OPL Digital reforça segmentação com Occasion Ads

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OPL Digital reforça segmentação com Occasion Ads

Solução eleva eficiência das campanhas realizadas pelos anunciantes ao considerar o contexto editorial para a entrega de mídia relacionada ao anunciante


23 de outubro de 2023 - 0h00

A inteligência de dados e o uso de ferramentas digitais têm aprimorado a conexão entre anunciantes e consumidores. A entrega de mídia nunca foi tão direta e personalizada. Além disso, as estratégias têm considerado o comportamento das pessoas e o contexto editorial, da matéria ou do acontecimento para impactar o público no momento mais propício de atenção às peças da campanha.

Para incrementar o resultado das ações publicitárias e elevar a experiência dos usuários nos ambientes online, a OPL Digital, empresa especializada em mídia mobile com portfólio completo de ferramentas baseadas em dados, conta com a solução Occasion Ads, que possibilita a segmentação das matérias e editorias em volta do universo da ocasião, campanha ou do anunciante.

Dessa forma, o cliente pode veicular suas campanhas com anúncios em meio a um contexto. Por exemplo, um anunciante com produtos em promoção para a Black Friday terá suas peças veiculados em conteúdos que falam sobre a data promocional. Isso se aplica a qualquer anúncio, editoria ou produto.

Até 2026, a projeção é que a receita global de aplicativos seja de US$ 614,4 bilhões, segundo a Statista

Até 2026, a projeção é que a receita global de aplicativos seja de US$ 614,4 bilhões, segundo a Statista

Marketing de oportunidade

A plataforma leva em consideração variáveis como condições climáticas, resultado de jogos, eventos, lançamentos de séries ou filmes e chegada de novos produtos. Dessa forma, uma marca de material esportivo poderia aplicar uma mídia para impactar um fã de futebol, quando um jogo importante de seu time fosse começar. Ou uma fabricante de sorvetes ativar um anúncio, quando a temperatura atingir mais de 30 graus.

“Esse tipo de segmentação é diferenciado, pois consegue impactar o target no momento certo, com o melhor contexto possível garantido. Isso aumenta as chances de o anunciante atingir o seu objetivo ou de criar uma campanha na oportunidade certa”, afirma Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.

Por ser uma solução que aproveita o contexto para a entrega de mídia aos usuários, a segmentação proporcionada pelo Occasion Ads pode ser mais eficiente, uma vez que abrange dados que normalmente não estão presentes em outras configurações de campanha. A plataforma, ainda, permite contextualizar as editorias, matérias ou sites que estão abordando o tema ou universo que envolve a comunicação da campanha.

“Enquanto outras soluções focam na segmentação mais comum e padrão com os dados que já estamos acostumados, como tipo de público, localização, sexo, idade, classe social e palavras-chave, o Occasion Ads utiliza informações de contexto, como clima, novidades, lançamentos, tendências do momento, novelas e filmes em alta”, aponta a executiva, ressaltando que a solução está relacionada diretamente com o marketing de oportunidade.

Solução eleva resultados dos clientes

Ao oferecer uma ferramenta para a segmentação da mídia a partir do contexto, a OPL Digital tem atendido uma demanda, cada vez maior, por parte dos anunciantes em ter uma segmentação mais eficiente, com uma base maior de variáveis para a estratégia.

Um exemplo é a ação realizada por uma empresa especializada em medicamentos e serviços veterinários. A campanha com Occasion Ads por custo por mil impressões (CPM) foi divulgada em formato display e tinha como objetivo gerar alcance focada em produtores de leite, criadores de gado e veterinários para participação de uma live e um evento próprio.

Em apenas cinco dias, a ação impactou um total de 74.610 pessoas e gerou cerca de 224 mil impressões. Além disso, foram 999 cliques com CTR de 0,45% e índice de visibilidade de 94,15%.

“Dos clientes que fizeram campanhas com essa segmentação, todos tiveram bons feedbacks. Ela atende todos os diferentes perfis de anunciantes porque a campanha é inteira personalizável”, afirma Silmara Vinha, head of business da OPL Digital.

Mercado digital em alta

A oferta da solução pela OPL Digital ocorre em um segmento onde os usuários passam cada vez mais tempo conectados e que tem ampliado sua participação dentro do bolo publicitário. Segundo dados da empresa Statista divulgados neste ano, as pessoas passam mais de cinco horas em seus smartphones, alta de 3% em relação ao período anterior.

Já a receita total no mercado de aplicativos foi de US$ 430,9 bilhões, em 2022, e a expectativa é que feche este ano com US$ 490,8 bilhões. Até 2026, a projeção é que a receita global desse mercado seja de US$ 614,4 bilhões, com taxa de crescimento anual de 7,7%. Desse montante, a publicidade representa cerca de metade do valor movimentado, que considera também compras realizadas nos apps e valores de assinaturas.

É dentro desse cenário que a OPL Digital eleva as estratégias dos clientes com os diferenciais do Occasion Ads, principalmente pela inteligência proporcionada pela solução para entregar a mídia dentro de um contexto.

“A oferta do Occasion Ads, considerando os novos hábitos, é muito positiva, porque é uma forma de impactar o usuário no meio que ele mais consome, o mobile, e no contexto certo”, explica Silmara. “Isso é positivo por conta da contextualização da mídia com os assuntos em torno da comunicação, fazendo com que o impacto seja certeiro no target quando ele está consumindo um conteúdo relacionado”, completa.

Plataforma exclusiva

A inteligência proporcionada pela OPL Digital para as estratégias dos clientes deve-se aos dados que a empresa possui na data management platform (DMP), que é própria e abrange um universo de 150 milhões de usuários com uso de dados não saturados. Esse diferencial é reforçado pela demand side platform (DSP), que conta com um vasto inventário para veiculação da mídia pelos clientes.

Com as informações coletadas, os anunciantes podem escolher as características do público, o contexto que deseja divulgar a campanha, o momento de exibição da peça publicitária, o formato da mídia e o tipo de compra e entrega. Ao definir todas as variáveis, apenas o público-alvo escolhido recebe a mídia em seu próprio celular.

Na DMP, os dados são variados e coletados a partir do momento que o usuário aceita os termos de uso em sites e aplicativos, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Junto com as informações do Occasion Ads, a DMP, da OPL Digital, inclui dados dentro de outras quatro categorias: Demográfico, que inclui informações como classe social, renda, idade, sexo, comportamento e interesses (busca, compra, etc); Device, como marca de celular, sistema operacional, operadora e tipo de plano (pré ou pós-pago); Wi-Fi Ads, para impacto a usuários conectados a redes de Wi-Fi, tanto pública quanto privada; e Site List, que abrange aplicativos e sites específicos, definidos por segmentos ou categorias.

“Nossa DMP é considerada um diferencial no mercado, porque é exclusiva da empresa, não é comercializada e não possui dados saturados”, comenta a head of business da OPL Digital.

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