em tempo real, oferecendo uma experiência interativa e impactante. O resultado são campanhas entregues no momento mais oportuno, local ideal e direcionados a um público qualificado.

O inventário premium da OPL Digital conta com cem exibidores, que somam uma média de 187 milhões de visualizações semanais, distribuídas em 726 cidades e 73 contextos estratégicos de exibição, como shoppings, farmácias, elevadores e aeroportos. Todo esse alcance é viabilizado sem o uso de cookies, assegurando a privacidade do usuário e a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A OPL Digital tem como missão inovar constantemente, conectando dados inteligentes à tecnologia de ponta para transformar resultados. O DOOH permite expandir o alcance das campanhas ao unir o impacto físico das telas urbanas à precisão da mídia programática”, afirma Rodolfo Darakdjian, CEO da OPL Digital.

DOOH integrado à mídia mobile otimiza tempo e investimento

A integração entre a ferramenta de DOOH e as estratégias digitais já consolidadas pela OPL Digital potencializam a presença das marcas na jornada de consumo. Segundo estimativas da empresa, a solução pode multiplicar em até dez vezes o impacto diário de uma ação. Assim, os anunciantes conseguem explorar de forma combinada a segmentação comportamental da plataforma digital com a presença em pontos físicos de alta circulação.

A infraestrutura de DMP e DSP próprias facilita a conexão entre campanhas de digital out-of-home e ações digitais, o que amplia o alcance e garante segmentações mais assertivas. É possível, ainda, combinar múltiplas soluções da OPL Digital, como geolocalização estratégica, mapeamento de interesses com base no uso do smartphone – como moda, esportes, beleza, finanças, educação, gastronomia e pets –, identificação de locais frequentados pelo usuário nos últimos 12 meses e análise de recorrência de visitas a determinados estabelecimentos.

Já em relação ao planejamento cross media, a ferramenta está ligada às outras plataformas digitais da OPL Digital, como mobile display, redes sociais e vídeo online, para garantir que o usuário seja impactado em diferentes telas após ter contato com a campanha em DOOH. Isso se estende aos Audio Ads contextuais, ativados por palavras-chave captadas nas proximidades do smartphone, criando um ecossistema de mídia sinérgico e responsivo. Além disso, a mensuração precisa do alcance das campanhas é garantida por meio da análise do deslocamento pós-impacto, que verifica o aumento no fluxo real de visitantes às lojas.

“Ao integrar DOOH com as tecnologias de mídia mobile da OPL Digital, conseguimos otimizar tempo e investimento, permitindo campanhas mais dinâmicas e com foco em audiência, e não mais em ‘face’ ou ‘tempo mínimo’. Essa complementariedade maximiza a jornada do consumidor, tornando-a 360° e cobrindo toda a jornada de deslocamento do usuário”, explica Silmara Vinha, head of sales da OPL Digital.

No DOOH, OPL Digital expande o alcance das campanhas, ao unir o impacto físico das telas urbanas à precisão da mídia programática

No DOOH, OPL Digital expande o alcance das campanhas, ao unir o impacto físico das telas urbanas à precisão da mídia programática

A reação do mercado publicitário à ferramenta evidencia a importância do DOOH como uma etapa necessária na jornada do consumidor. Os anunciantes, entretanto, ainda estão em fase de experimentação com o modelo. “É necessário ampliar a exploração para atingir o público fora do ambiente digital, garantindo uma curva de aprendizado que permita às marcas extrair todas as possibilidades do formato”, aponta o CEO. Em uma jornada ideal, indicam os especialistas da OPL Digital, seria possível, por exemplo, criar uma experiência que começa com um anúncio digital nas redes sociais e continua com um impacto físico em telas DOOH, em locais estratégicos, como shoppings ou terminais de transporte, com base na localização do usuário. A compra programática, ainda, permite que o anunciante altere a mídia com base em variáveis externas, como condições climáticas ou proximidade de shows, jogos ou feiras.

Flexibilidade com o objetivo de negócios está em toda a jornada

Outro diferencial da solução está na flexibilidade: os anunciantes podem ajustar suas ações, conforme os objetivos de negócios. Para o branding, o DOOH amplia visibilidade da marca em ambientes de grande circulação, proporcionando experiências impactantes. Já para a parte de baixo do funil, a segmentação comportamental e a geolocalização possibilitam alcançar consumidores em momentos de decisão, como lojas, supermercados e aeroportos, o que aumenta as taxas de engajamento e o comportamento de compra da marca. Assim, quando o digital out-of-home atua majoritariamente no topo do funil, as soluções digitais complementam as ações mais direcionadas ao engajamento com a marca.

“O mercado de DOOH já compreendeu que o modelo tradicional não basta. A personalização precisa ser guiada por dados reais, conectando os ambientes online e off-line com fluidez. A OPL Digital entrega aferição precisa, programação dinâmica e ativação mobile integrada, para transformar o DOOH em uma ferramenta de performance e branding real”, afirma Rodolfo.

DOOH e MDOOH: convergência transforma experiência de marca
Combinação entre a força das telas digitais em espaços públicos e a precisão dos dados móveis amplia alcance, personalização e impacto das campanhas

O digital out-of-home (DOOH) corresponde à utilização de telas digitais em locais públicos de grande circulação, como shoppings, farmácias, aeroportos e elevadores, para exibir anúncios dinâmicos, de alta visibilidade e impacto. Já o mobile digital out-of-home (MDOOH) representa uma evolução desse modelo, ao estender a atuação do DOOH para o digital, por meio de dispositivos móveis. Essa modalidade publicitária permite alcançar o público não apenas quando está exposto aos painéis físicos, mas também durante sua navegação online, em tempo real.

A integração entre DOOH e MDOOH cria um ecossistema de mídia mais conectado, interativo e eficiente. Ao unir o impacto visual das telas urbanas com a inteligência dos dados móveis, as marcas conseguem ampliar o alcance e a frequência de suas campanhas, além de reforçar sua presença em múltiplos pontos da jornada do consumidor. Essa combinação transforma a experiência de marca, promovendo conexões mais relevantes e memoráveis.

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